Chegou o Luminar Neo, com novos recursos para editar suas fotos de modo profissional.

1217 tcheca1

Staroměstské náměstí (Praça da Cidade Velha), Praga,  até  6 de janeiro. Foto: Divulgação

 

Ruas iluminadas com decorações festivas nas cidades históricas cobertas de neve, bem como belas melodias ouvidas em todos os lugares, sempre criam a típica atmosfera de Natal tcheco, assim como o aroma dos tradicionais pratos de natal. Que tal experimentar um delicioso doce de Natal ou a típica carpa frita macia ou uma salada de batata sem igual?

 

Mercado de Natal na Praça da Cidade Velha

 

Em qual mercado de Natal, é possível provar todos os pratos especiais da cozinha tcheca ao mesmo tempo? De acordo com a rede de notícias americana CNN, o mercado de Natal na Praça da Cidade Velha está entre os dez mais bonitos do mundo, portanto, é digno de sua visita. Além de um rico programa cultural suas barraquinhas oferecem uma vasta gama de produtos, e várias dessas barracas são gourmet com pratos especiais de Natal e bebidas para aquecer o corpo e a alma.

 

Advento e Natal em Český Krumlov

1217 tcheca2

Český Krumlov, Boêmia do Sul, até 6 de janeiro. Foto: Divulgação

 

Na pitoresca Cidade de Český Krumlov, que fica na Boêmia do Sul é possível passar um Natal fabuloso.  Os passeios pelo centro medieval desta cidade mágica ficam ainda mais agradáveis graças aos mercadinhos que acontecem no Advento, no tradicional estilo tcheco, na praça Svornosti. O aroma do ponche festivo, do vinho quente e dos doces natalinos invadem as ruas e, no mercado de artesanato que fica no primeiro pátio do Castelo são vendidos produtos tradicionais. Em muitos lugares da cidade, acontecem programas especiais de Natal para crianças e adultos e, desta forma, toda a família poderá desfrutar desta excepcional atmosfera festiva!

 

Banquete de Natal com quatro pratos no Chateau Mcely

Mcely, Boêmia Central, 24 de dezembro

 

Quem quiser festejar a Noite de Natal como um rei deve visitar  o Chateau Mcely,  palácio barroco que preparou pacotes especiais de Natal repletos de atividades, luxo e excelente gastronomia. Na Noite de Natal a ceia terá quatro pratos e quem quiser vir somente para o 24 de dezembro poderá optar pelo restaurante Piano Nobile onde serão servidos pratos tradicionais com muito luxo e também  o  “houbový kuba”, tradicional  prato natalino, sopa de pescado, carpa frita com salada de batata terminando com um delicioso pão de mel.

 

Que tal um vinho quente enquanto percorre a região de Lednice – Valtice (Lednicko-valtický areál)

1217 tcheca3

Lednice, Morávia do Sul, de dezembro a março. Foto: Divulgação

 

Natal não seria Natal sem boa comida e bebida.  A bebida tcheca mais tradicional do período do Advento é o vinho quente perfumado com especiarias. Ele pode ser degustado, por exemplo, enquanto se navega pelo rio Dyje Royal, através do parque de inverno do Palácio de Lednice que faz parte da área Lednicko-valtický, a região com o maior número de importantes monumentos arquitetônicos e paisagens naturais da Europa. É possível navegar de barco nos fins de semana, bem como feriados, durante os meses de inverno, de dezembro a março.

 

Receita para preparar o tradicional prato tcheco “houbový kuba”

 

1217 tcheca4

Foto: Divulgação

 

Na República Tcheca a tradição é de não se comer carne até a ceia da Noite de Natal. Por isso esse prato, que não leva carne é o mais indicado para o almoço. É um prato tradicional da cozinha tcheca preparado com cevada perolada e cogumelos.

 

Ingredientes: 500 g de cevada perolada, 300 g de banha de porco, 100 g de cebola, 50 g de cogumelos secos, 5 dentes de alho, manteiga, sal, pimenta, manjerona e cominho.

 

Método de preparo: Lavar a cevada e deixar de molho durante a noite. Coloque para ferver em uma panela com um pequeno pedaço de manteiga até que ela amoleça. Em seguida, adicione os cogumelos hidratados e a cebola previamente frita em banha. Adicione sal, pimenta, cominho, alho esmagado e manjerona. Espalhe a mistura em uma assadeira previamente untada. Asse por cerca de 30 minutos a 180 graus. Sirva com um pequeno pedaço de manteiga e decore com ervas frescas.   

 

Descubra mais em #DestinoChequia

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com