Mirador del Fito. Parres. Asturias. Parque Nacional Picos de Europa

Mirante do Fito, em Parres, Astúrias. Foto: Divulgação

 

Existem lugares onde o tempo parece parar, onde você olha fixamente para o horizonte por horas, não importa o que aconteça ao seu redor. Estamos falando daqueles mirantes que valem uma viagem, onde você vai querer parar o carro ou escalar uma montanha. De todas as espanholas preparamos uma pequena seleção de algumas das que estão sempre nas listas das mais belas. Embora possa recomendar outra que seja mais especial para você (ouse nos contar no Facebook ou no Twitter?) Prepare a câmera, mas acima de tudo, prepare o olhar, porque as vistas valem a pena.

 

1 Mirador del Fito

 

Partimos de um dos mirantes mais emblemáticos do norte, nas Astúrias, na fronteira entre Parres e Colunga. Se o dia estiver claro, prepare-se para subir neste tipo de "taça de concreto" e contemplar uma vista panorâmica dos Picos de Europa e até do Mar Cantábrico. A poucos metros do mirante existe um parque de estacionamento, por isso não tem desculpas...

 

2 Miradores de la Ribeira Sacra

Mirador de A Capela. Ribeira Sacra. Galicia

Mirante da Capela, em Ribeira Sacra, Galicia. Foto: Divulgação

 

Ficamos no norte, mas desta vez na zona da Galiza e especificamente na zona natural da Ribeira Sacra (entre Orense e Lugo). Você vai adorar os mosteiros medievais que ficam escondidos entre as montanhas. Para não perder as melhores vistas das curvas do terreno que os rios Sil e Minho conseguem formar, dispõe de um bom número de mirantes: os Balcones de Madrid, o Boqueiriño, a Cividade, o Duque ou o de Cabo do Mundo, etc. Alguns chegam a 500 metros de altitude. Preste atenção, talvez você consiga ver uma ninfa das águas ...

 

3 Mirador del Monte Igueldo

Mirante do Monte Igueldo, em San Sebastian, no País Basco. Foto: Divulgação

 

Se seguirmos pela costa cantábrica, chegaremos a Donostia-San Sebastián, no País Basco. Não exageramos se dissermos que é uma das cidades mais bonitas de Espanha. Se você não acredita em nós, experimente escalar uma de suas montanhas como Ulía ou Igueldo. Deste último, você obtém algumas das vistas aéreas mais emblemáticas da Baía de La Concha. Você pode subir no funicular e conhecer o parque de diversões que ali se encontra.

 

4 El Balcón del Mediterráneo

Balcón del Mediterráneo. Tarragona

Varanda de Tarragona do Mediterrâneo, em Tarragona, Catalunha. Foto: Joan Capdevila

 

Em nossa jornada pelo norte, chegamos a Tarragona, na Catalunha. Diz-se que traz sorte aproximar-se da grade deste passeio e tocá-la. Embora a sua sorte seja imbatível quando tiver diante de si esta visão do Mar Mediterrâneo, do porto de Tarragona, da Praia Milagrosa e do Anfiteatro.

 

5 Mirador del Castillo

 Mirador del Castillo. Benidorm

Ponto de vista do castelo, em Benidorm, Alicante. Foto: iStock

 

Um mar tão mítico como o Mediterrâneo não se contentaria com uma única perspectiva. Se descermos a costa chegaremos a Benidorm (em Alicante), que também tem a sua própria "Varanda do Mediterrâneo", uma grande rocha onde antigamente existia uma fortaleza para se defender dos piratas. Fica no centro histórico e de lá a vista do mar, com um ilhéu ao fundo, é uma das mais inconfundíveis da região.

 

6 Mirador de San Nicolás

Vista desde el Mirador de San Nicolás. Granada

Vista do Mirante de São Nicolau, em Granada, Andaluzia. Foto: Divulgação

 

Continuamos nossa viagem à Andaluzia. É seguramente o mirante mais importante da cidade de Granada e um dos melhores para contemplar o monumento da Alhambra em todo o seu esplendor. Acomode-se e prepare-se para observar o Generalife, os Palácios Nasrid, o Palácio de Carlos V, a Alcazaba e a Sierra Nevada ao fundo. Talvez haja alguém perto de você tocando violão, então, o momento já é completamente perfeito.

 

7 Balcán de Europa

 Balcón de Europa. Nerja Málaga

Terraço da Europa na Praia de Caletilla, em Nerja, Málaga. Foto: Alena Bahdanovich  Balcão da Europa. Nerja Málaga

 

Seu nome já diz tudo. É um autêntico terraço com vista para o mar que encontrará em Nerja (Málaga). Diz a lenda que foi o próprio Rei Alfonso XII quem deu o nome ao local após conhecê-lo. Deixe-se levar pela imensidão desta paisagem, sinta a brisa do mar no rosto e sinta-se um verdadeiro rei.

 

Mirador del Puente Nuevo de Ronda

 Mirador del Puente nuevo de Ronda. Málaga

Mirante da Ponte Nova, em Ronda, Málaga. Foto: Divulgação 

 

Vale a pena ir ao Puente Nuevo nesta cidade de Málaga ao entardecer. É certamente o ponto mais emblemático de toda Ronda e quando você estiver lá você entenderá imediatamente o porquê. A 98 metros de altura, de suas varandas as vistas das casas penduradas sobre o precipício são simplesmente incomparáveis.

 

9 Mirador del Estrecho, em Tarifa

Mirador del Estrecho. Tarifa. Cádiz

Mirante do Estreito de Gibraltar, em Tarifa, Cádiz. Foto: Patronato Turismo - Diego Bejarano

 

Terminamos a viagem ao sul, em Tarifa (Cádiz), para quase tocar a costa da África com os dedos. Pois, Tarifa é o ponto mais meridional da Europa e mais próximo da África. Devido aos seus ventos, é um local especial para os praticantes de windsurf. Prepare sua câmera para capturar o Estreito de Gibraltar e a costa do Marrocos, pois fica a apenas 15 quilômetros de distância.

 

10 Meandro del Melero

Mirador desde el meandro del Melero en Las Hurdes. Cáceres. Extremadura

Mirante desde o Meandro do Melero, em Las Hurdes, Cáceres, Extremadura. Foto: Divulgação

 

O que achas se formos agora para o interior e fizermos uma escala em Riomalo de Abajo (em Cáceres, Extremadura)? No limite da região conhecida como Las Hurdes encontra-se esta paisagem onde o rio parece fazer uma curva impossível e onde, depois de desfrutar das vistas, vai querer fechar os olhos para desfrutar da tranquilidade do lugar.

 

11 Mirador del Valle

Toledo al anochecer desde el mirador del Valle

Toledo ao anoitecer desde o mirante do Valle, em Toledo. Foto: Divulgação

 

Próxima parada? Outra das cidades mais bonitas da Espanha: Toledo. Depois de percorrer todas as suas ruas, a melhor despedida é subir até este mirante para ver a cidade como nunca antes. Ousamos dizer que a vista panorâmica sobre os telhados, a Sé Catedral, o Alcázar, o Rio Tejo, as duas pontes ... é simplesmente perfeita. Você sabia que grandes pintores como El Greco ou Picasso tentaram capturar toda essa beleza por meio de suas pinturas?

 

12 Mirador des Colomer

Mirador des Colomer. Mallorca. Baleares

Mirante de Colomer, Maiorca, Baleares. Foto: Divulgação 

 

Agora é a vez das ilhas, especificamente as Ilhas Baleares e a ilha de Maiorca. Você encontrará este mirante na estrada Formentor, no noroeste da ilha. Depois de um mergulho na praia da região, aprecie um pôr do sol a partir deste ponto da sua agenda enquanto fixa o olhar nas falésias e no ilhéu de Colomer. Não tem preço. Você vai amar.

 

13 Mirador del Río

 Mirador del Río. Lanzarote. Restaurante y vista

Mirante do Río, em Lanzarote, Ilhas Canárias, restaurante e vista. Foto: © CACT

 

Acabamos nas ilhas vulcânicas das Canárias com as três últimas recomendações. A primeira, a ilha de Lanzarote e este mirante. Quase não temos palavras para descrever este lugar mágico desenhado pelo arquitecto César Manrique e de onde, em dias claros, se avistam as ilhas de La Graciosa, Montaña Clara e Roque del Oeste e, ao fundo, Alegranza. O vento que sopra daqui revigora qualquer pessoa.

 

14 Mirador del Roque de Los Muchachos

Mirador de Roque de Los Muchachos. La Palma. Canarias

Mirante de Roque de Los Muchachos, em La Palma, Canárias. Foto: Divulgação

 

Segunda recomendação: a ilha de La Palma e este mirante. Está em seu ponto mais alto: 2.426 metros acima do nível do mar. De lá você poderá ver o Parque Nacional Caldera de Taburiente e, se o dia estiver claro, até as ilhas de Tenerife, La Gomera e El Hierro. Se você quiser que sua visão alcande até mesmo o céu, também pode chegar mais perto do famoso observatório da ilha, com alguns dos telescópios mais completos do mundo.

 

15 Volcán del Teide

Panorámica del Teide. Tenerife

Panorâmica do Teide, em Tenerife. Foto: Divulgação

 

O toque final nesta lista de mirantes é o ponto mais alto da Espanha: o pico do Teide, na ilha de Tenerife. Você pode subir de teleférico a uma altura mais do que considerável. Os mais ousados, podem subir ainda mais por um percurso até ao pico para o qual é necessário o processamento de uma licença online.

 

 

Pin It