Marvão Serra de São Mamede crédito Turismo do Alentejo

Marvão - Serra de São Mamede. Crédito: Turismo do Alentejo

 

O Alentejo, maior e mais autêntica região de Portugal, possui paisagens incríveis e encantadoras. Planícies intermináveis, campos floridos, florestas, castelos imponentes, monumentos históricos, e tantas outras paisagens que fica até difícil listar tudo. Algumas delas estão entre as mais bonitas não só da região, mas de Portugal. Confira abaixo cinco das paisagens mais bonitas e marcantes do Alentejo.

 

Montado

 

Montado crédito Turismo do Alentejo

Montado. Crédito: Turismo do Alentejo

 

O montado é uma das paisagens mais icônicas e idílicas do Alentejo, e faz parte da identidade, das tradições, dos costumes e da economia local. O montado é um ecossistema florestal de castanheiros, azinheiras, carvalhos ou sobreiros - árvore da qual se extrai a cortiça -, alinhado em planícies onduladas ou em pequenas serras. Estas paisagens, criadas há pouco mais de 150 anos, foram planejadas estrategicamente pelo homem para proteger o sobro, responsável pela produção de cortiça de Portugal, considerado maior produtor de cortiça do mundo.

 

Vale do Guadiana

 

Rio Guadiana crédito Turismo do Alentejo

Rio Guadiana. Crédito: Turismo do Alentejo

 

Com cerca de 70 mil hectares, o Parque Natural do Vale do Guadiana fica no sudeste do Alentejo, entre as vilas de Mértola e Serpa, quase na fronteira com a Espanha. O local é um importante corredor de aves migratórias e habitat para grandes aves de rapina. O parque reúne paisagens magníficas, flora exuberante e fauna que inclui animais majestosos, como o lince-ibérico, o grifo e a águia-real. É perfeito para curtir um dia ao ar livre em meio à natureza. No centro do parque está Mértola, que conta com diversas atrações para amantes de história e cultura e é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas naturais do Vale do Guadiana.

 

Estuário do Sado

 

Praia Tróia Mar Estuário do Sado crédito Turismo do Alentejo

Praia Tróia Mar - Estuário do Sado. Crédito: Turismo do Alentejo

 

Este estuário, próximo de Alcácer do Sal, é uma região úmida e muito fértil, possui paisagem marcada pelos arrozais e pelas mais de 200 espécies de aves que procuram o Estuário do Sado para sua nidificação. Além disso, no Rio Sado reside uma importante colônia de roazes-corvineiros (uma espécie de golfinho). Este é um dos poucos lugares do mundo onde a espécie vive em um habitat de água doce. A área é uma reserva natural e uma área de proteção especial para muitos animais, perfeito para os viajantes se conectarem com a natureza no seu estado mais autêntico.

 

Alqueva

 

Alqueva Crédito Dark Sky Alqueva

Alqueva. Foto: Crédito Dark Sky Alqueva

 

O Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa. Construído sobre o Rio Guadiana, o lago possui 250 quilômetros quadrados e é ideal para passar dias descontraídos, tanto para relaxar quanto para aproveitar muitos pontos de interesse que existem no entorno, como os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel. Além disso, o lago possui ótimas condições para atividades ao ar livre e para a prática de esportes náuticos. Em vários pontos às margens do Alqueva, é possível aproveitar praias de água doce, como as praias de Mourão, Monsaraz, Cheles e Tapada Grande, por exemplo. À noite, o local é perfeito para a observação do céu estrelado, seja com equipamentos especializados ou a olho nu, já que a região do Alqueva é uma Starlight Destination, área protegida de poluição luminosa e atmosférica.

 

Serra de São Mamede

 

Serra de São Mamede crédito Turismo do Alentejo

Serra de São Mamede. Foto: Turismo do Alentejo

 

Esta área verdejante e protegida é muito diferente das paisagens planas da região. O local se destaca pelo seu cume de 1.025 metros de altitude, ponto mais elevado ao sul do Tejo e um excelente mirante para apreciar toda a beleza e diversidade das paisagens do seu entorno. O Parque Natural da Serra de São Mamede abriga uma floresta de carvalhos, oliveiras e mais de 800 espécies de plantas que partilham o seu habitat com répteis e aves. A melhor forma de conhecer toda sua riqueza é caminhando ou pedalando. A vila murada de Marvão, situada no topo de uma montanha íngreme, oferece uma visão de aves de rapina voando no céu.

 

Pin It