Turistas aproveitando o Natal

Turistas aproveitando o Natal. Foto: Turismo da Espanha

 

O Natal é talvez as festas mais tradicionais e familiares em todo o mundo e na Espanha são prorrogadas até 6 de janeiro. Visitar o país entre meados de dezembro e início de ano está sempre cheio de momentos agradáveis que compartilhar. A seguir, cinco das tradições mais populares do Natal espanhol.

 

1.“El Gordo” de Natal

 

Representação de bolas do sorteio de Natal

Representação de bolas do sorteio de Natal. Foto: Turismo da Espanha

 

A festa inicia na Espanha de forma praticamente oficial no dia 22 de dezembro com o sorteio de Natal da Loteria Nacional. O seu prêmio principal é conhecido popularmente como “El Gordo”. A participação é em massa e o sorteio é muito seguido durante toda a manhã. Tem uma peculiaridade que o torna muito original: os números premiados são cantados por meninos e meninas com um ritmo inconfundível. São prêmios muito distribuídos e os vencedores costumam festejar em grande estilo na rua.

 

2. Refeições cheias de sabores natalinos e muita doçura

 

Gastronomia da Noite de Natal

Gastronomia da Noite de Natal. Fotos: Turismo da Espanha

 

São datas de elaboradas refeições com familiares e amigos. A noite mais especial é a de 24 de dezembro, Nochebuena (Noite de Natal), quando restaurantes e hotéis oferecem menus extraordinários para celebrar em grande estilo. Normalmente incluem-se numerosas entradas a base, por exemplo, de presunto ibérico, mariscos e ricos queijos, seguidos por pratos como sopas, assados de carne ou peixe, ou peru recheado. E para finalizar, doces e sobremesa, verdadeiros protagonistas, da gastronomia natalina. Torrones, marzipãs, polvorones, amanteigados, e, certamente, a rosca de reis  são dos imprescindíveis a provar. Nesta reportagem você pode conhecer mais sobre os alimentos típicos de Natal na Espanha.

 

 

3. Iluminações cheias de cor

 

Luzes de Natal © Esquerda e centro: jcami / Direita: Olivier Guiberteau

Luzes de Natal. Fotos: © Esquerda e centro: jcami / Direita: Olivier Guiberteau

 

Na Espanha existem luzes de Natal que podem se orgulhar de causar espanto em crianças e adultos. Cidades como Madri, Barcelona, Málaga ou Vigo foram talvez as mais chamativas nos últimos anos, mas, desde finais de novembro, é habitual que todas iluminem cada noite suas ruas com cores e motivos natalinos. De fato, um bom plano para desfrutar em Natal é um passeio noturno bem abrigado e com uma casquinha de castanhas assadas na mão pelas feiras natalinas e presépios.

 

 

4. As 12 uvas mais festivas de sempre

 

Uvas de fim de ano

Uvas de fim de ano. Foto: Turismo da Espanha

 

Esta tradição promete sorte e é um modo original de trocar de ano. Consiste em comer 12 uvas às 12 da noite do dia 31 de dezembro e fazê-lo ao ritmo das 12 badaladas que dão as boas-vindas ao novo ano. Frente ao televisor seguindo as badaladas do famoso relógio da Porta do Sol de Madri, ao vivo na mesma Porta do Sol ou no lugar emblemático onde se celebram as badaladas em seu destino, qualquer opção é boa para comemorar a chegada do novo ano.

 

5. Uma noite mágica cheia de ilusão

 

Representação da chegada dos Reis Magos do Oriente

Representação da chegada dos Reis Magos do Oriente. Foto: © Iakov Filimonov

 

É a noite de 6 de janeiro, quando chegam à Espanha os Reis Magos do Oriente e trazem presentes a todas as crianças. É tradição que cada menino escreva antes uma carta aos reis explicando-lhes como se portaram este ano e pedindo presentes. Em shopping centers e espaços de lazer, caixas de correio são instaladas para enviar essas cartas e pajens reais muitas vezes aparecem para recolhê-las à mão. Finalmente, na tarde de 5 de janeiro os Reis Magos chegam a todas as cidades com uma divertida cavalgada pelas ruas que encantam as crianças. Depois, é hora de dormir cedo e esperar com toda a ilusão na manhã do dia seguinte para ver que presentes trouxeram. São Melchor, Gaspar e Baltazar e à noite entram em todas as casas pelas janelas, varandas e chaminés de forma mágica. 

 

Pin It