220126_img_03.jpg

Macacos da neve, em Jigokudani. Foto: © Jigokudani-yaenkoen

 

À medida que o inverno chega ao hemisfério norte, os pensamentos de muitos se voltam para as cadeias de montanhas nevadas e talvez para os esportes de inverno. Embora fugir durante a próxima temporada de inverno possa ser um desafio, não há mal nenhum em pensar em planos de férias futuras.

 

E quanto o Japão tem a oferecer aos turistas de inverno!

 

Suas regiões nevadas do norte apresentam alguns dos melhores resorts de esportes de inverno do planeta e são as favoritas dos entusiastas de esqui e snowboard de todo o mundo. Mas, eles também oferecem muitas atrações para quem quer apenas apreciar a paisagem de inverno e experimentar alguns dos famosos festivais de inverno do Japão.

Ouchi-juku na província de Fukushima é uma vila encantadora e pitoresca que foi preservada mais ou menos inalterada desde o período Edo. Foi estabelecido por volta de 1640 como uma "cidade postal", ou ponto de parada, na movimentada rota Aizu Nishi Kaido usada pelos samurais em suas peregrinações regulares a Edo (Tóquio) e outros viajantes. Como a maioria das outras cidades postais, incluindo aquelas na famosa rota Tokaido entre Kyoto e Tóquio, suas pousadas e outras hospedarias faziam um comércio rápido para acomodá-las.

 

220126_img_01.jpg

 

Ouchi-juku é famosa pelas fileiras de casas com telhados de palha que se alinham em sua rua principal. No inverno, a vila é coberta de neve espessa e os telhados de palha, feitos de palha seca, fornecem isolamento e calor. A aldeia e seus arredores estão tão bem preservados que visitar Ouchi-juku é voltar no tempo; as estradas não são pavimentadas e não há postes e fiação aérea encontrados na maioria das cidades. Feche os olhos e você poderá imaginar um samurai andando pela rua principal.

 

Hoje, os edifícios tradicionais da cidade estão oficialmente protegidos e se tornaram um popular destino turístico local. Seus interiores oferecem um vislumbre tentador do estilo de vida local do período Edo; muitos deles apresentam lareiras irori antiquadas usadas para cozinhar e aquecer, bem como utensílios domésticos da época.

 

Outra característica da temporada de inverno no Japão são seus festivais de neve. Os mais famosos, como o Sapporo Snow Festival, atraem milhares de visitantes de todo o mundo todos os anos antes da pandemia do COVID. Mas muitos festivais menores e mais íntimos acontecem em cidades e vilarejos do norte do país.

 

Ouchi-juku hospeda seu próprio festival de neve no segundo fim de semana de fevereiro. Em uma versão reduzida do festival deste ano, velas e lanternas de neve artesanais serão colocadas em todas as ruas da cidade, com seus prédios cobertos de neve proporcionando um cenário incrível para as iluminações.

 

In a nod to the town's historic past, the festival also features Edo period costume competitions, performances of taiko drumming, and, unsurprisingly for the food-loving Japanese, a soba noodle-eating competition. The town's specialty is a bowl of delicious negi-soba - leek noodles with an interesting twist: the locals use the leeks in place of chopsticks to eat their noodles!

 

Elsewhere in the north of Honshu, other stunning winter landscapes await those prepared to explore off the beaten track. The mountains of Shiga Kogen in Nagano prefecture rise to a height of more than 2,000 meters and are covered in ancient forests of hemlock, larch and white birch trees. These form shimmering white powdery landscapes in winter as their branches become covered in frost and laden with snow - a work of art by nature.

 

A guided tour allows visitors to don snowshoes and hike through natural winter forests that are normally out-of-bounds because of heavy snowfall. In addition to breathtaking views, they will appreciate the quiet beauty of winter in this remote and pristine wilderness, a natural park that is also a sanctuary for snow monkeys and home to Japan's iconic goat-antelope and the mustela erminea weasel.

 

220126_img_02.jpg

 

Aqueles que podem achar uma caminhada na montanha um pouco assustadora - ou talvez famílias com crianças pequenas - podem ver as paisagens de teleféricos, gôndolas ou em um snowmobile. Em um dia claro, há vistas panorâmicas dos Alpes do Norte, do Monte Fuji e do Mar do Japão. Quem tiver a sorte de visitar a área em um dia claro apreciará o contraste da paisagem prateada com o céu azul celeste.

 

A área ao redor do cume do Monte Neko, localizada nas Terras Altas de Sugadaira de Shiga Kogen, é um dos lugares mais frios de Honshu no inverno. Embora não haja elevadores para o topo da montanha de 2.170 metros, você verá muitos intrépidos fãs de esportes de inverno subindo carregando seus esquis e pranchas de snowboard. Eles são recompensados ​​com uma descida de 3 km logo abaixo do cume. Para os menos aventureiros, também é oferecida uma visita guiada em uma "moto de neve".

 

Um contraste com essas paisagens serenas pode ser encontrado nas áreas ao redor de Jigokudani (literalmente, "o vale do inferno"), cujos penhascos íngremes assustadores expelindo gêiseres de água quente deram o nome à área. A temporada de inverno em Jigokudani é dura, com algumas das maiores nevascas do Japão e temperaturas que caem regularmente para 10°C abaixo de zero. No entanto, tem muito para atrair visitantes durante as estações mais quentes também.

 

Os moradores mais conhecidos de Jigokudani são os macacos da neve Macaque, alguns dos quais famosamente mergulham serenamente em banhos termais ao ar livre durante os meses mais frios. No início da década de 1960, foi construída uma instalação para servir de santuário para eles e permitir a observação de sua ecologia, que posteriormente evoluiu para uma área de parque natural.

 

220126_img_04.jpg

Foto: © Jigokudani-yaenkoen

 

Depois de aparecer na capa da revista americana "Life" em 1970, os macacos se tornaram uma sensação internacional, estrelando inúmeros documentários sobre a natureza. Eles aprenderam a ignorar as multidões de turistas ao seu redor e seguir suas rotinas diárias aparentemente sem se importar. Para o visitante, é uma oportunidade única de observar de perto esses fascinantes primatas e suas estruturas sociais.

 

As paisagens nevadas não se limitam à parte norte de Honshu. No planalto central, ao norte da cidade de Nagoya, você encontrará o distrito montanhoso de Gujo, em Gifu, uma das poucas províncias sem litoral do Japão. Os muitos resorts de inverno de Gujo recebem os entusiastas dos esportes de neve todos os anos, principalmente da parte ocidental do Japão, geralmente recompensando-os com neve leve e fina.

 

O rio Nagara que atravessa o Gujo sustentou a vida e inspirou a cultura da região durante séculos; hoje também oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a alegria do rafting. É naturalmente também uma fonte chave de alimento.

 

Depois de um dia de caminhada pela neve ou talvez esquiando no interior, os visitantes podem encontrar tempo para mergulhar em um banho de águas termais ao ar livre e observar o céu noturno, contemplando uma vista que não mudou ao longo de milhões de anos.

 

Inverno - uma época perfeita para os visitantes conhecerem o Japão, explorarem a beleza de suas majestosas cadeias de montanhas e mergulharem nas culturas e tradições da época de anos passados!

Pin It