Vinte e seis destinos peruanos recebem certificação Safe Travels

cusco, peru

Cusco, no Peru. Foto: Divulgação 

 

Independentemente da nacionalidade do viajante, a segurança é unanimidade quando se fala do primeiro critério na escolha de um destino. Antes do orçamento e até mesmo da possibilidade de vivenciar experiências únicas, a garantia de integridade física, patrimonial e financeira determina as viagens, sejam elas a lazer ou a negócios. Com a recente retomada das viagens, e as famosas “revenge travels”, o brasileiro pesquisa, cada vez mais, destinos que ofereçam praticidade, bons preços, experiências surpreendentes e, é claro, tranquilidade.

 

Nesse sentido, o Peru continua sendo uma opção altamente vantajosa. Além de um carinho profundo pelos brasileiros, que faz os peruanos serem reconhecidos como vizinhos acolhedores e calorosos; o país oferece diferentes paisagens – de desertos a praias, experiências transformadoras e autênticas; sítios arqueológicos, uma gastronomia aclamada internacionalmente e segurança em relação a pandemia.

 

Se a população sul-americana atualmente carrega com orgulho o posto de região global com maior índice de vacinação contra a COVID-19, o Peru ocupa posição de destaque, uma vez que conseguiu entrar em 2022 com mais de 80% de sua população-alvo (ou seja, os maiores de 12 anos) totalmente imunizada com as duas doses. O destino ocupa o 3º lugar no ranking dos países com maior cota de vacinação na América do Sul, ficando atrás apenas de Cuba e Argentina, reforçando seu posicionamento de destino com forte segurança sanitária.

 

O selo Safe Travel, criado pelo World Travel and Tourism Council (WTTC), só pode ser recebido por destinos, hotéis, restaurantes, museus e lojas que cumpram rigorosos protocolos de segurança. Esta chancela é hoje orgulhosamente ostentada por 26 destinos turísticos peruanos, entre os quais se destacam: Cusco, Arequipa, Lima, Ica, Tumbes, Piura, Lambayeque, La libertad, Ancash, Puno, entre outros. A lista completa pode ser encontrada aqui.

 

Iconico, Machupicchu, que em 2021 ganhou o World Travel Awards nas categorias de Leading Tourist Attraction no mundo e na América do Sul, também adotou medidas para proteger tanto o destino quanto seus visitantes. Nesse sentido, o número de turistas que visitam o sítio arqueológico mais famoso da América, ao mesmo tempo, foi reduzido em 40%. Com 3.244 visitantes diários, nos turnos das 6h às 14h, as multidões e filas desapareceram. Os grupos são no máximo 10 pessoas acompanhadas por um guia. Desta forma, alcança-se uma gestão sustentável e responsável para a preservação de tão importante patrimônio da humanidade.

 

Além da assistência médica, o Peru tem investido cada vez mais no recebimento de viajantes. A Rede de Proteção ao Turista é uma área do Ministério de Comércio Exterior e Turismo (Mincetur) que busca oferecer aos visitantes nacionais e internacionais serviços rápidos e eficazes para que possam conhecer o Peru com a devida proteção. Através de um plano de segurança preventiva, esta rede disponibiliza aos turistas o serviço de corredor turístico (rotas recomendadas ao longo das principais vias das cidades, com um sistema de vigilância e patrulhamento constante), bem como o serviço de Polícia Turística Peru, a quem pode ser solicitado apoio se o viajante se encontre em uma situação que possa afetar sua integridade ou a de seus acompanhantes ligando para +51 980122335.

 

Do mesmo modo, o serviço iPerú, criado pela PROMPERÚ, oferece atendimento com dicas valiosas aos turistas em seus 44 pontos de atendimento em 20 regiões do país. Os viajantes também podem contatá-los por e-mail em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou via WhatsApp em +51 944492314.

 

Dicas de viagem

 

Além de cuidar de sua própria população, o Peru desenvolveu estratégias rigorosas de prevenção, que incluem planos antes, durante e depois da viagem. Para isso, há uma série de protocolos que devem ser observados, como:

 

- Apresentação do cartão de vacinação para viajantes com idade igual ou superior a 12 anos com doses completas ou teste PCR negativo emitido até 48 horas antes do embarque;

- As pessoas que apresentam sintomas na chegada ao Peru passam por isolamento obrigatório;

- Não é mais necessário o uso de máscara para circular na via pública;

- Para entrar em locais fechados e estabelecimentos públicos, é importante usar máscara e apresentar o cartão de vacinação;

- Essas medidas se aplicam tanto aos passageiros que ingressam pelo Aeroporto Internacional Jorge Chavez, em Lima, quanto aos que ingressam pelas rodovias do Acre pela Rodovia Interoceânica.

 

Para todos aqueles que sonharam com as paisagens encantadoras e o modo de vida peruano, exaltado no filme "Quando você pensa em voltar", o país continua celebrando a vida e seus prazeres, com muita originalidade, autenticidade, alegria e segurança.

Pin It