O ranking eleito anualmente reúne os points preferidos dos visitantes estrangeiros; entre eles, o Minimundo, de Hamburgo, o Castelo Neuschwanstein, na Baviera, e conjunto barroco de Dresden

Neuschwanstein im Herbst c FRANCESCO CAROVILLANO

Castelo Neuschwanstein no outono. Foto: Francesco Carovillano

 

Cerca de trinta e dois mil visitantes, provenientes de mais de 60 países, elegeram o TOP 100 das principais atrações turísticas da Alemanha,  ranking anual criado em 2012 com as atrações mais preferidas e admiradas pelos turistas estrangeiros. E, a exemplo do ano anterior, o “Minimundo”, de Hamburgo, lidera a lista das preferências. Confira, a seguir, as dez maiores atrações e veja que há muito a ser descoberto.

 

Minimundo: localizado em Hamburgo, é o primeiro colocado do ranking de 2017 e 2016. Trata-se do maior modelo ferroviário do mundo. Inaugurado em 2001, impressiona o público com representações detalhadas da região central da Alemanha e do Harz, incluindo uma linha da ICE com 130 trens. Ao mesmo tempo foi criada uma pequena cidade com 90 automóveis que se movem pela instalação. Em 2011, recebeu um aeroporto, no qual 40 aeronaves decolam e pousam para encantamento dos visitantes.

 

Miniatur Wunderland top 100

Miniatur Wunderland (top 100). Foto: Miniatur Wunderland Hamburg

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/specials/freizeitparks/miniatur-wunderland-hamburg.html

 

Europa-Park: situado na Floresta Negra e próximo de Freiburg, retorna aos primeiros lugares do ranking. Vencedor de 2015, ficou em terceiro em 2016 e, agora, ocupa um honroso segundo lugar. Maior parque de lazer da Alemanha, atrai milhões de visitantes - de jovens a idosos - todos os anos, por conta de sua completa infraestrutura, a qual inclui gigantescas montanhas-russas e uma disputada área para shows ao ar livre.

 

Europa-Park top 100

Europa-Park (top 100). Foto: EUROPA-PARK

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/specials/freizeitparks/freizeitparks/europa-park-in-rust.html

 

Castelo Neuschwanstein: um dos mais visitados castelos da Europa, teria inspirado Walt Disney a criar sua réplica, nos Estados Unidos, o Castelo de Cinderela. Neuschwanstein, cuja construção se iniciou em 1869, fica nas proximidades de Munique (Baviera) e seu estilo arquitetônico, o neorromânico, impacta pela beleza de suas formas e imponência. Exemplo concreto de um conto de fadas e vizinho aos Alpes, é cercado por belas paisagens e fica entre numerosos lagos e outros castelos.

 

Neuschwanstein top 100

 Castelo Neuschwanstein (top 100). Foto: Francesco Carovillano

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/staedte-kultur/schloesser-parks-gaerten/schloss-neuschwanstein.html

 

Lago de Constança com Ilha Mainau e Ilha Monástica Reichenau: terceiro maior lago interior da Europa e localizado ao sul da Alemanha (nas fronteiras com Suíça e Áustria), o Lago de Constança é um dos destinos de férias mais populares do país. Mas há atrações o ano todo e imperdíveis, como Mainau, a ilha das flores, e a Ilha Monástica Reichenau, que abriga três igrejas românicas dos séculos IX ao XI, as quais representam a importância de sua antiga abadia beneditina (fundada em 724). Essa tradição monástica é preservada até os dias atuais durante as festas e as procissões religiosas da ilha, únicas no mundo.

 

6514 1600cMainau GmbH

Lago de Constança, Ilha Mainau (top 100). Foto: Mainau GmbH

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/staedte-kultur/top-100/content/bodensee-mit-insel-mainau-unesco-welterbe-klosterinsel-reichenau-lindau-praehistorische-pfahlbauten-burg-meersburg.html

 

Cidade antiga de Rothenburg ob der Tauber: considerada a mais bonita cidade da Rota Romântica, um passeio pela Cidade Antiga de Rothenburg ob der Tauber surpreende visitantes de todo o mundo. Pequenas ruas sinuosas de paralelepípedos conduzem os turistas a cenários pitorescos com casas em estilo enxaimel que, em conjunto, criam uma atmosfera medieval muito especial, longe do burburinho do presente. Entre outros destaques, a beleza das muralhas medievais, além de sua posição privilegiada, acima do belo Vale do Rio Tauber.

 

Rothenburg ob der Tauber top 100

 Rothenburg ob der Tauber (top 100). Foto: Rothenburg Tourismus Service/Willi Pfitzinger

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/staedte-kultur/staedte/rothenburg.html

 

Cidade Antiga de Dresden: com longa história como capital e residência real dos reis da Saxônia, preserva séculos de extraordinária cultura e esplendor artístico. Joia barroca alemã, tem, entre seus imponentes edifícios, a Igreja Frauenkirche, o Zwinger e o Semperoper. Os passeios de barco pelo Rio Elba permitem admirar esse belo conjunto arquitetônico por um ângulo muito especial. Em dezembro, o Striezelmarkt, é a grande atração: trata-se do mais antigo mercado de Natal da Alemanha.

 

Dresden Elbufer Dresden marketing GmbH Frederik Schrader

Cidade Antiga de Dresden. Foto: Dresden marketing GmbH/Frederik Schrader

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/staedte-kultur/staedte/magic-cities/dresden.html

 

Cidade Antiga de Heidelberg e Castelo: as ruínas do Castelo de Heidelberg são uma das atrações mais famosas da Europa e estão, definitivamente, entre os melhores do ranking. Localizadas no Estado de Baden-Württemberg e símbolo da cidade, as ruínas representam um dos mais importantes vestígios dos edifícios renascentistas ao norte dos Alpes. A primeira menção ao castelo de Heidelberg data de 1225.

 

Heidelberg Sonnenuntergang c Markus Pioro 2014

Pôr do sol em Heidelberg. Foto: Deutsche Zentrale für Tourismus e.V./ Markus Pioro

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/staedte-kultur/schloesser-parks-gaerten/schloss-heidelberg.html

 

Parque Phantasialand Brühl: não muito longe de Colônia, este parque oferece lazer para toda a famiília. Suas numerosas atrações já foram premiadas em nível nacional e internacional e garantem adrenalina, grande diversão e aventuras emocionantes para todas as idades.

 

8840 1600cPhantasialand Schmidt-Löffelhardt GmbH  Co KG

Phantasialand. Foto: Schmidt-Löffelhardt GmbH & Co KG

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/specials/freizeitparks/phantasialand-bruehl.html

 

Zoologico Hellabrunn München: o centenário zoo de Munique abriga mais de 750 espécies de animais em um paraíso natural único na área de conservação da paisagem de Isarauen. Hellabrunn é, por sinal, o primeiro Geozoo do mundo: uma caminhada por suas áreas verdes representa empreender uma jornada por meio de emocionantes exemplares da fauna dos sete continentes.

 

Elefantenhaus TierparkHellabrunn cTierpark Hellabrunn Marc Müller

Elefantes no Tierpark Hellabrunn. Foto: Tierpark Hellabrunn/ Marc Müller

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/specials/freizeitparks/tierpark-zoo/tierpark-hellabrunnmuenchen.html

 

Vale do Mosel: além de ser uma importante região vinícola, o Vale do Mosel proporciona aos visitantes uma grande variedade de vistas fascinantes e atrações ao longo dos 500 km de extensão do Rio Mosel (320 km no território germânico). Entre elas, e situadas entre as históricas cidades de Koblenz e Trier, destacam-se Bernkastel-Kues, Traben-Trarbach, Zell, Alf (com seu incrível castelo, o Burg Arras), Cochem (um cenário de contos de fadas), e o Brug Eltz, um castelo que está nas mãos da mesma família há mais de oito séculos.

 

9053 1600cDeutschesWeininstitutGmbH

Vinhedos no encantador Vale do Mosel. Foto: Deutsches Weininstitut GmbH

 

Para saber mais: http://www.germany.travel/de/staedte-kultur/top-100/content/das-moseltal.html