001 DJI_0099FAM HOLLAND (1)

 

Localizada a aproximadamente a duas horas de avião de Lima na fronteira com o Brasil, a região de Loreto é famosa por guardar parte da selva amazônica no território peruano. Sua capital, Iquitos, possui inúmeros atrativos turísticos culturais, históricos e gastronômicos, além de uma riqueza natural invejável, com fauna e flora únicas da mata amazônica. Confira abaixo as melhores experiências para se viver na amazônia peruana:

 

Tour por Iquitos

 

Iquitos, capital da região de Loreto, é conhecida por ser a cidade de maior quantidade de habitantes em todo o mundo que não pode ser alcançada por rotas terrestres, além de possuir o porto fluvial mais importante do Peru. Situada na margem esquerda do Rio Amazonas e circundada pelos rios Nanay e Itaya, é uma das cidades mais exóticas da América do Sul. Em volta da cidade, se localizam diferentes povos indígenas, zoológicos, reservas nacionais e outros atrativos naturais que constantemente atiçam a curiosidade dos turistas que chegam por lá. 

 

A cidade de Iquitos também guarda vários pontos turísticos urbanos importantes. A cidade teve o seu apogeu no século XIX, no quadro da "febre da borracha", e muitos dos principais atrativos da cidade pertencem a esta época. Além da bela arquitetura das suas mansões coloridas do século XX, o turista também pode fazer um tour para conhecer diversas construções da cidade, como a Igreja Matriz de Iquitos – considerada a única igreja gótica peruana –, a Casa de Fierro – grande residência de ferro construída no final do século XIX, preservada e aberta para visitantes e desenvolvida pelo estúdio da Eiffel –, o Museu Amazônico – construído em 1863 com um acervo de mais de 80 esculturas de fibra de vidro em tamanho natural que revelam os principais grupos étnicos existentes na Amazônia do Peru, Brasil e Venezuela –, a Biblioteca Amazônica – com um acervo de 27.000 livros e 3.000 fotografias históricas e o título de segunda biblioteca mais importante da América Latina sobre temas amazônicos depois da Biblioteca de Manaus – e o Mercado Artesanal de San Juan.

 

Um passeio pelas Reservas Nacionais

 

O território de Loreto guarda duas das mais importantes Reservas Nacionais do Peru, todas elas abrigando uma variedade incrível de vida selvagem devidamente preservadas no ambiente amazônico. 

 

A Reserva Nacional Allpahuayo Mishana, localizada a cerca de três horas de Iquitos, é conhecida pelo seu grande apelo científico e biológico devido a seus ecossistemas únicos. Em seus 58 mil hectares se preserva a maior concentração de florestas de areia branca conhecida na Amazônia peruana, que abriga inúmeras espécies endêmicas, como os primatas Parauaçu e Titi lucífer, além de aves encontradas apenas neste ambiente, como é o caso da anambé-pompadora.

 

Pacaya Samiria

 

Já a Reserva Nacional Pacaya Samiria, situada a 183 km de Iquitos, se espalha pelas províncias de Loreto, Requena, Ucayali e Alto Amazonas. É um lugar cercado pelos rios Marañón e Ucayali-Canal de Puinahua, contando ainda com três bacias hidrográficas e lagoas, que são o habitat natural dos raros e famosos botos-cor-de-rosa.

 

A sua fauna conta com outros 101 mamíferos, incluindo alguns ameaçados de extinção, como o macaco-aranha e a tartaruga-da-amazônia, além de répteis, anfíbios, peixes e mais de 1.000 plantas silvestres. 

 

Por ser uma área bastante extensa, há várias trilhas e rotas turísticas oferecidas por lá. Existem também alguns circuitos turísticos que envolvem atividades fluviais, como a visita a bacia Yanayacu-Pucate, conhecida por ser a área onde se localiza o maior número de abrigos e áreas de camping ao longo do rio e que possui a famosa lagoa El Dorado. Também é possível visitar San Martín de Tipishca, onde o turista tem a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva junto com os habitantes da comunidade nativa kukama kukamilla.

 

Cruzeiros no Rio Amazonas

 

Para quem procura uma experiência mais requintada, há muitos cruzeiros de luxo que navegam nas águas do Rio Amazonas para mostrar as maravilhas da impressionante mata ao seu redor. Saindo de Iquitos em direção ao coração da selva, o cruzeiro promete levar o turista em uma expedição para conhecer o máximo da Reserva Nacional Pacaya Samiria em alto estilo. No trajeto, é possível avistar os botos cor-de-rosa seguindo o caminho do navio, e ao chegar no destino, a imersão no convívio com as comunidades nativas e suas atividades cotidianas fará com que o viajante tenha uma experiência inesquecível e sem igual.

 

Os cruzeiros, que por sua vez oferecem serviços de hotéis 5 estrelas flutuantes, proporcionam aos clientes uma estadia recheada de regalias, seja com sua cozinha refinada de primeira qualidade ou com suas atividades relaxantes nos spas e jacuzzis. Para os mais aventureiros, alguns dos cruzeiros também oferecem atividades como kayaking, paddleboarding, pescaria, canopy e até safari noturno pelas águas da selva. Observação de aves amazônicas, experiências imersivas em comunidades nativas e plantio de árvores são outras opções de vivências para o turista que quer aproveitar ao máximo a sua visita à selva peruana.Experiências na mata amazônica

 

Em Loreto, há diversas atividades na mata para os mais aventureiros. Ao se hospedar em um dos albergues da selva, por exemplo, o turista tem a oportunidade de experienciar o canopy, onde é possível caminhar entre as copas das árvores por pontes suspensas a 10 metros do chão. Também há o avistamento de flora e fauna em Loreto, que é perfeito para os amantes da biodiversidade que querem ver tudo que a mata amazônica tem pra mostrar.

 

Nos passeios noturnos e nas trilhas oferecidas é possível encontrar mais de 200 espécies de árvores e plantas medicinais, além de também ter a opção de navegar pelos rios e lagos e assistir um belo pôr-do-sol, avistar o mítico boto cor-de-rosa ou até mesmo conhecer as gigantescas Vitórias-Régias, cujas folhas medem até  um metro de diâmetro.

 

A gastronomia da selva

 

Não dá pra passar pela selva peruana sem experimentar os deliciosos e inigualáveis sabores da terra. Trazendo para o turista uma experiência acima de tudo exótica, a cozinha da Amazônia peruana é marcada pelo seu caráter simples, natural e selvagem, refletida principalmente no preparo de suas carnes, saladas e caldos. O tacacho, os juanes, o churrasco de paca e o inchicapi se destacam como pratos principais dessa região, todos ricos em ingredientes retirados da terra, como mandioca, amendoim, milho e coentro.

 

A chonta, obtida das palmeiras, também é um outro produto básico da cozinha desta região. As frutas da terra, por sua vez, são os elementos principais das bebidas da selva, com os seus deliciosos sucos e o famoso masato – bebida fermentada feita à base de milho, arroz, mandioca ou abacaxi. A carne dos peixes retirados dos rios da região é bastante utilizada  também, sendo o paiche o mais importante. Sua carne suave e de fácil digestão pode ser consumida grelhada, assada, cozida e de muitas outras formas.

 

Para mais informações, visite: www.peru.travel

 

 

Pin It