Londres, a primeira cidade 'Parque Nacional' no mundo. Foto: VisitBritain

 

Quem já teve a chance de sobrevoar Londres na chegada ao Reino Unido se surpreendeu com o tamanho das áreas verdes da capital. Isto porque, quando se fala em uma das maiores cidades do mundo, áreas verdes não é a primeira coisa que imaginamos, não é? Pois saiba que 49% do território londrino é formado por áreas verdes!

 

Parques, bosques, florestas, jardins privativos: em Londres há de tudo um pouco. Os britânicos têm sim uma paixão pela jardinagem, mas mais do que isso, eles valorizam muito a natureza; e Londres se torna a cada dia um reflexo disso.

 

Em 2019 a cidade foi nomeada a primeira National Park City do mundo. A iniciativa reconhece as cidades onde as pessoas vivem em conexão com a natureza, onde a vida selvagem é presente (como os veados vermelhos do Richmond Park!), onde os rios e lagos são navegáveis e próprios para banho, e onde a população tem um interesse real em hábitos mais saudáveis e ecologicamente corretos.

 

Londres. Foto: VisitBritain/ Laura Leonard

 

Quem visita Londres já viu de perto essa mudança.

 

Há muito tempo os londrinos priorizam o transporte público, em especial o metrô, ao uso de carros. Há inclusive um pedágio urbano no centro da cidade que penaliza os carros com taxas diárias, caso eles não se enquadrem na categoria "emissão ultrabaixa de carbono". O programa de aluguel público de bicicletas da cidade é altamente popular, e deu tão certo que acabou exportado mundo afora (inclusive no Brasil). Londres conta ainda com a navegação por canais, pelo rio Tâmisa, por bondes e, claro, pelos trens.

 

Parque Greenwhich - Londres. Foto: VisitBritain

 

Além da mobilidade urbana, Londres investe muito nas áreas públicas e nas opções de lazer da população. Os seus oito Royal Parks são impecavelmente cuidados e oferecem um pouco de tudo - prática esportiva, relaxamento, cultura e eventos especiais. Caminhar no parque, fazer piquenique e levar cadeiras para tomar sol no verão são hábitos bem londrinos. Tanto que muitos restaurantes famosos preparam cestas de piquenique no estilo take away para atender à demanda.

 

Falando em restaurantes, a alimentação é outro hábito em transformação em Londres. Há restaurantes vegetarianos e veganos espalhados por todos os cantos da cidade, e muitos londrinos tentam limitar o consumo de carne a poucas vezes por semana - ou somente aos finais de semana - para reduzir a pegada de carbono e contribuir com a manutenção do meio ambiente. Nos rótulos e cardápios, ganham destaque os ingredientes orgânicos e frescos, de origem local.

 

Londres. Foto: VisitBritain

 

Outro movimento que cresce a passos largos é a cultura do "não-desperdício". Ela está presente tanto na gastronomia, com restaurantes que aproveitam 100% dos alimentos, quanto na moda, dando espaço aos estilistas que usam matéria-prima vegetal e ecologicamente correta. Os brechós e as lojas de antiguidade ganham cada vez mais adeptos, oferecendo itens de segunda mão e minimizando o impacto do consumo exagerado.

 

Londres é uma cidade em constante movimento. Essa habilidade que Londres tem de se reinventar é fascinante, e torcemos para que essa tendência de ambientes urbanos mais verdes também ganhe o mundo.

 

 

Pin It