O maior deserto de sal contínuo do mundo possui diversos ecossistemas, flamingos, além da maior reserva mundial de lítio

0517 salar capa

Foto: Reprodução/ Senda Andina

 

O magnífico salar de Uyuni, chamado na região de salar de Tunupa, devido ao vulcão de mesmo nome, apresenta uma paisagem realmente impressionante e única por sua magnitude e beleza, que deixa os visitantes de queixo caído. Localizado na província de Daniel Campos, no departamento de Potosí, a 3650m de altitude no altiplano boliviano na Cordilheira dos Andes, é o maior deserto de sal contínuo e alto do mundo, com uma superfície de 10.582 km². Além disso, é também, a maior reserva de lítio no mundo, e igualmente conta com importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

 

Estima-se que esse salar contenha 10 milhões de toneladas de sal, das quais 25.000 toneladas são extraídas a cada ano. Ele conta ainda com 140 milhões de toneladas de lítio, segundo dados oficiais da estatal Corporación Minera de Bolivia (COMIBOL), convertendo-se na maior reserva ao nível mundial deste mineral com 50 a 70 % do lítio mundial.

 

A profundidade do salar é de 120 metros, composta de camadas de salmora superpostas e barro lacustre. Existem aproximadamente onze camadas de sal, com espessuras que variam entre menos de um metro e dez metros de profundidade cada. A crosta da superfície tem uma espessura média de dez metros. Esta salmora se compõe de lítio, boro, potássio, magnésio, carbonatos (bórax) e sulfatos de sódio. Um mineral muito interessante é a ulexita, a “pedra televisão”. Ela é transparente e tem o poder de refratar na superfície da pedra a imagem do que está debaixo dela.

 

Mas, o salar também tem vida, em todo ano, no mês de novembro, o salar de Uyuni também é berço de reprodução de três espécies de flamengos sul-americanos: o chileno, o de James e os andinos. A flora e a fauna variam de acordo com os ecossistemas da região.

 

0517-salar-capa2 0517-salar-capa1

0517-salar-andino-2

0517-salar-andino-3

Fotos: Reprodução/ Senda Andina

 

O que visitar na região

 

Ilha Incahuasi - A ilha Incahuasi, que em quechua significa “a casa do Inca”, é uma ilha boliviana situada na parte central do salar de Uyuni, no departamento de Potosí. Sua paisagem dominada pelo sal também apresenta um relevo escarpado e cactos gigantes (Echinopsis atacamensis) que podem chegar a medir mais de 10 metros de altura. Há um centro de recepção ao turista no local, mas não se pode pernoitar na ilha. E há um restaurante com comidas e bebidas típicas dos Andes. As viagens à ilha se organizam a partir do povoado de Uyuni, situado em terra firme a cerca de 100 quilômetros ao leste.

 

Ilha do Pesado - A ilha do pescado recebeu esse nome dos moradores locais, os indígenas da etnia Aimara, devido a seu perfil semi elipsoidal ao ser vista do leste para o oeste, que ao refletir no salar quando este se encontra inundado, geralmente em janeiro e fevereiro, forma a silhueta aproximada de um peixe. Não há na ilha do pescado nenhuma infraestrutura de acolhimento a turistas, o que contribui para uma maior tranquilidade e preservação da natureza.

 

Vulcão Thunupa e redondezas

0517-salar-capa3

Vulcão Tunupa. Foto: Reprodução/ Senda Andina

 

Museu de Chantani: O museu é dividido em duas seções, uma dedicada à exposição de materiais antigos e mais recentes, como talheres, utensílios de cozinha e vida cotidiana, roupas, ferramentas para trabalhar a terra, cozinhas antigas e tempos mais recentes. Na outra seção encontram-se figuras de animais montados em pedra e expostas ao ar livre. O lugar é apresentado como um zoológico inanimado, lugar ideal para as crianças.

 

Igreja de Tahua: Igreja localizada às margens do Salar. É interessante por sua localização e sua grande praça. A igreja mantém o seu estilo original da época colonial. Na década de 90 ela foi reconstruída seguindo o estilo original Campanal e atualmente está em boas condições.

 

Múmias de Coqueza: As Múmias de Coqueza estão localizados em uma caverna oferecendo um aspecto autêntico de fósseis humanos e outros objetos em exposição como Património Arqueológico (pratos, utensílios de uso diário).

 

Mirante e observatório astronômico do Volcán Tunupa: A zona onde se encontra o mirante e o observatório astronômico está nas encostas do vulcão, oferecendo uma bela vista para o salar e para as ilhas, e por outro lado para o topo da serra. Um ótimo lugar para tirar fotografias, descansar e fazer piquenique. O observatório é ativado nas noites, e é uma atividade que a comunidade de Coqueza tem implementado ao setor turístico. Andando em volta do vulcão Tunupa, encontram-se diferentes zonas ecológicas que se veem nas espécies de flora e se caracterizam por tholares, pajonales e cactáceas, que se encontram entre os 3600 e 4700 metros de altitude. Entre as espécies da fauna se identificam espécies de aves como condores e águias a 4700 e 5000 metros. O observatório permite observar através de um telescópio, as constelações e os astros. A subida ao Vulcão Tunupa oferece a possibilidade de observar o Salar de cima, seu entorno natural e os diferentes ecossistemas.

 

Nayra Pukara e cavernas de Ayque: El Nayra Pukara apresenta um conjunto de pukaras e restos de fósseis humanos e vasilhas pertencentes às civilizações antigas, cultura de Atacama e Tiawanacota.

 

Sendero Inca: O Sendero Inca cruza os morros, desde a comunidade de Tahua até a comunidade de Chillguilla, permitindo caminhar entre os morros, que se caracterizam por sua flora, em particular espécies cactáceas, e a vista para o Salar. O nome do lugar se deve a uns restos incaicos que se pode observar, em uma grande parte se notam restos de grades e muros construídos com pedras que delimitam o lugar. As espécies de flora mais características da área são as cactáceas.

 

Pukara Marka: É um lugar habitacional fortificado, pertencente à civilização dos Killacas que viveram ali entre os anos 1200 -1450 d. C. Tem abundantes estruturas de pedra de plantas ovoides ou circulares que servem como silos ou depósitos de diferentes tipos de alimentos. Graças à altura da localização da Pukara, pode-se apreciar a vista para o vulcão de Tunupa e suas ilhas.

 

Cueva de Chiquini: A Cueva de Chiquini é um tipo de formação geomórfica (não existem estudos espeleológicos). O espaço interno é limitado e por suas formações, muito delicado.

 

Gastronomia

 

0517 salar andino 1

Foto: Divulgação/ Senda Andina

 

Nesta parte do mundo a quinoa, carne de llama e variedades de batata brilham em pratos de primeira categoria acompanhados de licores únicos no mundo como o "Licor de Coca", uma experiência inesquecível.

 

0517 salar gastro10517 salar gastro20517 salar gastro3

Fotos: Divulgação/ Senda Andina

 

0517 salar andino

 Foto: Divulgação/ Senda Andina

Quem leva

 

A empresa SENDA ANDINA (www.sendaandina.com) realiza passeios por toda a Bolívia e é especializada em tour de primeiro nível e em serviço privado dando aos turistas de todo o mundo uma esmerada atenção.

Hotelaria - Hotéis situados em Ruta (www.hotelesecologicosbolivia.com)

Tambo Coquesa: Está localizado em lugar estratégico às margens do salar de Uyuni e aos pés do Vulcão Tunupa. Possui quartos de sal, de adobe e de pedra.

http://www.hotelesecologicosbolivia.com/tambo-coquesa.php

Los Flamencos Eco-Hotel: Localizado à beira de uma pequena e bela Lagoa com 3 variedades de flamingos. Como atrativo oferece as águas medicinais e terapêuticas contidas no lago para moléstias reumáticas, os efeitos da composição mineralógica fazem com que o ar respirável corte os efeitos do mal da altura.

http://www.hotelesecologicosbolivia.com/los-flamencos.php

 

Assista aos vídeos da empresa Senda Andina: 

 

    

 

 

Pin It