#Tchequia100: A villa Tugendhat

0318 tcheca b1

Villa Tugendhat. Foto: Divulgação

 

A Villa Tugendhat testemunhou a origem da habitação moderna e o destino trágico de seus habitantes. O trabalho do famoso arquiteto alemão Mies Van der Rohe é atualmente considerado uma das quatro casas mais importantes do mundo. Graças aos seus valores, essa joia da arquitetura moderna foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

A Villa Tugendhat, no bairro de Brno de Černá Pole, foi construída a pedido do casal de Grete e Fritz Tugendhat, de uma importante família de têxteis em Brno. O prédio é construído sobre uma colina e entre as suas grandes qualidades estão as vistas do centro histórico de Brno. A villa foi em todos os sentidos fora de seu tempo e com o interior que avançava no tempo.

 

A turbulenta história de uma joia arquitetônica

0318 tcheca b2

Foto: Divulgação

 

O casal Tugendhat se instalou na villa em 1930, viveram ali apenas oito anos. Como judeus, eles tiveram que sair por razões de expansão alemã na Tchecoslováquia e nunca voltaram. A villa foi confiscada pela Gestapo e, depois da guerra, tornou-se um bem público. A história dramática da villa e, acima de tudo, seus habitantes, inspiraram o escritor Simon Mawer a escrever seu livro A Casa de Cristal.

 

1.1 O design atemporal da villa

0318 tcheca b3

Foto: Divulgação

 

O edifício causou grandes emoções ao ser construído. O interior é composto por três andares, embora da rua pareça ter apenas um. O andar do meio era uma parte residencial e social. É decorado com cortinas, uma parede de madeira com forma de semicírculo e uma elegante parede de ônix que muda de cor de acordo com o ângulo dos raios do sol. No piso superior você encontrará uma ante-sala, os quartos separados do casal com seus banheiros, dois quartos de crianças e o quarto do educador. No próximo andar havia a residência para o administrador e uma garagem para dois carros. O interior está equipado com móveis elegantes desenhados pelo mesmo arquiteto da villa. Esses móveis continuam sendo fabricados.

 

1.2 O que mais para visitar?

0318 tcheca b4

Catedral de São Pedro e São Paulo. Foto: Divulgação

 

Brno é a metrópole da Morávia e, como tal, oferece uma série de outros monumentos. Você não deve perder dois pontos dominantes mais importantes do panorama de Brno: o castelo medieval Špilberk  que oferece rotas de turismo únicas, incluindo um subterrâneo, uma antiga prisão. A Catedral de São Pedro e São Paulo é, por outro lado, uma bela amostra da arquitetura eclesiástica medieval.

 

Descubra mais #DestinoTchequia  #Tchequia100 #CZ100

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

Pin It