0318 praga galeria2

Foto: Divulgação

 

No dia 5 de fevereiro de 2018, foram celebrados os 222 anos de fundação da Galeria Nacional de Praga. Adicione o centenário da independência e você verá que o ano de 2018 será excepcional para arte e cultura na República Tcheca.

 

Nesse ano, o programa da Galeria Nacional em Praga seguirá duas linhas principais e será uma continuação do atual e bem-sucedido programa de exposições com foco em artes modernas e contemporâneas.

 

1. Novidades em 2018

0318 praga galeria1

Foto: Divulgação

 

O programa de exposições começa, como já é tradicional, em fevereiro com a Grande Abertura do Palácio das Feiras (Veletržní palác). O grande salão é transformado em uma paisagem de sonho graças à instalação Wunderbild da artista alemã Katharina Grosse que preparou este trabalho precisamente para Praga. Você também pode visitar a retrospectiva da artista austríaca Marie Lassnig (15. 2. - 17. 6. 2018) que é considerada uma das pintoras mais originais do século XX.

 

Não perca a exposição Artistas tchecos na Bretanha (1850-1950) no Palácio de Kinský na Praça da Cidade Velha. Caracteriza a mostra as obras de artistas tchecos que, sob a influência de personalidades líderes da arte francesa, trabalhavam na Bretanha. De novembro de 2018 a março de 2019, você pode ver obras de Antonín Chittussi, Jan Zrzavý, Josef Čapek ou Toyen junto com Paul Gauguin ou Paul Sérusier.

 

2. O programa de outono será encabeçado por ampla exposição retrospectiva do pintor tcheco e renomado gráfico František Kupka, em Valdštejnská jízdárna (7. 9. 2018 – 20. 1. 2019).

 

A exposição apresentará o trabalho de Kupka em toda sua magnitude, desde as primeiras obras, que surgiram na década de noventa do século XIX, às obras abstratas dos anos cinquenta do século XX. Graças à colaboração com o parceiro francês, foi possível preparar uma coleção única que será apresentada, na primavera de 2018, no Grand Palais de Paris, adaptada no outono de 2018 para a Galeria Nacional em Praga e na primavera de 2019 no Ateneum Art Museum em Helsinque.

 

A praça Hradčanské viverá arte contemporânea. No palácio Salmovský você pode visitar, a partir de junho, a primeira parte da famosa coleção internacional da fundação de Franceska von Habsburg Thyssen-Bornemisza Art Contemporary

 

3. Novas mostras de coleções

 

Por ocasião do Centenário da fundação da Tchecoslováquia / 28.10/ e do 50º aniversário dos eventos de agosto de 1968, serão inaugurados dois andares de novas exposições de coleções em Veletržní palác (Palácio das Feiras).

 

O projeto da Primeira República terá o caráter de uma exposição de coleções e será localizado no terceiro andar do Palácio das Feiras (Veletržní palác). A exposição será dedicada às artes desde o nascimento da Primeira República até 1938 e também incluirá a famosa coleção francesa, a maioria dela adquirida pelo estado tchecoslovaco cinco anos após a sua existência independente. A exposição não se limita apenas a obras de artes plásticas; envolverá várias disciplinas, graças à apresentação de outras esferas culturais e plásticas da Primeira República, tais como obras literárias, design e design gráfico aplicado.

 

No segundo andar do Palácio das Feiras (Veletržní palác) continuará a exposição que caracteriza a evolução da arte desde o fim da guerra até o presente (1945-1989).



Descubra mais #DestinoTchequia #Tchequia100 #CZ100

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

Pin It