Há pratos típicos de países europeus que são famosos em quase todo o mundo. É o caso do fondue, um prato típico da Suíça, a salsicha da Alemanha e a batata frita da Bélgica. Porém, há deliciosos pratos típicos e inusitados de alguns países que muitos não conhecem. Veja a seguir alguns dos pratos mais tradicionais da Dinamarca, Mônaco e Noruega:

 

DINAMARCA

                        

Um prato dinamarquês que você não pode deixar de experimentar é o famoso smørrebrød. O nome pode ser difícil, mas a receita é bem simples. Trata-se de um sanduíche aberto de pão de centeio, que pode ser recheado com os mais variados ingredientes, como salmão, arenque ou carne de porco.

 

O prato existe desde o século XIX, quando surgiu como uma opção de almoço apreciada por toda a população, desde agricultores e operários de fábricas até a elite. Mas nos últimos anos, ele se tornou uma verdadeira mania com opções inéditas trazidas pelos chefs dinamarqueses que estão constantemente criando novas combinações de sanduíches que vão muito além do tradicional.

 

smorebrog 030216

Smørrebrød. Foto: Divulgação

 

O smørrebrød é tão importante para a cultura dinamarquesa que ganhou até um aplicativo! Através do Smorrebrod from Copenhagen é possível descobrir a história do tradicional sanduíche e acessar um guia completo com os melhores lugares para degustá-lo.

 

MÔNACO

 

Uma panqueca saborosa com algumas gotas de Grand Marnier e uma história inusitada. O Crêpe Suzette é uma sobremesa conhecida mundialmente, mas o que poucos sabem é que essa receita foi criada acidentalmente no Principado de Mônaco, no tradicional Café de Paris.

 

No final do século XIX, o Príncipe de Gales, que viria a tornar-se o rei Edward VII do Reino Unido, era um visitante frequente e entusiasta de Mônaco. Durante um almoço no Café de Paris, o chef Carpentier preparava panquecas com licor quando, sem querer, os ingredientes da panela começaram a pegar fogo e flambaram. O príncipe ficou encantado com o espetáculo e perguntou ao chef o nome da receita. Pego de surpresa, o chef admitiu que a receita havia sido inventada para a ocasião e sugeriu que as panquecas fossem chamadas de “princely crêpes”, em sua homenagem. No entanto, o príncipe propôs que as chamassem de Suzette, o nome da mulher que ele havia levado para almoçar.

 

crepe suzette 030216

Crêpe Suzette. Foto: Divulgação

 

DJean-Claude Brugel, atual chef do Café de Paris, revelou sua receita secreta de Crêpe Suzette, confira no link. A deliciosa sobremesa é uma inspiração para planejar a próxima viagem ao Principado.

 

NORUEGA

 

A Noruega é um dos melhores destinos para se degustar carnes exóticas. Principalmente durante o outono, é muito comum vermos esse tipo de carne em destaque nos restaurantes e também nas mesas da população. Estima-se que no extremo norte do país vivem mais de 250 mil renas, por isso, os povos indígenas da região, conhecidos como Sami, criaram a tradição de cozinhar pratos com a carne do animal. Essa tradição foi passada para o restante da Noruega e hoje é possível degustar a carne de rena de norte a sul.

 

Nos últimos anos, o número de cervos passou a ser ainda maior que o de renas nas florestas da Noruega, por isso essa carne também se tornou muito popular. É  encontrar carne de cervo fresca, defumada, curada ou seca. Outra carne também curiosa é a de Tetraz, que são aves parecidas com a galinha, mas com um sabor bem mais intenso.

 

carnes noruega 030216

Foto: Divulgação

 

Todas essas opções podem fazer parte de uma experiência gastronômica incrível na Noruega. No geral, essas carnes são magras e se tornam uma verdadeira iguaria quando preparadas corretamente.

 

Pin It