Em parceria com o blog Mari Pelo Mundo, entrevistamos Patrick Ruivo, primeiro diretor geral na história da Dama de Ferro a vir ao Brasil. O executivo falou também sobre os desafios que tem pela frente, sustentabilidade e deu dicas aos visitantes brasileiros

20221101 093438

Torre Eiffel. Foto: Viagem News

 

O Viagem News, em parceria com o blog Mari Pelo Mundo, aproveitou a vinda do Diretor Geral da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel, entidade que administra a torre, Sr. Patrick Branco Ruivo, ao Brasil, para participar do France Excellence América Latina 2022, que aconteceu em São Paulo, de 19 a 22 de setembro no hotel Rosewood, para saber das novidades da Dama de Ferro em um bate-papo descontraído. “É a primeira vez, na história da Torre Eiffel, que um diretor geral vem ao Brasil”, fez questão de destacar, Patrick.

 

Para aqueles que não sabem, a Torre Eiffel é a atração turística mais visitada de Paris e uma das mais visitadas do mundo, chega a receber aproximadamente 6 milhões de visitantes por ano. Mas, afinal, por que ela atrai tantos visitantes assim? Muitos podem pensar: é apenas uma torre. Porém, quando a avistamos ao vivo, de qualquer lugar de Paris, percebemos que não é apenas uma torre. É a Torre! Ela é esplendorosa, linda, elegante, encantadora e possui um magnetismo inexplicável, além disso, quando você sobe na torre, você vive experiências inesquecíveis! É simplestmente magnífica! Dizem que Paris é mágica, então, certamente a Torre Eiffel é uma das principais responsáveis por essa magia.

 

Ela começou a ser construída no final do século XIX, quando os engenheiros decidiram construir uma torre em 26 meses para a exibição universal de 1889, quando se comemoraria os 100 anos da Revolução Francesa. O Sr. Patrick relatou que foi um desafio incrível para a época, ressaltando o fato de que os engenheiros podiam contar apenas com a inteligência humana, uma vez que ainda não existia o computador e ainda assim conseguiram fazer uma torre bem moderna.

 

O diretor geral disse que, atualmente, ele tem dois desafios a enfrentar: o primeiro é deixar a torre brilhante e bonita, pronta para os jogos olímpicos e o segundo é aumentar a experiência dos visitantes com os restaurantes e diminuir o tempo de espera para a visitação.

 

A torre está sendo pintada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e tem que estar totalmente pronta no final de 2023 para os jogos. Para isso, Patrick tem sob seu comando, 1.000 funcionários que trabalham direta ou indiretamente na torre.

 

Logo no início de sua existência, a torre era vermelha, depois tornou-se laranja, depois castanho nos anos 1960, e agora está sendo pintada na cor amarelo castanho, a mesma cor usada no ano de 1907, e que, de acordo com o diretor geral, dá um aspecto mais jovem e mais brilhante a ela. “Quando há um sol, uma bela luz sobre a torre, dá um aspecto em caráter metálico que é muito bonito, e a pintura para a torre é muito importante, a cada 7 anos temos que pintar a torre porque é ela que protege a estrutura da Torre Eiffel”, explicou.

 

tour eiffel 1 a

Altura em metros dos andares da Torre em relação ao solo

 

Quanto aos elevadores, há três para levar o visitante do piso térreo ao segundo andar, sendo que dois deles são hidráulicos e completamente inovadores porque na época não havia muita eletricidade e tinha que se inventar sistemas mecânicos originais. E foi exatamente isso o que fez o brilhante engenheiro Gustave Eiffel.

 

A cada 7 minutos, os elevadores levam 200 visitantes ao segundo andar. Um terceiro elevador estará em operação no final do ano de 2023 e aumentará a capacidade da Torre Eiffel, que hoje é de 6 milhões de visitantes por ano, neste ano vai se atingir 5,8 milhões de visitantes e com o terceiro elevador a capacidade subirá progressivamente até 7 milhões de visitantes por ano. Do segundo andar ao topo operam 4 elevadores com capacidade para até 16 pessoas, por isso, no verão há fila de espera no segundo andar, às vezes essas filas chegam até ao térreo. A época mais cheia é o verão europeu, especificamente nos meses de julho e agosto.

 

As obras para substituir os elevadores levam cerca de 5 anos para terminar, as normas de segurança em 60 anos também evoluíram e por isso os elevadores devem ser adequados a elas.

 

O Sr. Patrick enfatizou as experiências que podem ser vividas na Torre Eiffel: “A beleza, a elegância, da Torre Eiffel dá emoção às pessoas, a torre é universal, então, como gestor da Torre Eiffel, tenho que continuar a dar esse brilho à torre. Não é só chegar, subir, tirar fotos e ir embora, é muito mais que isso, e há várias experiências quando se vai à torre, temos restaurantes, que são restaurantes liderados por chefs muito conhecidos da França, seja o Frédéric Anton, do restaurante Le Jules Verne, ou o do primeiro andar com a Madame Brasserie, agora fizemos uma parceria com o Pierre Hermé e os famosos macarons, é um destino gastronômico, onde você descobre parte de Paris, com uma história interessante.”

 

20220920 111906

André, do Viagem News, Patrick Ruivo, diretor geral da Torre Eiffel e Mari, do blog Mari Pelo Mundo. Foto: Viagem News

 

Existe um sistema de contagem para controle da quantidade de pessoas que visitam a torre, e por razões de segurança já houve situações em que foi preciso fazer evacuações, com isso, tornou-se necessário determinar um número máximo de pessoas em cada andar. Assim, a capacidade do topo é de suportar até 400 pessoas ao mesmo tempo, a do segundo andar é de até 1.200 pessoas, a do primeiro andar é de até 3.200 pessoas e a capacidade embaixo da torre é de até 8.000 pessoas. Devido a essa limitação, nem todos podem ir até o topo, a capacidade máxima por dia no topo é de cerca de 12.000 pessoas. “Por exemplo, se num dia de verão 25.000 pessoas visitam a torre, 12.000 subirão até o topo, 13.000 até o segundo andar. As pessoas que sofrem de vertigem, muitas vezes param no segundo andar”, informou o Sr. Patrick.

 

Como novidades, o diretor geral da torre citou a compra do bilhete online que facilitará o acesso ao visitante, uma vez que não terá que enfrentar filas para comprar os ingressos, e, dois tipos de visitas guiadas que serão lançadas na primavera de 2023. Uma será a Visita VIP para até seis pessoas no máximo, para conhecer os bastidores da torre, com acesso direto, sem ter que pegar fila, até o topo e o segundo andar e com a possibilidade de beber uma champagne durante a visita. A outra será uma visita em grupo com até 12 pessoas, onde as equipes da torre Eiffel, que são embaixadores da torre porque a conhecem melhor do que ninguém, guiarão o grupo em uma visita muito interessante. A visita VIP custará o preço de EUR 1.500 por pessoa.

 

“A gente gosta da sobriedade, para mim, a elegância da torre é a sobriedade, por isso a nossa iluminação quando a torre cintila todas as horas durante 5 minutos, parece que a torre é um diamante, e não precisa de muitas luzes, nem cores diferentes, é simples, a sobriedade, e a beleza e a elegância. Apenas no dia 14 de junho é que se põe muitas cores por cima da torre com os fogos de artifício”, declarou Patrick.

 

A preocupação com a sustentabilidade também é visível, a partir do dia 23 de setembro do presente ano, as luzes da Torre Eiffel que atualmente são desligadas à 01h00 da manhã, passarão a ser desligadas às 23h45, em decorrência de novas decisões tomadas pela Câmara Municipal de Paris, no tocante à economia de energia elétrica. E como ações diretas da administração da torre para um desenvolvimento turístico sustentável, o Sr. Patrick informou que daqui a dois meses não serão mais permitidos o uso de copos e embalagens plásticas na torre, e daqui a 4 anos não haverá mais nenhum tipo de plástico na torre.

 

“Nas nossas lojas, haviam muitos produtos chineses, que vinham de outra parte do mundo, e nós estamos na Torre Eiffel, devemos fazer a promoção dos produtos franceses, não vamos fazer a promoção dos produtos chineses, então lançamos a marca “La Tour Eiffel, Paris 1889” e os visitantes agora compram todos os produtos da nossa marca e ela funciona muito bem, então, quando se escolhe qualidade, há sempre clientes para comprar, isso é que é importante”, acrescentou o Sr. Patrick.

 

A marca foi lançada em julho do ano passado em parceria com Macaron de Pierre Hermé, outra parceria foi feita com a Air France, que faz publicidade na torre, unindo elegância com emoção.

 

A sede da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel encontra-se a poucos metros da torre. Então, o Sr. Patrick costuma ir quase todos os dias na torre, onde aproveita para interagir com os visitantes. “Quando vejo brasileiros na torre, muitas vezes gosto de parar e falar com eles, tem poucas ocasiões para eu falar português, sou francês, mas é sempre um prazer ver nossos amigos brasileiros, é sempre importante subir pelas escadas, que dá uma outra visão da Torre Eiffel isso é muito interessante, e depois, as escadas também não são muito altas, por isso, a subida vai durar 20 minutos até o segundo andar, e quando se sobe ao segundo andar é uma forma também de satisfação e se quiser pode parar no primeiro andar, fazer uma pausa e depois subir até o segundo andar. Mesmo que subir de elevador, deve descer do segundo andar para o primeiro andar de escada para se ver a estrutura interna da Torre Eiffel”, finalizou o Sr. Patrick, que nasceu na França, mas é filho de portugueses e por isso fala fluentemente a língua portuguesa.

 

 

Dicas

 

  • Compre ingressos com antecedência para fugir das filas.

  • Geralmente, em janeiro, a visitação ao topo é fechada para se fazer obras importantes.

  • É proibido fumar na Torre Eiffel.

  • Toda vez que o vento no alto da torre ultrapassa os 80 km/h, o acesso ao topo é fechado por questões de segurança.

  • O restaurante Madame Brasserie, antigo 58, no primeiro andar, que antes só servia o almoço e jantar, agora também serve café da manhã e chá da tarde. E como é um espaço dedicado ao visitante de passagem, não é necessário fazer reserva.

  • O serviço de champagne está localizado num quiosque no topo da torre que abre às 11 da manhã, e a compra é feita diretamente ali. Até o final do ano pretende-se implantar no sistema, uma opção para as pessoas também poderem incluir a taça de champagne no momento da compra do ingresso.

  • O melhor momento para se subir ao topo da torre é na hora do pôr do sol, observando o lado oeste de Paris com uma taça de champagne na mão.

  • O único dia do ano em que a torre é fechada para a visitação é o dia 14 de julho, dia da Festa Nacional da França. Ela é fechada por motivos de segurança para a colocação de fogos de artifícios que serão lançados às 23h00. Os visitantes devem se dirigir à noite para perto da Torre Eiffel, para ver o show que dura em torno de meia hora e é uma das coisas mais bonitas de se ver.

  • No fim do ano, no dia 31 de dezembro, a torre fecha às 9h da noite porque agora as comemorações para a virada do ano acontecem na Av. Champs Élysées.

  • Desça do segundo andar para o primeiro andar pelas escadas, assim você poderá ver como é a estrutura interna da torre.

 

 

tour eiffel

Imagem: Reprodução

 

Para mais informações, acesse o site oficial da Torre Eiffel: www.toureiffel.paris

 

Para ouvir o podcast do Blog Mari Pelo Mundo com a entrevista do Sr. Patrick B. Ruivo, clique aqui.

 

Pin It