Cortina Ferrata DinoColli

Cortina Ferrata Ra Bujela. Foto: Dino Colli

 

Cortina d'Ampezzo, nas espectaculares montanhas da Dolomita, Patrimônio Natural Mundial da UNESCO, promete uma combinação imbatível de emoções verticais e delícias culinárias neste verão. Para aqueles cuja ideia do feriado perfeito inclui atividades ao ar livre, aventura e boa comida, não há lugar melhor do que as Dolomitas.

 

As deslumbrantes montanhas belgas das Dolomitas nos Alpes italianos são garantidas para manter toda a família satisfeita e entretida neste verão. Além de fabulosas caminhadas e ciclismo, a área é famosa por seus itinerários via ferrata. Trata-se de rotas equipadas com cabos de ferro, degraus e escadas para facilitar o acesso e o uso de equipamentos de segurança em áreas mais expostas e difíceis de alcançar da montanha. As rotas originais foram criadas por soldados alpinos durante a Primeira Guerra Mundial, e hoje essas e muitas rotas subseqüentes criadas e mantidas pelos guias alpinos são uma atração importante para excursionistas.

 

Cortina ferrata

Cortina Ferrata. Foto: Paolo Tassi

 

Cortina adicionou duas novidades através de rotas ferratas para sua já vasta escolha desses fascinantes itinerários históricos que proporcionam aos caminhantes um gosto emocionante para a dimensão vertical. Curta e fácil, Ra Pegna pretende ser uma "prática-ferrata" adequada para iniciantes e crianças. Perto da mesma área das lendárias montanhas de Tofane, Ra Bujela, uma dificuldade média de ferrata, é uma boa alternativa para rotas de alta altitude em dias com clima inesgotável. Ambas as rotas oferecem vistas magníficas sobre Cortina e os picos Dolomites circundantes, bem como uma grande sensação de realização - uma aventura familiar perfeita!

 

Cortina FilippoMenardi

Cortina Vertical Ferrata. Foto: Filippo Menardi

 

Se se sentir com fome após a adrenalina, dirija-se a SanBrite, a primeira "agricozinha" da Cortina e a mais recente adição ao excepcional cenário do restaurante. O chef talentoso Riccardo Gaspari, vencedor de vários prêmios culinários, incluindo Artisan of Taste 2014, Premio Birra Moretti 2015 e Melhor Agroturismo nos Alpes de Adria 2017, queriam criar algo completamente novo depois de ter colocado o agroturismo (fazenda e restaurante de montanha) El Brite, no mapa culinário. "SanBrite é o restaurante que sempre sonhamos - é um sonho tornado realidade", entusiasma Riccardo.

 

sanbrites

Restaurante SanBrite. Foto: Roger 1153

 

O sonho está sendo realizado em um celeiro restaurado, ao lado da loja de queijos da família, Piccolo Brite. SanBrite será um lugar para o gosto, a inovação e a criação, com incríveis 360 vistas das montanhas de Tofane. Riccardo pretende trazer sua paixão por novas ideias e sabores para receitas tradicionais, favorecendo ingredientes locais, com carnes e queijos da fazenda de seus pais, ervas selvagens dos prados alpinos circundantes e produtos frescos de sua própria horta. A grande mesa de madeira no terraço é o lugar perfeito para refeições ao ar livre imersas em magníficos cenários de Dolomitas. "Com a SanBrite, queríamos criar um lugar onde os amantes da boa comida pudessem passar momentos inesquecíveis na montanha, se reconectar com a natureza e desfrutar de produtos cultivados localmente", diz Riccardo.

 

ChefRiccardoGaspari ElBritedeLarieto Foto Brambilla-Serrani 2

Chef Riccardo Gaspari El Brite de Larieto. Foto: Brambilla-Serrani

 

Cortina queijo   Cortina pizza

Queijos e pizza Moretti. Fotos: Divulgação

 

Os produtos alimentares locais também podem ser encontrados no mercado semanal de agricultores na fazenda de Meneguto, na área cênica de Fraina, em Cortina. Todas as quintas-feiras das 09:00 às 16:00, os produtores locais se reúnem na fazenda encantadora à beira de uma floresta de larício para oferecer seus legumes, frutas, queijo, mel e muitos outros produtos locais à venda.