Convento dos Congregados Estremoz Turismo do Alentejo

Convento dos Congregados - Estremoz. Foto: Turismo do Alentejo

 

Portugal é um dos mais importantes destinos para o turismo religioso, com variados patrimônios significativos. No Alentejo, maior região do país, não é diferente. Por isso, separamos os pontos do território que não podem ficar de fora de um tradicional roteiro de fé, que pode ser combinado com outras grandes atrações da região, como a gastronomia, os premiados vinhos e excelentes hotéis.

 

Conheça então oito monumentos cristãos do Alentejo que não podem faltar entre os passeios.

 

Sé de Évora

Capela dos Ossos Évora

Capela dos Ossos - Évora. Foto: Divulgação/ Turismo do Alentejo

 

A maior catedral medieval do país está situada em Évora. Seu nome verdadeiro é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, e ela foi construída em granito, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. Esta igreja possui um belíssimo crucifixo chamado “Pai dos Cristos”, que se encontra acima de uma pintura de Nossa Senhora da Assunção, os bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista. Ainda na principal cidade alentejana, aproveite para conhecer a sinistra Catedral dos Ossos e o Templo Romano.

 

Convento dos Congregados

 

Localizado em Estremoz, foi construído onde antes havia um palácio. A arquitetura barroca tem fortes influências italianas, e o interior possui incríveis painéis de azulejos. Atualmente, também abriga a Câmara Municipal, uma biblioteca e um Museu de Arte Sacra. A vila encantada, com suas casinhas pintadas de branco, ainda tem muito a oferecer, principalmente na parte gastronômica. O restaurante Cadeira Quinhentista homenageia as delícias típicas da região, sempre acompanhadas dos melhores vinhos do país, sendo uma ótima opção para um almoço típico alentejano.

 

Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Sé de Elvas)

Catedral de Elvas Credito Turismo doAlentejo

Catedral de Elvas. Foto: Turismo do Alentejo

 

A construção da cidade de Elvas chama atenção por seu design, principalmente pelas portas laterais manuelinas, a capela mor barroca e os altares barrocos de talha dourada e de mármore. A sacristia e o órgão de tubos dão um tom temporal a esta bela e antiga construção. Anexo a este templo, é possível visitar também um museu de arte sacra. Outro ponto histórico local muito importante é o Forte da Graça, um dos melhores exemplares da arquitetura militar portuguesa, considerado Patrimônio da Humanidade.

 

Museu de Arte Sacra de Moura

Museu_de_Arte_Sacra_de_Moura_-_Turismo_do_Alentejo.jpg

Museu de Arte Sacra de Moura. Foto: Turismo do Alentejo

 

O museu está instalado na antiga Igreja de São Pedro, um edifício que conta com um fascinante revestimento de azulejos do século 17 em seu interior. Aberto desde 2004, tem exposições do patrimônio eclesiástico, com centenas de peças que demonstram as tradições religiosas locais.

 

Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe Serpa Credito Turismo do Alentejo

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe - Serpa. Foto: Turismo do Alentejo

 

Em meio às belas paisagens da Serra de São Gens, a dois quilômetros da cidade de Serpa, a construção tem estilo mudéjar típico da Península Ibérica, de arquitetura simples e sem riquezas decorativas. A ermida é um pequeno refúgio que abriga a imagem da santa, homenageada anualmente em uma festa que começa na Páscoa e dura cinco dias.

 

Igreja Nossa Senhora da Anunciação

 

Praticamente vizinha do castelo da cidade de Mértola, é uma igreja peculiar, uma vez que a construção era originalmente uma mesquita islâmica. Foi adaptada e se tornou uma igreja cristã, mas ainda é possível ver características góticas, muçulmanas, manuelinas e renascentistas na edificação. Entre as modificações, o altar principal foi deslocado para a parede na direção norte e o qibla, que indicava a direção para Meca, foi retirado. A grande diferença desta igreja está na posição da entrada, que fica na parede da direita em relação à nave.

 

Basílica Real de Castro Verde

 

Basilica Real de Nossa Senhora de Castro Verde Credito Terras Sem Sombras

Basilica Real de Nossa Senhora de Castro Verde. Foto: Terras Sem Sombras

 

Por fora, a igreja conta com uma bela construção, mas é seu interior que realmente encanta. As paredes interiores são revestidas inteiramente dos tradicionais azulejos portugueses e um incrível altar-mor de talha dourada.

 

Igreja Nossa Senhora das Salas

 

Situada na cidade de Sines, no belo litoral alentejano, guarda a imagem da padroeira da cidade, que todo dia 15 de agosto é levada em procissão pela baía em um barco. A construção tem quase 500 anos e hoje possui um tesouro, um museu que exibe joias, vestidos da antiga nobreza portuguesa e objetos de prata utilizados nas missas. Nessa região, é possível aproveitar as belas praias, perfeitas para um banho de mar e sol, como São Torpes e Ilha do Pessegueiro.

 

Pin It