0417 tamaka

Foto: Reprodução Facebook

 

Seychelles, no Oceano índico, é um destino conhecido pelas paisagens paradisíacas, praias com rochas graníticas gigantes, natureza preservada e cultura vibrante. Mas, o país também se orgulha de outras características e produtos típicos de lá, como por exemplo, o rum Takamaka, uma bebida muito especial produzida no arquipélago. O destilado é produzido com um açúcar orgânico que cresce em quatro regiões da ilha de Mahé e é cultivado por cooperativas independentes de fazendeiros. Depois da fermentação e destilação, os runs são amadurecidos em barris de carvalho franceses e americanos e misturados com rums envelhecidos, essências e especiarias locais e águas ricas em minerais provenientes do Patrimônio Mundial da UNESCO Vallée de Mai, resultando em uma bebida única e sofisticada, própria das Ilhas Seychelles.

 

A empresa produz oito tipos de rums, cada um com suas particularidades e sabores. O mais tradicional, por exemplo, é o Spiced Rum, que é uma mistura de rums que possuem características complementares, com algumas notas de baunilha e caramelo. Há também alguns frutados, como o Coconut Rum, mistura do rum branco com extrato de coco; o Pineapple Rum, com abacaxi; e o Mango and Passion Rum, com manga e maracujá. Já o St. André é um rum premium inspirado na herança cultural de seu lugar de origem, La Plaine St. André, envelhecido durante oito anos em carvalho americano.

 

Quem viajar para Seychelles pode fazer uma visita à casa do Takamaka e levar algumas garrafas de lembrança. Além de beber a bebida pura, é possível utilizá-la em vários drinks ou pratos deliciosos. Veja abaixo uma sugestão de cocktail e uma receita de um pão feito com o rum:

 

Plantation Julep

0417 seychelles plantation

Foto: Reprodução Facebook

Ingredientes:

- Duas doses de rum escuro Takamaka

- Um punhado de folhas de hortelã fresca

- Duas doses de purê de manga fresco

- Uma dose de suco de abacaxi fresco

- Açúcar a gosto

- Capim-limão

 

Preparo:

1. Adicione as folhas de hortelã em um copo alto. Pressione-as suavemente em um dos lados do vidro e esfregue uma dose de rum, o purê de manga e o açúcar em torno do interior do copo para espalhar os sabores.

2. Adicione a segunda dose de rum e encha o copo com gelo triturado.

3. Misture os ingredientes até que o hortelã esteja espalhado uniformemente. Coloque mais gelo triturado e despeje o suco de abacaxi por cima.

4. Adicione um raminho de hortelã e o capim-limão para enfeitar.

 

Pão de banana com rum

0417-seychelles-pao

Foto: Divulgação

Ingredientes:

- ½ xícara de manteiga amolecida

- 1 ⅓ xícaras de açúcar

- Dois ovos

- Três colheres de chá de Takamaka Dark Spiced Rum

- ¼ de xícara de creme de leite

- ½ colher de chá de extrato de amêndoa

- Duas xícaras de farinha

- 1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

- ¼ colher de chá de sal

- Uma xícara de purê de bananas (cerca de 4)

 

Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Em seguida, adicione os ovos e bata. Despeje o Takamaka Dark Spiced Rum, o creme de leite e o extrato de amêndoa. Misture com o purë de bananas.

2. Misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal em uma tigela separada. Despeje a mistura molhada na mistura seca e misture completamente. Coloque em uma forma e asse por aproximadamente uma hora.

 

Para saber mais sobre o Takamaka, acesse o site.

Para saber mais sobre o destino, acesse www.visiteseychelles.com.