Turista viajando pela Espanha

 

Você está organizando uma viagem à Espanha? Em qualquer época que você vir, poderá encontrar uma festa original ou um acontecimento cultural único que vale a pena viver, ou um lugar que nesse momento é conveniente visitar. Propomos um plano concreto para cada mês do ano. Você sempre terá uma desculpa para vir.

 

Janeiro

 

Caminhada em Tenerife

Caminhada em Tenerife. Foto: © Turismo de Tenerife

 

Embora durante este mês na Espanha estejamos no inverno, há um lugar onde é possível esquecer das baixas temperaturas: as Ilhas Canárias. Com 24°C de temperatura média anual, poderá estar nas praias de quaisquer destas ilhas de origem vulcânica e deixar os agasalhos no armário. Além disso, pode aproveitar para fazer uma caminhada no meio da natureza em algum de seus quatro Parques Nacionais e conhecer, por exemplo, o vulcão do Teide, o cume mais alto da Espanha, ou as mágicas florestas de laurisilva.

 

Se você prefere viajar à península, sempre é um prazer se sentar com o calor de uma chaminé em uma casa de turismo rural, em um de nossos povos de montanha. Confira os Povos mais bonitos da Espanha e escolha o seu favorito.

 

Fevereiro

 

Representação dos Amantes de Teruel

Representação dos Amantes de Teruel. Foto: © Turismo de Aragón

 

No mês em que é celebrado San Valentín, nada melhor do que planejar uma viagem romântica. Você sabia que na Espanha temos nossa própria história trágica de apaixonados? Trata-se dos Amantes de Teruel: Diego e Isabel. Nesta cidade de Aragão é comemorada a festa da Boda de Isabel de Segura em fevereiro e nas ruas é recriado o ambiente medieval do século XIII com cenas da história destes amantes.

 

Mas, se o romantismo não é o seu forte e está procurando uma viagem divertida para compartilhar com amigos, fevereiro também costuma ser a data de muitos famosos carnavais da Espanha. Quer dois exemplos? Os Carnavais de Cádis * (Andaluzia): você se divertirá muito com seus divertidos blocos que cantam pelas ruas. E os de Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canárias), com fantasias cheias de cor.*Em 2022, excepcionalmente, o Carnaval de Cádis foi transferido para junho.

 

Março

 

Fallera em Valência

Fallera em Valência

 

Impossível não relacionar este mês na Espanha com a festa da Queima de figuras de Las Fallas, em Valência (Comunidade Valenciana). Aproximadamente na semana de 19 de março, a cidade se enche de enormes monumentos de papelão chamados “ninots”, que muitas vezes são sátiras da atualidade e depois são queimados em grandes fogueiras. Garantimos que é um espetáculo único que irá surpreender. Além disso, durante estes dias há muitos shows, sons das mascletás (pirotecnia) e um ambiente festivo divertidíssimo.

 

Não esquecemos de que este mês começa a primavera e com ele a época de incríveis florações na Espanha, como a do Vale do Jerte (Estremadura), onde entre finais de março e princípios de abril, é possível observar mais de um milhão e meio de cerejeiras em flor.

 

Abril

 

Semana Santa de Almería

Semana Santa de Almería. Foto: © Almería Turística

 

De acordo com o ano, entre os meses de março e abril é celebrada a Semana Santa em toda a Espanha. Trata-se de uma festa religiosa em que chama a atenção as diferentes procissões em cada cidade, a arte das esculturas que invadem as ruas e o sentimento com que é vivida pela população.

 

Também neste mês costuma ter lugar a Feira de Abril de Sevilha (Andaluzia), quando centenas de barracas enchem o local da feira da cidade e se impõem a alegria, a música, os trajes flamencos e a vontade de dançar. Apesar de que muitas barracas são privadas, você também encontrará várias públicas nas quais poderá viver a experiência. Além disso, pode aproveitar para conhecer a cidade com monumentos tão impressionantes como La Giralda ou o Real Alcázar. De fato, é costume dizer que “Sevilha tem uma cor especial”. Descubra por quê.

 

Maio

 

Pátios de Córdoba

Pátios de Córdoba

 

Maio é conhecido como o mês das flores, porque a primavera parece “explodir” de cores. Mas se há uma cidade que celebra em grande este mês é Córdoba (Andaluzia). São organizadas muitas festas, como a Batalha das flores, a Cruzes de Maio, o Concurso de Grades e Varandas… Mas seu especialmente famoso Festival dos Pátios, que até foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade por parte da UNESCO. E em que consiste? Em que os pátios de muitas casas do centro histórico são enfeitados com inúmeros vasos cheios de flores, abrem suas portas aos visitantes e concorrem para serem os mais bonitos. Você poderá cheirar jasmim e a flor de laranjeira, escutar flamenco e, certamente, organizar uma visita à imponente Catedral-Mesquita da cidade, um dos monumentos mais impressionantes da Espanha, que o transportará ao passado muçulmano de Al-Ándalus.

 

Junho

 

Fogueira de São João em A Corunha

Fogueira de São João em A Corunha. Foto: © Xose Castro

 

 Anota na sua agenda a passagem de 23 para 24 de junho, porque é quando a Espanha festeja a Noite de São João. Toda uma homenagem à chegada do verão e ao fogo em que é tradição pular fogueiras e pedir um desejo. Cidades onde esta festa é mais especial? Em A Corunha (Galícia) e em Alicante-Alacant (Comunidade Valenciana). Na primeira, mais de 100.000 pessoas se reúnem nas praias de Riazor e Orzán e, na segunda, realizam-se mais de 200 monumentos (fogueiras) de papelão pedra que ardem em 24 de junho, na noite da “Cremà”.

 

Em junho também tem início toda a temporada de festivais de verão, com encontros como o Sónar em Barcelona (Catalunha). Que viva a música!

 

Julho

 

Festival Internacional de Benicassím FIB

Festival Internacional de Benicassím FIB. Foto: © Óscar L Tejeda

 

O mês de julho, na Espanha, é sinônimo de Touros de San Fermín, uma festa que é celebrada na cidade de Pamplona (Navarra) nos dias próximos a 7 de julho e que é mundialmente conhecida. É momento de vestir roupas brancos, colocar um lenço vermelho no pescoço e compartilhar juntamente com milhares de pessoas o bom ambiente, a tensão dos encerros de touros, os fogos de artifício, a música...

 

Mas, além disso, há neste mês muitas mais festas, como os Mouros e Cristãos de Vila Joiosa – La Villajoyosa e continuam os festivais de música, como o FIB em Benicàssim (ambos na Comunidade Valenciana).

 

Agosto

 

Cabo de Palos, Região de Múrcia

Cabo de Palos, Região de Múrcia

 

Como este mês é uma boa época para aproveitar nossas praias, para este mês propomos mergulhar em algum dos melhores lugares na Espanha: o Mar de Las Calmas de El Hierro (Canárias), Cabo de Palos, em Múrcia, ou as ilhas Medes, em Girona (Catalunha). Garantimos que estas últimas, por exemplo, são um verdadeiro paraíso para o mergulho. Prepare-se para encontrar corais, cavernas, túneis, centenas de espécies diferentes ou até o barco afundado Reggio Messina.

 

E, certamente, agosto também é o mês das festas na Espanha, com algumas tão originais como A Tomatina (em Buñol, Comunidade Valenciana). Uma divertida “batalha” em que são atirados mais de 150.000 quilos de tomates maduros entre os assistentes); a Romaria Viking (em Catoira, Galícia), em que são encenadas as antigas invasões dos guerreiros viquingues com seus navios "drakkars"; ou a Descida Internacional do rio Sella, uma das carreiras de canoas mais antigas do mundo entre Arriondas e Ribadesella (em Astúrias).

 

Setembro

 

Ponte romana no Caminho de Santiago

Ponte romana no Caminho de Santiago

 

Em setembro ainda resta verão e as temperaturas são mais suaves. Então, você pode fazer uma rota pela Espanha. A mais famosa? Sem dúvida o Caminho de Santiago, um itinerário pelo norte cuja meta é a Catedral de Santiago de Compostela (Galícia) e que envolve conhecer pessoas, conectar-se com si mesmo, descobrir paisagens e monumentos incríveis... Toda uma experiência.

 

Um dos encontros culturais mais importantes da Espanha chega também neste mês: o nema de San Sebastián. Estrelas internacionais da Sétima Arte, muito glamour e uma ocasião única para conhecer esta formosa cidade do País Basco.

 

Outubro

 

Vinhedos ao entardecer

Vinhedos ao entardecer

 

É tempo de vindima e dois de nossos destinos perfeitos para esta época do ano são La Rioja e La Rioja Alavesa. Os extensos vinhedos outonais já estão tingidos de amarelo e ocre, e os entardeceres são um sonho. Os vinhos desta região são deliciosos e o melhor para experimentá-los é se aproximar de quaisquer das famosas adegas que organizam visitas turísticas, como por exemplo o vanguardista edifício da adega de Marqués de Riscal, desenhado por Frank O. Gehry, em Elciego. Além disso, você pode ir ao Museu Vivanco de la Cultura del Vino, fazer um tratamento de vinhoterapia, sobrevoar os vinhedos em balão... Você vai desfrutar muito desta escapada.

 

Novembro

 

Rio Ambroz, no Vale de Ambroz (Estremadura)

Rio Ambroz, no Vale de Ambroz (Estremadura). Foto: © Luis Martín Martín

 

O outono chegou ao máximo esplendor e é a época do cheiro de castanhas assadas, degustar pratos com os cogumelos como ingrediente principal ou passear por faiais que parecem sair de um conto de fadas. Uma área que organiza muitas atividades é o Vale del Ambroz, um lindo canto no norte da Estremadura. Todos os anos têm lugar seu “Outono mágico”, um programa que inclui visitas guiadas a frondosas florestas de castanheiros e carvalhos, degustações de pratos típicos, observações astronômicas, mercados de artesanato, música ao vivo...

 

Dezembro

Fogos de artifício em Madri

Fogos de artifício em Madri

 

É o momento das festas de Natal e todo o país é decorado com luzes que enfeitam as ruas. Um lugar especial para viver este ambiente e fazer as compras natalinas? A cidade de Madri: pela sua iluminação, suas pistas de gelo, seus presépios, suas feiras emblemáticas como o da Plaza Mayor, e por eventos como a Véspera de Ano Novo. Concretamente, na noite de 31 de dezembro é costume se reunir ao redor do relógio na Porta do Sol e tomar 12 uvas ao ritmo das badaladas. Na tarde de 5 de janeiro, chega também a espetacular desfile dos Reis Magos, um momento mágico para as crianças que receberão presentes no dia seguinte. Você vai adorar o ambiente de Madri durante estes dias.

 

 

Pin It