Chegou o Luminar Neo, com novos recursos para editar suas fotos de modo profissional.

Os parques e jardins históricos de Praga são um dos tesouros dos quais a cidade de cem torres se orgulha. São os lugares onde os habitantes e os visitantes geralmente se reúnem, fazem piqueniques, descansam ou praticam esportes

1017 praga parq

Foto: Divulgação

 

 

A capital da República Tcheca tem duzentos parques que foram estabelecidos desde a Idade Média, formando hoje o pulmão verde da cidade nas margens do rio Moldava. Um mundo mágico de árvores, flores, gramados bem cultivados, pequenos lagos e fontes. Assim como Nova York tem seu Central Park, Praga tem seu Stromovka. Este extenso parque já foi criado no século XIII pelo rei tcheco premislita Otakar II, sendo um dos lugares de descanso favoritos na cidade. Aqui, um oásis verde com superfícies de água, árvores altas, playgrounds para crianças e gramados bem conservados convidam a sentar para ler um livro, tomar banho de sol ou organizar um piquenique com os amigos. Tudo isso à sombra de um belo palácio de verão, que pertencia ao tenente governador do lugar, dando ao parque uma atmosfera real de reserva de caça.

 

Outro lindo parque em Praga se estende em torno da colina de Petřín. Este é o lugar que os praguenses, simplesmente amam na primavera, quando o monte floresce com milhares de flores de árvores frutíferas, ou no outono, quando está vestido de todas as cores.

 

Outra opção que não se pode perder é passar uma tarde, em um dia quente, no Parque de Letná com as belas vistas panorâmicas de Praga e das suas centenas de torres com um copo de cerveja tcheca. Milhares de pessoas e visitantes de Praga passam o tempo livre dessa maneira. Sua grande extensão e sua localização geográfica na cidade favorecem a planície de Letná se tornar cenário de grandes eventos.

 

Quer encontrar um verdadeiro paraíso de paz, em meio à agitação da grande cidade? Um lugar para meditar ou ler seu livro favorito? Nesse caso, a opção são os Jardins do Vojan. Sob as magnólias, que tal observar os belos pavões, um elemento indispensável deste parque. Uma cesta com o lanche, um cobertor, um livro e óculos de sol é tudo o que se precisa para passar um bom dia nos Jardins Rieger e, sentando no gramado cuidadosamente mantido, desfrutar das vistas deslumbrantes do Castelo de Praga e do bairro Malá Strana.

 

1017 praga parq1

Foto: Divulgação

 

Para quem gosta de empinar pipas o lugar é o belo Coto Hvězda, que rodeia o palácio de verão do mesmo nome, construído sob a forma de uma estrela de seis pontas e que apresenta as condições ideais. A reserva foi usada anteriormente para celebrar festividades e lutas da aristocracia renascentista, sendo hoje um dos lugares favoritos para relaxar, perto do centro de Praga.

 

Almas românticas vão amar o parque da Ilha de e Kampa, realmente convidativo para momentos de lazer agradável. Ou então descansar no belo jardim franciscano, localizado entre a Praça Venceslau e a Praça Jungmann, que no verão está coberto de flores cor de rosa que sobem por arcos metálicos que decoram os terrenos.

 

1017 praga parq2

Foto: Divulgação

 

Os esplêndidos jardins palacianos do distrito de Malá Strana serão um verdadeiro encantamento para os olhos e a alma. Eles reúnem um mundo perfeito de arquitetura elegante, a arte da jardinagem e as vistas de Praga que impressionam. Gosta de vinho? Então o local é o parque Grébovka, no bairro de Vinohrady, onde a videira é cultivada desde o tempo do imperador Carlos IV e onde é possível sentar em um belo gazebo para um copo de vinho em meio ao vinhedo ou dar um passeio através de uma caverna artificial mágica que aparece em vários contos de fadas tchecos.