noruega12 

Foto: Håvard Myklebust – Visitnorway.com

 

A Noruega possui a maior concentração de fiordes do planeta, fazendo com que a região seja comumente chamada de Fjord Norway. Os fiordes noruegueses, um dos destinos mais intocados do mundo, foram escavados durante sucessivas eras glaciais, pelo gelo, rochas e pedras. Essas verdadeiras obras de arte formadas exclusivamente pela natureza surgiram com o recuo das geleiras e a consequente inundação da água do mar nos vales. O resultado é uma paisagem deslumbrante e gigantesca, que precisa ser conferida com os próprios olhos.

 

O clima sempre ameno resulta da corrente do Golfe e correntes de ar, e permanece praticamente sem a presença de neve. As águas salgadas abrigam uma animada vida marinha, com focas e golfinhos, enquanto as águias e outras aves voam no céu. As margens costumam ter uma flora exuberante e um solo bastante fértil, alguns já foram cultivados e outros estão repletos de árvores que desabrocham suas flores na primavera, proporcionando uma beleza surreal.

 

Os fiordes são em sua maioria bem profundos, o Sognefjord, por exemplo, desce a mais de 1300 metros abaixo do mar. E é justamente essa característica que possibilita a navegação de navios de grande porte. Dois deles, inclusive, são classificados como Patrimônios Mundiais da UNESCO, o Geirangerfjord, conhecido por suas magníficas cachoeiras, e o Nærøyfjord, cujas montanhas alcançam até 1800 metros acima de suas águas tranquilas.

 

Velejar por eles é uma experiência que poucos lugares oferecem. Enquanto o barco vai deslizando pelas águas desse cenário majestoso, você vai sentindo a atmosfera local, observando os íngremes penhascos que despontam em cada lado, belas cachoeiras caindo pelas rochas e as pequenas aldeias pelo caminho. 

 

Assista ao vídeo e sinta um pouco dessa emoção: 

 

 

Pin It