As trilhas que atravessam o bosque percorrem caminhos em meio a bela natureza e conduzem à uma formosa cachoeira. No final, saboreie um legítimo churrasco patagônico acompanhado de apresentações de danças típicas do Chile com direito à uma linda vista do Lago Riesco

ayken73

Vista do Lago Riesco no Parque Aikén del Sur. Foto: Viagem News

 

ayken5

Entrada do Parque Aikén del Sur. Foto: Viagem News

 

Com uma área de 250 hectares, o Parque Aikén del Sur localizado em Puerto Chacabuco é um parque turístico-educativo privado que preserva a magnífica biodiversidade da Patagônia chilena, um local ideal para conhecer exemplares de espécimes da flora e da fauna patagônicas, além da própria história dessa região no sul do Chile.

 

A visitação ao Parque Aikén del Sur é realizada exclusivamente pelo Hotel Loberías del Sur, sendo necessário pagar pela excursão promovida pelo hotel. A excursão de um dia inclui transporte, guia e refeição completa.

 

Logo na entrada do parque, um Centro de Visitantes contendo painéis com ilustrações de animais e plantas endêmicas, quadro de corte biogeográfico com animais e vegetações típicas do relevo de cada altitude, mapa e maquetes dos povos nativos, fornece as primeiras informações aos visitantes. Tudo isso é apresentado por um guia turístico que também conta toda a história da Região de Aysén e da Patagônia como um todo.

 

 ayken2

ayken7 ayken6

ayken8

Centro de visitantes. Fotos: Viagem News

 

Desenvolvido e administrado pela empresa Detroit Chile S.A., a qual também é proprietária das empresas Catamaranes del Sur e Hotel Loberías del Sur ambas atuantes na Patagônia chilena, o parque possui quatro trilhas de nível médio especialmente preparadas para o trekking.

 

ayken3

ayken4

Fotos: Viagem News

 

As trilhas são pavimentadas com pedrinhas que facilitam a caminhada e evitam a formação de lamaçal, e estão equipadas com estações e painéis educativos para informar e ensinar os visitantes sobre fenómenos específicos do meio ambiente. Também há área de descanso, pontes, mirantes e plataformas panorâmicas para desfrutar de vistas espetaculares durante o percurso.

 

ayken27 ayken11

ayken13

ayken19

ayken9 ayken32

ayken41

ayken34

ayken48 ayken20

ayken49

ayken44 ayken45

ayken46

Fotos: Viagem News

 

Uma caminhada de aproximadamente 2 horas por quatro trilhas naturais realizada em grupos e com guias especializados leva os visitantes por caminhos nos quais é possível apreciar a rica natureza local, com trechos margeando o riacho de águas cristalinas Estero del Salto. E quase já no fim da trilha, uma parada obrigatória: o mirante da formosa cachoeira “Barba de Viejo”, Barba de Velho, de onde pode-se contemplá-la plenamente.

 

ayken50 ayken51

ayken52

ayken53 ayken54

 

ayken66

 

ayken12

 

ayken62

ayken65

Fotos: Viagem News

 

Na parte inicial da trilha há um bosque de Arrayanes, uma espécie de árvore que cresce apenas em solo que contenha muita água. Para demonstrar a característica do solo e a existência de água no subsolo a guia turística Antonia Guinao reuniu o grupo de visitantes no qual estávamos e pediu para que todos formássemos um círculo e pulássemos ao mesmo tempo. Então, pudemos sentir o “balançar” do solo, é como se estivéssemos pulando sobre um colchão d’água. “Isso acontece por causa da água que existe abaixo desse chão que estamos pisando”, explicou a guia.

 

ayken38 ayken28

ayken30

Bosque de Arrayánes. Fotos: Viagem News

 

Flores de várias espécies e alguns tipos de fungos dão um colorido especial ao ambiente. Pelo caminho, Antonia vai nos apresentando e explicando outros destaques da flora e fauna local, como por exemplo, a folha de Tepa (Laureliopsis Philippiana), utilizada para fazer xaropes com mel e limão e também para fazer essência para uso em aromaterapia, por sua propriedade expectorante e a Nalca (Gunnera Tinctoria), que serve para comer como salada, fazer marmelada com o talo e tanto a folha como a raiz são usadas para fazer chá para dores estomacais. Na Região de Aysén, ela também é utilizada para fazer uma bebida o Sour de Nalca.

 

ayken37

ayken21 ayken35

ayken36

ayken67

Flores e fungos vistos nas trilhas. Fotos: Viagem News

 

ayken99

A guia turística Antonia Guinao com uma folha de Tepa já amarelada na mão. Foto: Viagem News

 

ayken24 ayken23

Nalcas. Fotos: Viagem News

 

A visita ao parque é finalizada no quincho (churrascaria) perto do belo Lago Riesco, onde é servido um coquetel seguido por um típico e delicioso churrasco patagônico de carne de cordeiro feito em fogo de chão e harmonizado com vinho tinto acompanhado de apresentações de danças típicas chilenas demonstradas por um grupo folclórico local. Batatas assadas, pão e salada completam a refeição. De sobremesa, um saboroso pudim de leite condensado. As pessoas que por qualquer razão não quiserem comer carne de cordeiro e as pessoas veganas não precisam se preocupar, pois há outras opções de pratos para elas.

 

ayken72

ayken71 ayken75

ayken100

ayken83

ayken95

ayken76 ayken94

ayken16 ayken17

 ayken81 

 ayken97 ayken96

ayken98

Fotos: Viagem News 

 

Antes de ir embora, uma descida até a margem do lago para se apreciar a linda vista e em seguida, uma subida até o Mirante do Lago com uma visão de 360 graus para todo o parque. O Lago Riesco está apto para a pesca esportiva entre novembro e abril. E a truta marrom é comumente encontrada no lago.

 

ayken101 

ayken86

ayken90

ayken92

Fotos: Viagem News

 

Vale lembrar que o parque Aikén del Sur faz parte de uma das selvas mais frias do mundo e o clima patagônico é totalmente instável. O clima é marítimo chuvoso (na zona costeiras e fiordes) e estepe frio (próximo à cordilheira). Chove durante todo o ano, até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 8°C. Portanto, recomenda-se levar roupa adequada para a chuva.

 

O Parque Aykén del Sur está situado a apenas quinze minutos do Hotel Loberías del Sur, o qual oferece excursões para as principais atrações patagônicas, incluindo este parque. Essas excursões incluem guias turísticos, transporte, ingressos para os parques, refeições e bebidas, um serviço completo que proporciona experiências maravilhosas aos visitantes.

 

Pin It