0917 Alemanha 9053 1600cDeutschesWeininstitutGmbH

Foto: Divulgação/ DeutschesWeininstitut

 

Na quarta-feira, 20, o DZT – Centro de Turismo Alemão apresentou as novidades do destino para os próximos anos. Destaque para a reabertura da ópera, as inaugurações da Galeria James Simon e do Fórum Humboldt em Berlim, a encenação da Paixão de Cristo em Oberammergau, a criação de um novo espaço para turistas e moradores no centro de Frankfurt e a comemoração dos 100 anos do movimento Bauhaus.

 

Em 2019, será celebrado os 100 anos do movimento Bauhaus, que nasceu na cidade de Weimar na Alemanha, durou apenas 14 anos, mas influencia a arquitetura e decoração até hoje.  Diversas mostras serão exibidas para comemorar e contar o desenvolvimento desse revolucionário movimento arquitetônico. De 13 de abril de 2017 a 7 de janeiro de 2018, acontece a exposição “O vício torna-se moderno - A Bauhaus em construção”, na fundação Stiftung Bauhaus Dessau, na cidade de Dessau. “Caminhos da Bauhaus. Gerhard Marcks e seu círculo de amigos”, acontece de 17 de agosto de 2017 a 5 de novembro de 2017, e de 26 de novembro de 2017 a 4 de março de 2018, Klassik Stiftung (Fundação Clássica Weimar), em Weimar.

 

Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, acontecerá de 15 de novembro de 2017 a 5 de março de 2018, a exposição “New Bauhaus Chicago: Experiment Photography”. Há 80 anos a escola Bauhaus também foi levada à cidade norte-americana de Chicago.

 

Já em outubro de 2017, uma exposição itinerante sobre Bauhaus passará pelo Brasil, no SESC Pompeia, em São Paulo.

 

Neste ano em Berlim, será reaberta após 7 anos de reforma, a ópera Deustche Staatsoper Unter den Linden no dia 3 de outubro. Também haverá a inauguração da Galeria James Simon na Ilha dos Museus e mais uma edição do festival Jazzfest Berlin, de 31 de outubro a 5 de novembro de 2017.

 

E em 2019, será inaugurado o megaprojeto Fórum Humboldt de Berlim, às margens do rio Spree, que contemplará cultura, arte e ciência em um único lugar, num projeto arquitetônico que combina a visão contemporânea do arquiteto italiano Franco Stella com a reconstrução parcial, em estilo barroco, do Palácio Municipal de Berlim.

  

0917 alemanha forum humboldt

Maquete do Palácio Municipal de Berlim, sede do Fórum Humboldt. Foto: Picture-Alliance

 

Berlim tem-se tornado um ponto de interesse para a gastronomia por conta das novas tendências, sobretudo restaurantes veganos e vegetarianos, inclusive por isso a cidade vem sendo chamada extraoficialmente de capital vegana da Europa. Lembrando que Berlim é a cidade da Alemanha com o maior número de restaurantes estrelados Michelin.

 

No centro de Frankfurt, está sendo criado um espaço de 7.000 m², onde 32 casas foram reconstruídas, algumas da maneira original, outras de uma forma completamente nova porque não acharam o desenho original dessas que estão sendo construídas novas. É um espaço de convivência tanto para turistas quanto para moradores. Nesse lugar haverá comércio e apartamentos que já foram totalmente vendidos a um custo de 4.000 Euros o m². A cidade de Frankfurt está fazendo uma seleção criteriosa dos projetos comerciais para estabelecer quais poderão fazer parte do novo espaço, pois, como explicou Margaret Grantham, diretora do DZT: “A ideia é que tenha um número x de restaurantes, um número x de livrarias, de espaços culturais e também lojas de souvenirs, tudo bem dosado. Por exemplo, no local onde na Idade Média funcionava um açougue, vai entrar um açougue fazendo as tradicionais salsichas de Frankfurt. E nesse espaço ainda vai ter um museu de um personagem infantil alemão que todas as crianças alemãs conhecem e adoram”. A previsão de sua abertura é no outono de 2018.

 

Ainda em Frankfurt, o Museu de Artes Aplicadas exibirá a exposição “Jil Sander”, de 4 de novembro de 2017 a 6 de maio de 2018. Jil Sander é uma das designers de moda mais influentes de sua geração. A exposição apresentará os efeitos de seu design em estética, material e forma de moda e design de produtos, arquitetura e jardinagem em instalações e mesas multimídias abrangentes. A exposição, elaborada em estreita colaboração com Jil Sander, é curada pelo diretor do museu Matthias Wagner K.

 

0917 alemanha Paixao de Cristo

Encenação da Paixão de Cristo em Oberammergau. Foto: Divulgação

 

No ano de 2020, a encenação da Paixão de Cristo em Oberammergau, localizada na Baviera (sul da Alemanha), é extremamente fascinante. Ela ocorre apenas a cada 10 anos, e é toda encenada por moradores. “Essa Paixão de Cristo vem de 1634, quando uma peste assolou a cidade, e foi feita uma promessa de que se a peste fosse dizimada, a cada 10 anos seria feita essa encenação”, explicou Margaret. Serão 102 apresentações que ocorrerão de 16 de maio a 4 de outubro de 2020 e deverá ser visto por 405.000 pessoas do mundo todo.

 

Por falar em encenação, na região do Salem, 400 moradores da região, encenam vários atos para os passageiros que viajam nos trens. Em 30 km de ferrovia, os viajantes veem moitas que andam no pasto, corredores que apostam corrida com o trem, entre tantas outras divertidas encenações. É o maior palco aberto do mundo.

 

Munique possui um calendário permanente de festas e eventos, patrimônio histórico e cultural, tem um fervilhante comércio, deliciosa gastronomia e, principalmente, um povo hospitaleiro e amável. Além da mundialmente famosa e tradicional Oktoberfest, que atrai mais de seis milhões de visitantes a cada ano e está prestes a começar, a capital da Baviera oferece durante todo o ano, eventos para todos os gostos e todas as idades, sendo boa parte gratuitos.

 

0915 alemanha oktober

A Oktoberfest é realizada há 207 anos em Munique. Foto: Divulgação

 

Durante os meses com as temperaturas mais amenas, entre a primavera e o outono, há muitos eventos ao ar livre em locais como o Englischer Garten (Parque Inglês) ou o Olympiapark (Parque Olímpico).

 

Confira o calendário dos principais eventos:

 

 Carnaval de Munique, chamado "Fasching", com desfiles, apresentações de dança e muitos bailes.

 Festival da Primavera, em abril / maio, na Theresienwiese, mesmo local da Oktoberfest

 "Auer Dult", feiras populares com brinquedos, gastronomia e comércio, com duração de nove dias cada, acontecem anualmente em três datas, na primavera, verão e outono.

 Festa de Fundação da Cidade de Munique, com várias atrações, ocupa todo o centro da cidade, que fica fechado ao tráfego, durante um fim de semana em junho.

 Festival de Verão de Tollwood, no Parque Olímpico, em junho / julho

 Christopher Street Day – semana de eventos LGBT, com parada gay, em julho

 impark Summer Festival (Festival de Verão impark), no Parque Olímpico, em agosto

 Oktoberfest, a original: tem início em setembro, dura duas semanas, e termina sempre no primeiro domingo de outubro

 Festival de Inverno de Tollwood, no Parque Olímpico, em novembro / dezembro, terminando com uma grandiosa festa de Ano Novo

 Mercados Natalinos, em vários lugares na cidade, sendo o principal na praça Marienplatz, no centro, em novembo / dezembro

 

Os eventos esportivos, como a Maratona de Munique (outubro), campeonatos de futebol, competições de esportes radicais, e outros, são um atrativo tanto para quem pratica esportes, como para quem apenas assiste.

 

Também existem muitos eventos culturais, como a Noite dos Museus (outubro), a Noite da Música (abril), festivais de cinema e ballet, shows, concertos, e principalmente o Festival de Ópera, durante parte de junho e todo o mês de julho. “Um dos festivais mais bacanas que existe, no meu ponto de vista, em Munique, é o festival ‘Ópera para Todos’. A Alemanha faz questão de mostrar que a cultura não é só para alguns, mas sim para todos e esse Festival transmite na praça em frente, tudo o que acontece lá dentro para que as pessoas que não conseguiram comprar seus ingressos, possam também curtir e participar. As pessoas realmente se reúnem lá na frente, trazem cestas de piquenique e sentam para assistir à ópera”, comentou a diretora do DZT.

 

Há muitas coisas para se fazer na Alemanha, como visitar os museus e fábricas das montadoras Mercedes Benz em Stuttgart, BMW em Munique, Porsche em Estugarda, festas em Essen e Stuttgart que recriam vilas medievais com jogos da época e decoração típica, e os encantadores Mercados de Natal, como o de Dresden, que tem o maior Stollen (bolo natalino) do mundo.

 

0915 alemanha 1

Museu da Mercedes Benz. Foto: Divulgação

 

Um dos destinos com mais estrelas Michelin do mundo, a gastronomia é outro grande atrativo. Alguns desses restaurantes estrelados até oferecem a experiência exclusiva de uma aula culinária com o chefe. Outra atração gastronômica é poder aprender a fazer a mundialmente famosa torta, aqui chamado de bolo, Floresta Negra, originária da região de mesmo nome. Conforme os alemães, a legítima torta só se come lá, porque a iguaria tem que ser feita com as cerejas frescas da própria Floresta Negra.

 

Ainda em relação à gastronomia, a exemplo das Rotas Romântica, dos Contos de Fadas, existem as Rotas Culinárias:  Rotas de queijos, vinhos, cerveja e até Rota dos Aspargos!

 

0915 alemanha oktober1

Giovanni Lenard, do Turismo em Munique, Adriana Martins e Carlo Carbone do Visit Berlin, Margaret Gratham, do DZT e Cristina Rached, da Lufthansa Group. Foto: Viagem News

 

Outra novidade divulgada por Cristina Rached, do Grupo Lufthansa foi o lançamento da nova aeronave Boeing 777-300 ER da Swiss Air, a qual começará a operar diariamente a partir do dia 09/03/2018, na Rota São Paulo/Zurique/São Paulo.

 

Para mais informações:

www.muenchen.de/int/en/events.html

www.muenchen.de/int/en

www.facebook.com/Turismo.em.Munique

visitberlin.de

www.germany.travel