Bosque no outono no Vale de Ambroz, Extremadura

Bosque no outono no Vale de Ambroz, Extremadura. Foto: © Margarita Ramos

 

É fácil encontrar verdadeiros paraísos naturais no outono na Espanha. Talvez a única dificuldade seja escolher um entre tantos lugares maravilhosos espalhados por todo seu território. As paisagens de litoral mais próprias do verão cedem passagem a esbeltas montanhas, vastos vinhedos, vales onde o tempo parece parar, e bosques envolvidos em uma atmosfera de paz absoluta. A seguir, alguns lugares irresistíveis e um tanto desconhecidos para iniciar um diálogo direto com a natureza, sem intermediários.

 

Vale de Ambroz, Cáceres

 

Assistir a um ‘Outono mágico’ pelo menos uma vez na vida. Sim, no impressionante Vale de Ambroz, em Cáceres (Extremadura) é realizado este evento cultural, com programações originais e diferentes cada ano. Observação de aves de todos os tipos, atividades aquáticas, trekking no meio dos azinhais, castanheiros e pinhais ou em suas zonas de alta montanha são opções do dia a dia, em um lugar ideal para se esquecer das preocupações. Você sabia que, além disso, foi escolhido pela Comissão Europeia como um Destino Europeu de Excelência (EDEN) em 2019?

 

Mosteiro de Piedra, em Nuévalos (Zaragoza)

Cascata de Trinidad no Parque Natural do Mosteiro de Piedra, Aragón

Cascata de Trinidad no Parque Natural do Mosteiro de Piedra, Aragón. Foto: © M. Peinad

 

Cascatas e quedas d’água espetaculares, frondosos bosques, grutas e galerias rochosas que oferecem ângulos de visão incríveis dos lagos que passam por seus fundos, o elegante ir e vir de aves de rapina... Um passeio por uma completíssima paisagem de natureza exuberante.

 

Faial de Montejo, Madri

 

A pouca distância de Madri, na Sierra del Rincón, existe uma das áreas de bosque frondosas e úmidas mais ricas da Espanha, que transportam a cenários de filmes. A paleta de cores do Hayedo de Montejo no outono abrange amarelos, verdes, tons avermelhados e alaranjados que exaltam a figura das faias e criam uma atmosfera mágica.

 

Las Médulas, El Bierzo (León)

Vista das Medulas, León

Vista das Medulas, León. Foto: Divulgação Turismo da Espanha

 

Lugar de passagem do Caminho de Santiago, Las Médulas é parte de uma região rica em história, monumentos e sítios arqueológicos: El Bierzo. O impacto visual causado pelo irregular relevo deste antigo complexo de minas, do qual os romanos chegaram a extrair cerca de 800 toneladas de ouro, é impressionante. E também as rochas avermelhadas e os castanheiros ao seu redor; por algum motivo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Realizar um roteiro a pé, de bicicleta ou a cavalo para conhecer a fundo esta paisagem; desfrutar do costume outonal da colheita de castanhas em uma das melhores regiões para isso... aqui as possibilidades são imensas, assim como Las Médulas.

 

Laguna Negra, Soria

Laguna Negra, Soria

Laguna Negra, Soria. Foto: © Ángel Felicisimo

 

Passeando por um caminho de pinheiros silvestres no Vale do Revinuesa você chega à silenciosa Laguna Negra, a quase 2.000 metros de altitude. A escuridão de suas águas, junto às luzes e sombras projetadas pelos pinhais e faiais próximos, compõem uma paisagem onírica que alimentou muitas lendas. Assim, não é de se estranhar que este oásis envolvido em mistério da Sierra de Urbión (Soria) servisse de inspiração para o destacado poeta espanhol Antonio Machado. Nos meses de outono, antes das primeiras nevadas, o contraste entre os tons de sua vegetação é um espetáculo.

 

Trilha do Urso, Astúrias

Ursos na Senda del Oso, Astúrias

Ursos na Senda del Oso, Astúrias. Foto: © Tomas Miñambres. Turismo de Asturias

 

Um antigo traçado de ferroviário transformado em via verde, um roteiro sinalizado para praticantes de trekking e de ciclismo. Três itinerários em forma de Y entre os povoados de Entrago, Tuñón e Santa Marina que, ao longo de uns 36 quilômetros, somam 30 túneis, sete pontes e três desfiladeiros. A trilha do urso é um convite a se meter na pele de um viajante que caminha pela imponente natureza de Astúrias com a curiosidade de quem procura um tesouro. Entre as melhores recompensas desta experiência está poder contemplar os exemplares de ursos pardos que, em semiliberdade, vivem em uma zona delimitada do percurso.

 

Selva de Irati, Navarra

Represa Irabia na Selva de Irati, Navarra

Represa Irabia na Selva de Irati, Navarra. Foto: © Gaizka Bilbao

 

Estar diante de um dos bosques mais extensos e bem conservados de toda a Europa é um privilégio. Todas as atividades realizadas em Irati (Navarra) levam em conta a preservação de um meio quase virgem, inclusive a coleta de cogumelos, regulada por autorizações. No outono é interessante escutar “a berra”, os sons emitidos pelos cervos em sua época de acasalamento.   Cada estação do ano é especial neste faial-pinhal onde o escritor Ernest Hemingway costumava “se perder” após as festas de San Fermín.

 

Bosque de Pinsapos, Sierra de Grazalema (Andaluzia)

Grazalema, Cádis

Grazalema, Cádis. Foto: Divulgação Turismo de Espanha

 

O lugar que registra mais chuvas de toda a Espanha fica no sul, no parque natural Sierra de Grazalema. Declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, este lugar privilegiado da província de Cádis esconde autênticas joias vegetais. O bosque de pinsapos, uma espécie milenar, é uma delas. Uma via romana, roteiros para fazer a pé ou a cavalo, atividades aéreas como parapente e asa delta para os mais atrevidos... São muitas as opções para que cada um se conecte à sua maneira com a serra de Grazalema. Além disso, aqui há uma aposta no ecodesenvolvimento, e atividades autóctones como a fabricação de mantas de lã e derivados do couro são realizadas em condições de rigoroso respeito ao meio ambiente.

 

Circo glacial de Colomèrs, Vall D'Arán (Lleida)

Refúgio no Circulo Glaciar de Colomers

Refúgio no Circulo Glaciar de Colomers. Foto: © Isidro Jabato

 

O espetacular Vall D'Aran, situado no coração dos Pirineus, reúne atrativos naturais, gastronômicos e artísticos em uma equilibrada proporção que mexe com todos os sentidos. A sensação de estar em um lugar único começa por um clima atlântico apesar de sua situação mediterrânea. Lugares como o Circo Glaciar de Colomèrs, com mais de trinta lagos aos quais o acesso é através da pista asfaltada da ribeira do vale de Aiguamòg, conhecido por suas águas medicinais, são um bom exemplo das experiências únicas que podem ser vividas aqui.

 

Mirante de Fuente Dé, Picos de Europa (Cantábria)

 Vista de Fuente Dé, Cantábria

Vista de Fuente Dé, Cantábria. Foto: Divulgação Turismo da Espanha

 

O Parque Nacional dos Picos de Europa está repleto de lugares recomendáveis ao longo das três províncias que abrange: Astúrias, León e Cantábria. É precisamente nesta última onde se encontra o mirante de Fuente Dé, a mais de 1.800 metros de altitude. Pouco mais de três minutos de subida no teleférico e pronto: a região de Liébana está aos seus pés. Uma imagem panorâmica impressionante para congelar na retina enquanto você saboreia um pausado “cocido lebaniego”, um guisado típico da região cozido a fogo lento, e se estiver um dia de névoa, terá a sensação de estar flutuando entre os cumes.

 

Pin It