Apesar do contexto de pandemia e do fechamento das fronteiras para brasileiros até julho do ano passado, 2021 foi um ano que trouxe inúmeras novidades na arte, na gastronomia e no turismo da França.

 

Além disso, tal como reveladado pelo Primeiro Ministro Jean Castex em novembro, com o objetivo de relançar e transformar o Turismo do destino, a França anunciou o Plano Destination France, para o qual a Atout France está fortemente mobilizada. Respondendo aos desafios de transformação do setor, o plano visa fazer da França o destino número um para o turismo sustentável até 2030 (e o destino número um para o turismo de bicicleta). O objetivo é promover excelência, crescimento e emprego, baseado em um modelo mais qualitativo, sustentável e resiliente, de acordo com as novas expectativas dos clientes franceses e internacionais, particularmente em termos de transição ecológica.

 

Para 2022, há grandes expectativas acerca de lançamentos, aberturas e eventos culturais no país, que é um dos que mais recebem brasileiros na Europa.

 

ARTE, CULTURA & EVENTOS

 

Não tem como falar da França sem citar arte. Renascença, classicismo, surrealismo… ao longo da história, os diferentes movimentos artísticos franceses deixaram suas marcas ao redor de todo o mundo, e suas abadias, catedrais e museus históricos ainda são um grande exemplo e orgulho do rico patrimônio francês.

 

Na primavera de 2022, a França traz diversas inaugurações, como é o caso da Cité du Vitrail, que será aberta na região de Champagne, para celebrar a cidade de Troyes, conhecida há séculos como a capital do vitral da Europa. O departamento de Aube lançou recentemente um aplicativo que propõe circuitos para visitar as mais impressionantes igrejas da região e seus vitrais admiráveis.

 

Em junho, será aberta na Villa Méditerranée-Marseille uma reprodução fiel da Grotte Cosquer, uma caverna arqueológica subaquática nas calanques de Marselha que contém mais de 500 obras excepcionais de arte rupestre, de quando foi habitada entre 19.000 e 33.000 anos atrás. Os visitantes poderão explorar a réplica da caverna em pequenos veículos autoguiados e testemunhar representações da vida marinha, além de poderem também visitar um centro de interpretação focado na arte rupestre, na pré-história e na questão da elevação do nível do mar, da qual a Gruta Cosquer é um exemplo único.

 

Além disso, o conglomerado de bens de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy, La Maison LVMH/Arts – Talents – Patrimoine ganhará uma nova instituição cultural multidisciplinar em Paris dedicada ao patrimônio artístico, às artes aplicadas, a exposições e a performances ao vivo. O novo centro será inaugurado após a renovação do antigo Musée des Arts et Traditions Populaires no coração do Bois de Boulogne. Além de oficinas de artistas, o espaço também abrigará um restaurante com vistas panorâmicas deslumbrantes da capital.

 

Bordeaux foi eleita a capital europeia do turismo inteligente e Grenoble, vencedora do prêmio Capital Verde da Europa para 2022.

 

Louvre de Lens - o primeiro anexo regional do Museu do Louvre de Paris, celebrará seu 10º aniversário com duas grandes exposições: Roma, de 6 de abril a 25 de julho de 2022 e Hieróglifos de 28 de setembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023. A cidade de Lens, situada no norte da França, é facilmente acessível a partir de Paris, em pouco mais de 1 hora de trem de alta velocidade (TGV).

 

Ainda, Disneyland Paris comemora o seu 30° aniversário, com uma temporada completa de eventos emocionantes.

 

GASTRONOMIA

 

Sendo considerada um verdadeiro tesouro nacional, a culinária francesa foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO em 2010. Em 2022, grandes novidades na área gastronômica prometem não decepcionar os amantes do estilo de vida francês; um exemplo é a inauguração da "Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin" na Borgonha, que consiste em um distrito de oito hectares de edifícios históricos restaurados e reaproveitados que contará com um centro cultural de capacitação de alimentos e vinhos, com a escola de culinária Ferrandi. Além disso, o espaço também abrigará novas lojas e restaurantes, um hotel de quatro estrelas e um complexo de cinema de 13 salas.

 

Uma outra importante inauguração será a do Food Society, considerado o maior salão de alimentação da Europa. Trata-se de um espaço culinário único dentro dos Ateliers Gaîté em Paris, no bairro de Montparnasse, Rive-Gauche, que serve café da manhã, almoço, aperitivo e jantar em 35 balcões de comida (entre bares e restaurantes de comida de rua) num espaço de 5.000 m² distribuídos em três andares.

 

Dijon, a capital da região Borgonha, receberá a Cité Internationale de la gastronomie et du vin no dia 22 de abril de 2022. A Cidade Internacional da Gastronomia e do vinho é o ponto de partida da famosa rota dos vinhos da região, que vai de Dijon a Macon, passando por Beaune. Entre os destaques deste projeto ecológico, poderão encontrar o Centro Cultural e de Formação voltado para gastronomia e vinhos - com uma unidade da Escola de Gastronomia Ferrandi, novas lojas e restaurantes, assim como um hotel quatro estrelas e um complexo de cinema com 13 salas. Mais da metade dos equipamentos desta nova área de 35.000m2 será composta por edifícios históricos ressignificados e restaurados.

 

NOVAS ACOMODAÇÕES EM PARIS E NA FRANÇA

 

Embora seja um destino clássico, a França sempre surpreende e inova no quesito hotelaria. Vários hotéis foram inaugurados recentemente, incluindo o imperdível Madame Rêve, inaugurado em outubro de 2021, na antiga casa dos Correios, totalmente reformada, perto do Centro Pompidou.

 

Em 2022, os turistas brasileiros poderão conhecer novos estabelecimentos, todos eles, claro, exibindo muito luxo e sofisticação. É o caso do Como Le Montrachet, um hotel 5 estrelas que tem previsão de abrir suas portas na região da Borgonha até o fim do ano, o Anantara Plaza na Riviera Francesa, em Nice, o resort 5 estrelas Chateau Six Senses perto de Chambord e o Hotel Fleur de Blois, ambos no Vale do Loire.

 

PELA FRANÇA DE BICICLETA

 

Novos roteiros também estão disponíveis aos amantes do cicloturismo.
O primeiro é La Vélomaritime, que se estende por aproximadamente 1400 km ao longo da costa atlântica da França, desde Roscoff, na Bretanha, até Dunquerque, passando pela Normandia. A segunda é La Seine à Vélo, uma ciclovia de cerca de 400 km que oferece aos ciclistas a possibilidade de acompanhar o lendário Rio Sena, de Paris até Deauville e Le Havre, na Normandia.

 

VOOS PARA A FRANÇA

 

A Air France nunca parou de voar para o Brasil e está gradualmente retomando sua malha aérea no país, com voos diretos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Com aeronaves modernas e de última geração na frota, a companhia ajusta sua operação à demanda crescente por viagens para a Europa à medida que o mundo reabre as fronteiras para negócios e turismo.

 

E, não esqueçamos dos grandes eventos dos próximos anos: a Copa do Mundo de Rugby 2023 e os Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024, ano da inauguração de um novo TGV (trem de alta velocidade) mais elegante, que passará a circular na rede ferroviária da França.

 

Para mais informações e atualizações sobre os pré-requisitos de entrada na França, os melhores eventos, exposições e datas importantes, visite france.fr.

 

 

Pin It