cubierta lancha patagonia1

Navegando pelos Lagos Nonthué e Lácar, na Argentina, a bordo da Lancha Patagônia 1

 

Texto e fotos: Jaime Bórquez

 

Durante muito tempo, a chamada Travessia dos Lagos Andinos foi um dos programas turísticos mais vendidos no Brasil. Cruzar a mítica cordilheira dos Andes entre o Chile e Argentina tem esse ar de aventura, onde se mistura natureza, belas paisagens e o plus de estar em dois países numa mesma viagem. Atualmente, há no mercado uma interessante opção que tem se tornado uma das opções de travessia mais procuradas, pelas cidades e paisagens que toca.

 

Esta magnífica travessia começa na agitada cidadezinha chilena de Pucón, na orla do lago Villarrica e aos pés do vulcão do mesmo nome, onde há duas noites de estadia, com tempo mais do que suficiente para aproveitar as variadas opções de turismo que ela oferece. Não deixe de conhecer as Termas Geométricas, um lugar projetado pelo mais ousado e famoso arquiteto chileno, German del Sol, responsável pelos famosos hotéis Explora de Patagônia e Atacama.

 

Pucon lago villarri 2

Pucón

 

Pucón é a capital do turismo outdoor, onde se destaca a ascensão ao vulcão ativo de Villarrica. São cinco horas de caminhada que premiam o esforço ao chegar na boca da cratera deste vulcão e ver a lava incandescente fervendo lá embaixo. Impressionante e inesquecível passeio. Mas, há também atividades mais softs, como o rafting familiar no Rio Trancura, saltos em parapente duplo, passeios em mountain bike, caiaque, canopy, também chamado de arvorismo, pesca de truta e muito mais.

 

Vulcão Villarr 2

Vulcão Villarrica

 

Pucón tem uma muito boa e variada gastronomia. Peixes e frutos do mar são o forte do Chile, mas aqui, além deles, há uma grande opção de carnes, incluindo as de caça. Há restaurantes muito charmosos, onde prima a construção em troncos de madeira nativa. Pucón é toda uma surpresa, quem tem a sorte de conhecer esta cidade e seu entorno fica encantado.

 

A saída para a Argentina se inicia cruzando a cordilheira andina pelo passo Hua-Hum, margeando os lagos Villarrica, Calafquén, Panguipully e a reserva de Huilo Huilo, com sua bela cachoeira. Assim se chega até Puerto Fuy, onde se embarca na balsa que navega por hora e meia até chegar a Puerto Pirihueico.

 

JBA 4105 2

 

Lago panguipulli

Lago Panguipully

 

saltohuilohuilo 1

Salto Huilo Huilo

 

navegacion lago pirihuico

Navegação no Lago Pirihueico

 

Depois dos trâmites de imigração se viaja até a alfândega argentina e depois de preencher os documentos de entrada nesse país, se embarca na moderna lancha Patagônia 1, com capacidade para 115 passageiros. Pode-se viajar na parte coberta ou sair ao exterior, tendo 365 graus de paisagem andina. Esta é a segunda parte do programa Travessia navegando Chile e Argentina, singrando os lagos Nonthué e Lácar, fazendo uma curta caminhada na ilha Santa Teresita para chegar, após duas horas, na cidade argentina de San Martín de los Andes. A travessia completa dura perto de dez horas e quando o clima complica, o trajeto se faz tranquilamente pelo passo Mamuil Malal, que não deixa nada a dever em relação às belas paisagens, entre lagos, rios e as sempre nevadas montanhas andinas.

 

lancha patagonia1 lagononthueylacar

cubierta lancha patagonia1

Lancha Patagônia1 e o deck superior

 

No dia seguinte, há tempo suficiente para conhecer a charmosa San Martín de los Andes e fazer comprinhas. À tarde se inicia a excursão aos Sete Lagos, que percorre os Andes do lado argentino até chegar a Villa La Angostura, uma parada para o café e os chocolates e a viagem continua até San Carlos de Bariloche, onde se tem dois dias para fazer os passeios como Circuito Chico, Cerro Campanário, Islã Victoria, ou simplesmente sentar num bom restaurante, saborear um bom bife chorizo acompanhado por um vinho Malbec. Nada poderia ser mais argentino do que isto!

 

ciudadsanmartindelosandes

San Martin de L Andes 2

San Martín de los Andes

 

Restaurant Regional em San Martin de los Andes

Restaurante regional em San Martín de los Andes, na Argentina

 

 JBA 4293 2

Um pouco da saborosa gastronomia argentina

 

San M de los Andes 2

A charmosa San Martín de los Andes

 

A Travessia navegando Chile e Argentina é uma excelente alternativa para conhecer e admirar os encantos que ocultam os vales da mítica Cordilheira dos Andes. E para quem já fez o programa Lagos Andinos entre Puerto Montt e Bariloche, há aqui uma nova oportunidade de admirar a beleza da natureza nesta parte do cone sul.

 

vistasanmartin1 1

San Martín de los Andes

 

Informações: In Out Patagonia (0056- 45) 94-3650 www.inoutpatagonia.clwww.freeway.tur.br

 

Pin It