Todos os anos, a partir de meados de novembro quando são abertos, os famosos e tradicionais Mercados de Natal das cidades mágica da Alemanha recebem milhares de visitantes atraídos por toda a magia, beleza e encantamento peculiares desses mercados na época natalina. Como dizem os alemães, é um prazer temporário, mas que cujas impressões viverão para sempre.

 

Os Mercados de Natal são pontos de encontro dos moradores das cidades com os turistas, que têm a oportunidade de conhecer a cultura e a tradição local, e vivenciar um natal com neve. Além disso, os turistas podem sentir o cheiro da amêndoa torrada que se espalha pelo ar, degustar ótimos vinhos, ouvir músicas natalinas, e claro, comprar artigos de natal de produtores locais. Principalmente os produtos de Erzgebirge, a terra do Natal, onde há gerações, famílias fabricam diversos artigos natalinos.

 

Embora haja mercados de Natal em toda a Alemanha, as chamadas Cidades Mágicas realizam os mais belos Mercados de Natal. Cidades Mágicas é uma organização de marketing fundada em 1950, e que desde 2015 engloba 10 cidades: Munique, Dresden, Nuremberg, Düsseldorf, Frankfurt, Hannover, Hamburgo, Leipzig, Colônia e Stuttgart, com objetivos em comum como cooperação em marketing, intercâmbio de informação e representação de interesses frente a terceiros. A organização conta com apoio do Turismo da Alemanha, DB Bahn e Lufthansa.

 

Os mais famosos mercados natalinos alemães são: Münchner Christkindlmarkt e Kripperlmarkt em Munique, Dresdner Striezelmarkt e Mittelalter Weihnacht im Stallhof em Dresden, Nürnberger Christkindlesmarkt em Nuremberg, Santa Pauli e Weiber Zauber auf dem Jungfernstieg em Hamburgo. 

  

Nuremberg reserva uma bela cerimônia de abertura, onde um anjo abre o Mercado de Natal. “Esse anjo é selecionado todo ano entre várias adolescentes de 16 anos da cidade, depois de escolhida a vencedora, ela é caracterizada de anjo e deve ficar na ponta mais alta da torre da catedral de Nuremberg em cima do muro do terraço, preservando as tradições”, explicou Margaret Grantham, diretora do Centro de Turismo Alemão - DZT para a América do Sul.

 

christkindlesmarkt eroeffnung 01 ralf schedlbauer

O anjo na cerimônia de abertura do Mercado de Natal de Nuremberg. Foto: Ralf Schedlbauer

 

Em Hamburgo, no Distrito de Reeperbahn, conhecido como o distrito da “luz vermelha”, há um mercado de Natal bem famoso, o Mercado de Santa Pauli, onde há uma rua em que só homens podem entrar, pois é onde ficam as vitrines com as mulheres. Neste mercado de Santa Pauli só entram maiores de 18 anos porque lá acontece uma striptease de anjos. Em Hamburgo também há outros mercados como o Weiber Zauber auf dem Jungfernstieg conhecido como mercado branco porque as barraquinhas são todas brancas. Este mercado é realizado num bairro nobre, onde é possível tomar uma champanhe curtindo a bela vista do lago Alster.

  

weihnachtsmarkt746 v-contentgross

Mercado de Natal "Branco" em Hamburgo. Foto: Christian O. Bruch

 

Ainda em Hamburgo, o Mercado de Natal em "Rathausmarkt" (City Hall Square) é conhecido como "o mercado histórico de Natal", pelo fato da feira acontecer na parte histórica da cidade. Está entre os mais queridos de Hamburgo. Seus estandes foram projetados de uma maneira diferente e ele vem com uma atração onde comerciantes do mundo todo oferecem brinquedos. Para as crianças é um paraíso.

 

Munique realiza até a véspera do Natal, o Mercado dos Presépios, Kripperlmarkt, que exibe nas ruas, vários presépios, um mais bonito que o outro. No centro da cidade, em Marienplatz, acontece o Münchner Christkindlmarkt, principal mercado bávaro. E há muitos outros mercados em vários bairros, destaque para o Pink Crystal Market dirigido à comunidade LGBT e o mercado no Aeroporto de Munique que é ideal para quem está em trânsito entre um vôo e outro, pois pode-se degustar comidas e bebidas típicas e fazer compras. Há, inclusive, uma charmosa pista de patinação no gelo.

  

Colônia também tem um mercado de presépios, porém, dentro das igrejas.

 

Já em Dresden, ocorre o nostálgico Mercado de Natal da Idade Média, que traz pessoas caracterizadas com vestimentas típicas, comidas e jogos da época e barracas montadas exatamente como na Idade Média. 

 

Mercado de Natal em Dresden: 

 

Os Mercados de Natal, em geral, começam no final de novembro e terminam às vésperas do Natal.

 

Nas Cidades Mágicas, opções é que não faltam para um Natal feliz.

Pin It