Artesanatos e imagens do Peru serão principal atrativo durante as festividades de natal deste ano, na Praça de São Pedro a partir de 15 de dezembro

Gady Elabor Mendoza Artesano Workshop Credit PROMPERÚ

Gady Elabor Mendoza - Artesanato - Workshop. Foto: ©PROMPERÚ

 

O tradicional presépio de uma comunidade na região de Huancavelica, Chopcca, localizada ao sul do Peru, poderá ser apreciado na Praça de São Pedro, na cidade do Vaticano durante as próximas celebrações de natal. A partir de 15 de dezembro, durante 45 dias, devotos e turistas de todo o mundo serão testemunhas dessa cena sem precedentes, que colocará o Peru na primeira linha da fé da humanidade.

 

Trata-se de uma réplica em tamanho real do tradicional nascimento huancavelicano em Chopcca, composto por mais de 30 peças, elaboradas minuciosamente por cinco artesãos especialistas em imagens desse local, que serão o atrativo principal no coração da igreja católica.

 

MANJEDOURA DE CHOPCCA

 

Todos os personagens como a Virgem Maria, São José, os Reis Magos, o menino Jesus e os pastores serão feitos de agave, modelados em gesso e tecido colado, decorados com as indumentárias típicas da comunidade.

 

Como parte da cena, serão inclusos animais típicos de Huancavelica como lhamas, condores, alpacas, vicunhas, ovelhas, viscacha, flamingos andinos, gansos andinos e se recriará um trecho da natureza e arquitetura daquela região, utilizando materiais característicos como pedra cancanlla e ichu.

 

O presépio da comunidade de Chopcca foi a proposta escolhida pelo próprio Estado do Vaticano para ser mostrado na Praça de São Pedro como o símbolo do cristiandade para o natal de 2021, data que coincide também com o Bicentenário de Independência do Peru.

 

Essa iniciativa se realiza graças ao trabalho coordenado e transversal entre o Governo Regional de Huancavelica, a Embaixada do Peru na Itália, Embaixada do Peru na Santa Sé, Ministério de Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Ministério de Comércio Exterior e Turismo e PROMPERÚ.

 

Por meio dessa ação, o Peru transmite uma mensagem de esperança e união em um contexto de crise mundial, esperando as condições necessárias para que os turistas do mundo voltem a viajar e conheçam sua riqueza cultural, natural e gastronômica.

 

Clique no link para ver o vídeo em 3D do presépio de Chopcca que será mostrado na Praça de São Pedro (Vaticano)https://www.facebook.com/goreHuancavelica/videos/144487130566633/

 

 

 

Pin It