1117 tchecav

Znojmo. Foto: Divulgação

 

Os caminhos entre os vinhedos da República Theca levam às encostas das montanhas onde as uvas amadurecem para produzir vinhos de qualidade. Adegas pitorescas e ruas charmosas com inúmeras lojas de vinhos podem ser visitadas na região da Morávia do Sul, a região mais quente da Tchéquia e onde estão a maioria dos vinhedos.

 

Znojmo

 

Quem prefere os vinhos brancos deve ir à histórica cidade de Znojmo. Uma vez lá, não se deve deixar de visitar o mosteiro de Loucký, um antigo centro espiritual, ligado aos aspectos mundanos da vida: bastará visitar as imensas adegas do lugar. Também há o museu da viticultura e a fabricação de barris, ou a cripta românica. Quando terminar, pode-se provar alguns vinhos. Nos arredores de Znojmo é possível fazer uma infinidade de excursões com o tema do vinho. De bicicleta é ideal para usufruir da beleza das vinhas e da paisagem pitoresca. Além disso, as rotas de ciclismo entre os vinhedos formam uma rede que cobre todo o sul da Morávia. Entre os destinos favoritos, você encontrará as adegas azuis em Nový Šaldorf, a adega pintada em Šatov, decorada com desenhos populares ou a famosa vinha de Šobes no Parque Nacional Podyjí. No início de setembro, no centro histórico de Znojmo, celebra-se a safra histórica tradicional, durante a qual o novo mosto de vinho fermentado da colheita (burcák, em tcheco) está por toda parte.

                                                                                                           

Mikulov

1117 tchecav1

Mikulov. Foto: Divulgação

 

Outro importante centro de vitivinicultura é a Cidade de Mikulov. No palácio barroco, que domina a Cidade encontra-se a maior exposição nacional de vitivinicultura e um barril gigante único. Visite o palácio com um guia e também o centro da Cidade. Uma vez terminado o passeio, uma degustação de vinhos brancos local espera por você. Mikulov geralmente é muito animado durante o segundo fim de semana de setembro, quando acontece a vindima de Pálava. Mas os arredores da cidade também merecem atenção. Sabia que é de lá um dos mais antigos exemplos da criação artística em cerâmica: a Venus de Věstonice, uma estatueta de cerca de 25 mil anos original de uma aldeia perto de Mikulov?

 

Vitivinicultura moderna em terras antigas

 

A uma curta distância da cidade de Mikulov existem outros lugares que os amantes do enoturismo não devem perder. Vale mencionar o antigo vinhedo de Sonberk cuja história remonta ao século 13. Seu vinho era fornecido à corte da Imperatriz Maria Teresa da Áustria. A casa vinícola que produz vinhos desde 2003 e que foi proclamada como a melhor vinícola da República Tcheca continua naturalmente na tradição, embora aplique métodos modernos. Prova evidente disso é o novo edifício, um trabalho arquitetônico digno de atenção, que está perfeitamente ligado à paisagem ao pé das montanhas. A vinícola produz autênticos vinhos brancos especiais com um atributo de qualidade, xclusivamente a partir de suas videiras. Vinhos frutados com um elevado teor de minerais e sabores aromatizantes excitantes, como as variedades Ryzlink rýnský (Riesling do Reno); Pálava (cruzando variedades de Savagnon e Muller Thurgau), Tramín (Savagnin), Sauvignon (Sauvignon) ou Rulandské šedé (Pinot Gris). Em Sonberk você pode fazer duas coisas: provar o vinho e visitar a casa e suas vinhas.

 

Descubra mais em #DestinoChequia

www.midestioneschequia.com

www.czechtourism.com

Pin It