paraguai rural

Paraguai oferece ricas experiências em Turismo Rural. Foto: Divulgação

 

 

O predomínio das zonas plainas, a abundância de correntes de água superficiais, extensas áreas úmidas, as serranias de moderada elevação e a extensão dos espaços naturais, características do território paraguaio e fonte de recursos econômicos importantes como a pecuária, a agricultura, o reflorestamento e a combinação destas com o turismo rural, levaram muitos estabelecimentos pecuários a abrir suas fazendas aos turistas e adequaram suas bases para dar conforto e lazer aos visitantes. Assim, quartos confortáveis, gastronomia típica, passeios a cavalo ou em carros de tração animal, observação de abate campestre de animais, pesca e aventura fazem parte da abundante oferta de turismo rural à disposição dos turistas no Paraguai.

                                                                                                                                 

A Associação Paraguaia de Turismo Rural (APATUR) e Empreendimentos Missioneiros de Turismo (EMITUR) formaram uma ampla rede de fazendas que oferecem serviços turísticos no interior do país. Algumas se encontram perto de Assunção e outras em zonas mais distantes, porém, todas com atrativos de singular relevância.

 

Entre as opções para o turista estão, por exemplo, a Fazenda Cerro León, entre Pirayú e Paraguari; na jurisdição de Piribebuy se encontra o complexo La Quinta e não longe dali no distrito de Caacupe está Los Manantiales.

 

No território pertencente ao distrito de Caaguazu se encontra a Estância La Golondrina, e em Coronel Oviedo oferece suas instalações a Estância Don Emilio. Já nos campos de Caazapá se chega à outra fazenda que leva o sugestivo nome de Loma Linda.

 

Viajando pela Ruta 1 (Rodovia 1), a pouco mais de 20 quilômetros de Assunção se encontra a granja Oñondivemi e mais além, perto do rio Tebicuary, em Caapucu, espera o visitante a Estância Santa Clara.

 

Em território missioneiro, o turismo rural se faz fácil com os balneários de Villa Florida, a Fazenda Estância Tacuaty de Santiago e San Francisco de San Miguel.

 

Os grandes festivais como o Internacional de Doma e Folclore que em Janeiro se realiza em Tacuaty ou a Fiesta de la Tradición Misionera (Festa da Tradição Missionária) de Santiago atraem a preferência de visitantes em cada ano.

 

No norte do país também existem lugares preciosos para o turismo rural. San Pedro, Concepción e Amambay tem recursos de sobra para receber visitantes, O Chaco, em sua extensa planície exibe lugares históricos, grande riqueza de exótica flora e abundância de aves e animais selvagens. Desde Fuerte Olimpo, o visitante se encontra ante o Pantanal Paraguaio, parte integrante do Grande Pantanal.

 

Pin It