JBA 4267

Andorra. Foto: Jaime Bórquez

 

Por Jaime Bórquez

 

Dizem que a história é verídica, mas, se não for, não deixa de ser curiosa. Durante a II Grande Guerra, Hitler relutou para invadir o Principado de Andorra porque pensava que era território espanhol, e se inimistar com seu aliado Francisco Franco, também amigo do líder fascista italiano Mussolini, “ il Duce”, não era uma boa jogada política. Por outro lado, dizem que Franco não cogitou botar suas tropas em Andorra porque poderia ferir os sentimentos de Hitler, que estava invadindo a França, e considerava este principado muito ligado aos franceses.

 

Imaginem que o país nunca teve exército e, durante a primeira e segunda guerras mundiais, os homens, cabeça de cada família, pegavam suas espingardas e fuzis e improvisavam uma força de defesa, embora jamais tenham dado um tiro contra ou a favor de ninguém. A lei Andorrana permite que cada família possua uma arma para a defesa do território. Esta é só uma pequena parte das tantas histórias curiosas deste principado, encravado entre a França e a Espanha que é toda uma potência turística. Os andorranos vivem felizes e são a nação com maior expectativa de vida no mundo, com 83,52 anos como media de vida. Com certeza não ligam muito para a política, e isso deve ajudar a prolongar a sua existência.

 

O país andorrano pode se cruzar, de extremo a extremo, em menos de uma hora de carro, mas, o que tem para ser visitado e contado não cabe numa só viagem. Há 13 museus e já na visita deles poderia ir todo o tempo da sua estadia, por isto sugerimos os imperdíveis, cuja montagem e apresentação é muito interessante, como o do Tabaco, o do Automóvel, o das Miniaturas, do Perfume, da Eletricidade, o D`Areny-Plandolit, que mostra como vivia uma família abastada, e a Casa Rull, que recria o passar dos menos favorecidos.

 

Dar um passeio pelas redondezas da cidade é como uma viagem no tempo. Há povoados com construções medievais, onde cada detalhe da sua arquitetura fascina aos visitantes. Há muito que ver e se surpreender em Andorra, e se escutar um pouco da sua história, sua surpresa vai ser maior ainda.

 

Andorra la Vella jb

Construções medievais. Foto: Jaime Bórquez

 

JBA 3963

JBA 1610 2

JBA 3966

Andorra. Fotos: Jaime Bórquez

 

Se fazer uma viagem e conhecer um país é bom, conhecer dois na mesma viagem é melhor ainda. Por isso, queremos dar esta dica imperdível. Sabia que há somente 200 Km entre Barcelona e o Principado de Andorra? São duas horas e meia de viagem por uma estrada  impecável, uma paisagem variada, com singelos povoados em várias partes do caminho, sempre tendo os montes Pirineus do seu lado direito. Estas montanhas têm formas muito características, e não passarão despercebidas ao seu olhar. Mas, quem sabe você está na cidade de Toulouse, na França, e se entusiasmou com a ideia de conhecer Andorra. Bem, saiba que fica mais perto ainda que Barcelona, são só 180 km, ou duas horas e 25 minutos de carro, a uma velocidade média de 90 km por hora. Mais do que ideal para ir admirando as paisagens montanhosas, os bosques e também as pequenas vilas durante o caminho.

 

E perto da Espanha   Perto da França

Fotos: Jaime Bórquez

 

Para os amantes do esqui, Andorra é um destino perfeito, suas pistas e seus hotéis nas encostas dos Pirineus têm fama no mundo inteiro. A temporada abre em novembro e vai até abril. Mas, se não curte o frio é bom saber que no verão Andorra possui outro grande atrativo, é um país livre de impostos, o que o transforma em um gigantesco free-shop, de fronteira a fronteira. O turismo representa mais do 80% de seu PIB. São mais de 5 mil lojas e 500 hotéis num país com só 43 km de comprimento.

 

at extrem 7

At extrem 7. Foto: Andorra Turismo

Esqui em Vallnord

Esqui em Vallnord. Foto: Andorra Turismo

 

JBA 4361 JBA 4645

JBA 5041

Esqui e trenó. Fotos: Jaime Bórquez

 

JBA 4302

Compras

Grande mall

JBA 4350

Centro de Andorra jb

Andorra é um centro de compras livre de impostos. Fotos: Jaime Bórquez

 

Outro plus do principado é sua gastronomia. Se já Espanha e França são poderosos, variados a criativos em tudo o que sai da sua cozinha, se surpreenderá com a fusão que Andorra fez com essas duas correntes e, claro, também com suas próprias receitas, de tempos ancestrais. Para degustar essas delícias a dica é ir nas “bordas”, que são antigos estábulos ou celeiros, hoje transformados em excelentes e charmosos restaurantes, realmente imperdíveis.

 

Restaurante os estabulos

Restaurantes (estábulos). Foto: Jaime Bórquez

DSC00604 DSC00748

JBA 4247 JBA 4248

Fotos: Jaime Bórquez

 

Outro dos pontos altos de uma viagem a este pequeno principado é a visita a Caldea, um centro termo-lúdico único no mundo. Piscinas, jacuzzis, centros de relaxamento, massagens, e tudo o que tenha a ver com o tratamento do corpo e, de passagem, com o espírito, está neste lugar. Concentrado numa construção de linhas futurísticas.

 

Complexo Termal Caldea

Caldea Interior Caldea exterior

Relax em Caldea

Hidromassagem Caldea Piscinas de Caldea interior noite

Caldea. Fotos: Jaime Bórquez 

 

Embora se possa achar que não passará mais de meio dia neste paraíso do relax e das águas, é demasiado fácil cair na tentação e passar ali o dia todo em suas piscinas temáticas, com inspirações da Índia, México e Roma. E para aqueles que desejam não somente relax como também tratamento exclusivo, personalizado e em total privacidade, está o Inúu Neosens, no mesmo complexo de Caldea, que tem reinventado o bem-estar e o conceito wellness para oferecer programas personalizados e de alta qualidade, que integram os conceitos de corpo, mente, beleza, sensorial, água e nutrição.

 

Andorra é também um dos países mais seguros do mundo. A violência urbana é praticamente inexistente, o que nos faz esquecer da preocupação de roubos ou assaltos. A segurança nas ruas é total, a qualquer hora do dia ou da noite. Estes são, em poucas linhas, os atrativos andorranos. Um pequenos país, sim, mas, um grande destino que conquista a todos seus visitantes.

 

JBA 5258

Andorra. Fotos: Jaime Bórquez

 

Mais informações: www.plazaandorra.com

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar