WashingtonMonumentwithcherryblossoms

Foto: Divulgação

 

Durante a primavera (Hemisfério Norte) nada é mais marcante na Região da Capital dos Estados Unidos - formada por Washington, DC e os estados de Maryland e Virginia - do que o Festival Nacional da Flor de Cerejeira. O evento desse ano acontece entre 20 de março e 17 de abril e celebra o 104º aniversário, considerando a data que o Japão presenteou os EUA com as mudas da árvore de cerejeira.

 

O Festival Nacional da Flor de Cerejeira não é apenas uma celebração da chegada da primavera, mas é também o maior festival cultural da região, com duração de três semanas recheadas de atividades diversas para residentes e visitantes. A festa de gala beneficente Pink Tie Party dá início ao festival, em 18 de março, seguida pela Cerimônia Oficial de Abertura (gratuita), em 26 de março no Teatro Warner, que apresenta performances tradicionais e contemporâneas de artistas japoneses e americanos. Também fazem parte dos eventos mais populares do festival o Blossom Kite Festival (gratuito) em 2 de abril, o Southwest Waterfront Fireworks Festival (gratuito) em 9 de abril, e a National Cherry Blossom Festival Parade em 16 de abril. Para ver a agenda completa de eventos, clique aqui.

 

Todos os anos, mais de 1,5 milhão de visitantes vão a Washington, DC para admirar as mais de três mil árvores floridas. O momento do pico da floração é definido quando 70% das cerejeiras ao redor do Tidal Basin tiverem aberto seus botões, criando uma onda de cor rosa e branca impressionante. O Serviço de Parque Nacional (NPS) é o órgão responsável por medir o crescimento dos botões e todos os anos ele divulga uma previsão do período de maior floração. Geralmente esse pico acontece em 04 de abril, mas essa data pode mudar a cada ano. A temporada de floração, quando 20% das flores estão abertas antes das pétalas e folhas começarem a cair, pode durar até 14 dias, dependendo das condições climáticas.

Pin It