Além do clima tropical e das águas mornas e cristalinas, as praias do país oferecem ótimas ondas para praticar surf

 

 

Sol, águas translúcidas e ondas: a República Dominicana é um destino dos sonhos para os amantes do surf. Tanto na costa norte, quanto na costa sul, as praias dominicanas oferecem uma ampla variedade de ondas que atraem todos os tipos de surfistas, desde os iniciantes até os mais experientes.

 

“A República Dominicana realmente tem tudo! Agrada as tribos de surfistas por ser um destino emocionante e cheio de aventuras”, disse Magaly Toribio, Assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “Temos muito orgulho de ser parte do circuito internacional deste tipo de turismo e proporcionar qualidade em todos os pontos do país”, acrescentou.

 

Amantes da adrenalina e de uma vida ao ar livre, os surfistas encontram no decorrer dos 1.675 quilômetros de costa da República Dominicana dezenas de praias para praticar o surf, partindo de Barranca, em Barahona, até o popular Encuentro en Cabarete, passando pela reluzente Macao, em Punta Cana.

 

Além da natureza circundante, o destino caribenho oferece aos surfistas uma grande diversidade de praias. Algumas com ondas que quebram para a direita, outras para a esquerda, e outras, em ambas as direções. Há opções para todos os gostos no que se refere ao tipo de solo das praias, com areia, pedras ou arrecifes.

 

As diferentes características das praias garantem que todo surfista, em qualquer nível de preparação, possa aproveitar o destino. Até mesmo as pessoas que por curiosidade decidem tentar surfar podem fazer aulas nas diversas escolas habilitadas, e poderão alugar pranchas de vários tamanhos, roupas apropriadas e professores surfistas experientes, que irão acompanhar a experiência de lançar-se nas aventuras do mar.

 

As praias que ficam na costa norte são mais populares e mais conhecidas pelos surfistas, enquanto as da costa sul começam a ganhar cada vez mais adeptos em âmbitos nacional e internacional. Quando for escolher onde surfar, vale a pena considerar as seguintes opções:

 

  1. PUERTO PLATA – Com mais de 55,4 quilômetros de praias de vegetação densa e areias douradas, a região de Puerto Plata é um verdadeiro paraíso ecológico. As águas mornas e o vento a fizeram mundialmente conhecida como um dos melhores destinos do mundo para praticar esportes aquáticos como o surf, o kitesurf e windsurf, sendo sede de importantes competições internacionais. Os surfistas podem surfar tanto no emblemático Malecón, como no famoso povoado de Cabarete, conhecido pela animada vida noturna com bares e discotecas. A Praia Encuentro, a 5 minutos de Cabarete, é a preferida dos surfistas em geral. Alí eles podem praticar e aprender surf nas escolas  localizadas à beira mar.

 

  1. BARAHONA – Localizada na costa sul do país, a província de Barahona é um dos principais destinos dos adeptos do surf. Por suas ondas e condições climáticas, as praias recomendadas são Barranca, Bahoruco, Ciénaga, San Rafael e Paraíso. As paisagens variam entre montanhas e mar, e têm sido sede de campeonatos internacionais de esportes.

 

  1. PUNTA CANA – Pode-se praticar surf nas pitorescas praias deste destino, sendo a Praia Macao, uma das mais destacadas, e fica a somente 30 minutos da zona norte de Punta Cana. Trata-se de uma praia ampla, com mais de um quilômetro de costa e pouca profundidade, completamente rodeada de palmeiras. As areias finas e brancas ressaltam o movimento do mar, que mescla tons de azul turquesa e esverdeado, proporcionando uma experiência fascinante para o surf. Várias escolas de surf estão situadas nesta praia e oferecem a possibilidade de aprender o esporte.

 

  1. SAMANÁ – Considerada uma das zonas mais belas e naturais da República Dominicana, a península de Samaná fica localizada na costa noroeste do país. É um destino único e ideal para os amantes da natureza e que gostam de uma vida mais ativa. Entre as numerosas praias da península boas para surfar, se destacam a praia Cosón, ainda virgem e localizada a 10 minutos do pitoresco povoado de caiçaras Las Terrenas. Com ondas que quebram de ambos os lados, é uma praia perfeita para os surfistas de nível intermediário que gostam de ondas suaves e um ambiente de muita tranquilidade e sem aglomerações. A praia El Valle, que fica entre duas montanhas, e a praia Bonita, ambas em Las Terrenas, também são recomendadas para surfistas iniciantes e intermediários.

 

  1. RIO SAN JUAN – Os surfistas mais radicais encontrarão uma oportunidade de muita adrenalina nas praias de Río San Juan, um município da província María Trinidad Sánchez, na costa norte da República Dominicana. Playa Grande, como o próprio nome indica, é uma das mais extensas do país e atrai um número grande de surfistas de todo o mundo que desejam dominar as grandes ondas provocadas pelo Oceano Atlântico. A poucos metros de lá está La Preciosa, outra praia visitada por surfistas na temporada de ondas, e as praias El Barco e La Muela. Diversos torneios de surf foram e são realizados nessas praias que se tornam cada dia mais conhecidas.

 

 

 

Pin It