Com atividades em espaços abertos e ao ar livre, vinícolas já estão preparadas para receber turistas brasileiros

alent vinhos 2909

 

Um dos locais mais apreciados de Portugal, a região do Alentejo está de portas abertas para os turistas que desejam realizar um programa especial dedicado ao vinho. Com a flexibilização das medidas de combate ao novo coronavírus, vinícolas alentejanas voltaram a realizar seus roteiros enoturísticos, com programação variada pelas belíssimas paisagens do local.

 

Piquenique nos vinhedosalmoço ao ar livrevisita às adegas e colheita das uvas estão entre as atrações. Para começar, uma visita à nova Sala da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora!  Neste espaço único de enoturismo em Portugal, os turistas são convidados a viajar pela história do vinho na região, pela tradição ancestral do vinho de Talha, pelos solos e castas, pelos projetos de sustentabilidade e pelos diversos roteiros que integram a Rota dos Vinhos do Alentejo. Também é possível degustar seis vinhos de diferentes locais, para iniciar a experiência com os rótulos alentejanos.

 

“Os roteiros das vinícolas são bem variados, muitos com atrações ao ar livre, uma tendência que deve crescer cada vez mais no período pós-pandemia”, resume Francisco Matheus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA).

 


Depois de passar pela Sala da Rota dos Vinhos do Alentejo, pé na estrada e taça na mão!

 

Almoço ancestral

 

Na Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, o destaque fica por conta do almoço na Casa das Talhas, acompanhado por degustação de vinhos. A experiência resgata a ancestralidade da região: as talhas, que são grandes ânforas de barro, eram usadas pelos antigos romanos para vinificar os vinhos, e a técnica persiste até hoje em algumas aldeias no Alentejo.

 

Experiência sensorial na mítica Casa Relvas

 

tradição alentejana está na essência da programação enoturística da vinícola Casa Relvas. A mítica casa de Évora convida a uma experiência sensorial, com análise das castas, participação na colheita manual e a tradicional pisa das uvas. Degustação de vinhos e almoço também fazem parte da programação.

 

Winemaker por um dia

 

Para aqueles que sempre desejaram participar da criação de um vinho, colaborando em todo o processo, da uva à garrafa, a Ervideira criou um roteiro especial. Além da visita à adega e prova dos vinhos em fermentação, os turistas podem participar da elaboração do vinho “100 Pés”, cujas uvas são totalmente pisadas pelos visitantes. Mais tarde, há a possibilidade de desfrutar de um piquenique à sombra dos plátanos da Ervideira ou no Ervideira Wine Terrace, na vila de Monsaraz.

 

Sabores típicos alentejanos

 

Na Herdade do Rocim, não faltam opções para desfrutar no período das vindimas. Do café da manhã ao almoço regional no wine bar da adega, passando pela possibilidade de experimentar a divertida pisa das uvas, cabe a cada um escolher o seu programa preferido para mergulhar nos sabores típicos alentejanos.

 

Mirante de Estremoz

 

Para viver as vindimas de Estremoz, a sugestão é começar com uma visita ao mirante da cidade, com direito a colher uvas e experimentar a pisa das uvas em lagares de mármore, seguindo-se uma visita à adega e às caves. Para finalizar este programa de 4h30, os participantes podem, ainda, deliciar-se com um recheado almoço de vindima.

 

O melhor restaurante do Alentejo

 

Com aquele que foi considerado o Melhor Restaurante do Alentejo 2018, na Quinta do Quetzal, as provas de vinhos são acompanhadas por petiscos alentejanos, depois de uma imperdível visita à adega.

 

Petiscos regionais

 

Em duas horas bem recheadas, o produtor de Beja, promete não desiludir e dar a conhecer, através de saberes e sabores, os vinhos Santa Vitória. A alvorada é às 11 horas, momento em que são entregues os kits-vindima e rapidamente se avança para um passeio pelas vinhas com direito a explicação e colheita da uva. Os visitantes também podem fazer uma visita à adega, dirigida pela enóloga Patrícia Peixoto. Antes de terminar a manhã, o roteiro conta com visita à cave das barricas e degustação de vinhos Santa Vitória acompanhada de petiscos regionais.

 

Todos os valores e informações detalhadas sobre os roteiros enoturístico dos Vinhos do Alentejo estão em www.vinhosdoalentejo.pt.

Pin It