Excursão do Hotel Loberías del Sur proporciona uma viagem divertida e inesquecível à milenar geleira no Campo de Gelo Norte

laguna1

A magnífica e milenar geleira San Rafael do Parque Nacional Laguna San Rafael. Foto: Viagem News

 

As magníficas geleiras milenares da Patagônia na Região de Aysén, no sul do Chile, encantam a todos os visitantes e tornam qualquer viagem inesquecível. A mais famosa delas, é a grande geleira San Rafael, localizada no Parque Nacional Laguna San Rafael, declarado reserva mundial pela UNESCO no ano de 1979.

 

Com 15 quilômetros de comprimento, a geleira San Rafael começa no Nevado San Valentin e desemboca ao lado da Laguna San Rafael, além dela e do glaciar San Quentin, que são as duas maiores, há outras 28 geleiras localizadas nos 4.200 km² de superfície do Campo de Gelo Norte, uma das duas grandes áreas patagônicas remanescentes da última glaciação do planeta Terra, terminada a cerca de 12 mil anos. A outra grande área é o Campo de Gelo Sul, localizado em territórios chileno e argentino e cujo tamanho é 4 vezes maior que o Campo de Gelo Norte e juntos, formam a terceira maior extensão de gelo continental do mundo, atrás apenas da Antártida e da Groenlândia.

 

Há 3 maneiras para se chegar ao destino:

 

1- Via terrestre: Partindo de Coyhaique até Puerto Río Tranquilo e depois de Puerto Río Tranquilo até Bahía Exploradores por caminho em construção.

 

2- Via aquática: Saindo de Puerto Chacabuco percorrendo o Fiorde Aysén, e o canal Moraleda até chegar à geleira.

 

3- Via aérea: De Coyhaique e Puerto Aisén até o aeródromo do Parque Nacional Laguna San Rafael.

 

Nossa visita à geleira foi por via aquática, a convite do conceituado hotel Loberías del Sur, localizado no simpático vilarejo de Puerto Chacabuco, principal porto comercial da Região de Aisén, no sul do Chile. Além de hospedagem, o hotel oferece excursões para as principais atrações patagônicas.

 

A excursão de um dia, já inclui refeições e bebidas com direito a open bar no trajeto de volta. O percurso de 220 km é todo realizado a bordo de um moderno barco catamarã da empresa Catamaranes del Sur e tem a duração total de 12 horas, sendo 5 horas de ida, duas horas de permanência na geleira e 5 horas de volta. Batizado de “Chaiten”, esse catamarã com capacidade para 94 pessoas é o barco mais veloz do sul do Chile, atinge a velocidade de 26 nós, aproximadamente 48 km/h, e contém todos os itens de segurança necessários à tripulação e aos passageiros, tais como: coletes salva-vidas com luz e apito, extintores, saídas de emergência, além de 3 botes salva-vidas do tipo Zodiac.

 

laguna 3

Catamarã Chaiten da empresa Catamaranes del Sur ancorado no cais de Puerto Chacabuco momentos antes da partida rumo ao Glaciar Laguna San Rafael. Foto: Viagem News

 

O barco deixou o cais de Puerto Chacabuco de manhã cedo por volta das 8 horas da manhã, levando a bordo passageiros de diversas nacionalidades: australianos, neozelandeses, israelenses, peruanos, espanhóis, argentinos, brasileiros e chilenos. No início da jornada, o guia bilíngue Pablo Maldonado Zubicueta informou aos passageiros sobre as características da embarcação, equipamentos de segurança, a história da região e destaques do passeio.

 

laguna 4

Catamarã Chaiten deixando Puerto Chacabuco. Foto: Viagem News

 

laguna 7

Mapa indicando a rota da excursão à Laguna San Rafael. Foto: Viagem News

 

Navegando pelo Fiorde Aisén, montanhas com seus cumes nevados, um casco enferrujado de navio numa das margens do fiorde, alguns pássaros e golfinhos austrais passando ao lado do catamarã atraem nossos olhares. Pouco depois, Pablo nos chama a atenção para o Monumento Nacional das 5 Hermanas, um arquipélago com 5 ilhotas principais com altitudes de até 104 metros. Seguindo pelas águas calmas do Canal Moraleda em direção ao Glaciar Laguna San Rafael, os tripulantes nos servem bebidas alcoólicas, não alcoólicas, refrigerantes, petiscos e chocolate quente. Chá e água ficam à disposição em sistema self-service durante todo o trajeto.

 

laguna 5 laguna 6

 Navegando pelo fiorde Aysén. Fotos: Viagem News

 

laguna 9

laguna 10 laguna 11

laguna 12

Navegando pelo Canal Moraleda. Fotos: Viagem News

 

Uma hora e meia depois do início da viagem, o acesso à cabine superior do catamarã é aberto aos turistas. Nesse piso, além da sala de comando em separado, há um salão com sofás, tvs, mesinhas e som ambiente, um bar, que no trecho de ida é transformado numa lojinha de roupas, principalmente de frio, com a logomarca do hotel Loberías del Sur, acessórios e lembrancinhas. Também há portas de acesso ao deck superior que fica na popa do barco, o qual é aberto aos passageiros que podem apreciar a vista e tirar ótimas fotos em um ambiente ao ar livre.

 

laguna 13

laguna 14 laguna 25

laguna 19 laguna 18

Andar superior do catamarã Chaiten. Fotos: Viagem News

 

laguna 95

O guia turístico Pablo M. Zubicueta fala aos passageiros sobre o Parque Nacional Laguna San Rafael . Foto: Viagem News

 

 laguna 33 laguna 94

Na foto à esquerda, um dos três botes zodiacs do catamarã e à direita o teto do barco. Fotos: Viagem News

 

laguna 31 laguna 22

Pai e filha vindos da Austrália e o ator espanhol Enrique Arce, intérprete de Arturo Román, o Arturito, da série de tv 'La Casa de Papel', estavam entre os participantes da excursão ao Glaciar Laguna San Rafael promovida pelo Hotel Loberías del Sur. Foto: Viagem News

 

É hora de almoçar!

 

Por volta do meio-dia, é servido o almoço acompanhado de uma taça de vinho branco ou tinto, pisco sour ou outra bebida não alcoólica e sobremesa. Já com o estômago cheio, bate uma certa monotonia que dura até o momento em que lobos marinhos aparecerem saltando ao lado da embarcação.

 

laguna 21 laguna 24

O delicioso almoço e sobremesa feito pela chef da embarcação. Fotos: Viagem News

 

Um farol numa ilhota é o primeiro indício que estamos perto da geleira. Pouco depois, pequenos blocos de gelo flutuando pelo canal anunciam que já estamos chegando ao destino. Após mais alguns minutos navegando pelo canal e já podemos avistá-la à nossa esquerda.

 

laguna 27 laguna 28 

laguna 30

Um singelo farol é o primeiro indício de que a geleira San Rafael está próxima. Fotos: Viagem News

 

laguna 35 laguna 37

 laguna 39

laguna 34

laguna 40

Pequenos blocos de gelo flutuando no canal anunciam a chegada da geleira. Fotos: Viagem News

 

Quando o barco ancora, os marinheiros descem os botes zodiacs que levarão os visitantes para bem perto da geleira milenar. Enquanto isso, a tripulação entrega os coletes àqueles que vão se aventurar nos botes e as portas laterais do catamarã são novamente abertas e assim, os passageiros podem ir até a proa para ver a atração e tirar fotos.

 

laguna 45 laguna 48 

Fotos: Viagem News

 

Antes dos turistas fazerem o passeio, um tripulante e um marinheiro vão com um bote fazer o reconhecimento da área para averiguar as condições de navegabilidade. Feito isto, é só esperar a vez e embarcar nessa experiência maravilhosa.

 

laguna 46

laguna 47

Fotos: Viagem News

 

Já a bordo do bote rumo à geleira, sentimos uma queda da temperatura, tanto pela maior proximidade com a água e com a massa de gelo como também pela exposição direta à brisa marítima gelada vinda do Golfo San Esteban. Portanto, agasalhe-se bem antes de embarcar.

 

laguna 93

Turistas embarcam e se acomodam no bote para o passeio ao glaciar. Foto: Viagem News

 

O bote vai abrindo caminho desviando dos blocos de gelos desprendidos pelo glaciar, os quais com suas formas e texturas curiosas, um tanto esquisitas e diferentes, chamam a atenção e atiçam a imaginação dos visitantes.

 

laguna 53

laguna 67

laguna 69

laguna 70

laguna 76

laguna 79

laguna 80

laguna 81

laguna 91

laguna 58

laguna 61

laguna 72

Blocos de gelo com formas e texturas curiosas e inusitadas. Fotos: Viagem News

 

À medida que nos aproximamos do imponente monumento de gelo, notamos sua grandeza e beleza com seus 2 km de largura e 70 m de altura, sem esquecer dos 239 m de profundidade ocultos abaixo do nível do mar.

 

laguna 73

Foto: Viagem News

 

Em algumas ocasiões, estalos alertam que parte da geleira pode se soltar; por este motivo, para garantir a segurança de todos, os botes não se aproximam tanto dela nesses momentos. É comum que pedaços da geleira desabem e isso se torna um espetáculo para os turistas que observam atentos a esse fenômeno que acontece a milênios em decorrência do degelo natural e recentemente agravado pelo aquecimento global do planeta ocasionado pela intervenção humana.

 

laguna 57

laguna 92

Glaciar San Rafael. Fotos: Viagem News

 

“A geleira está encolhendo em média 80 metros por ano, desde que Enrique Simpson a descobriu em 1871, ela já retrocedeu 10 km”, informou o guia Pablo Zubicueta.

 

Ao regressar ao catamarã, a atenciosa tripulação nos aguarda com alfajores, cupcakes, chocolate quente e chá para nos aquecer e nos dar energia.

 

laguna 74

laguna 77

laguna 78

laguna 83 laguna 85

laguna 86

laguna 87

Fotos: Viagem News

 

Após todos regressarem ao barco, iniciamos o caminho de volta. Aquilo que poderia ser um retorno entediante se transforma numa verdadeira festa. Num primeiro momento, o salão do andar superior continuou com música ambiente, passado algum tempo, músicas mais agitadas começaram a ser tocadas e mais comes e bebes foram servidos aos passageiros. Ao mesmo tempo, a bar woman do hotel Loberías del Sur, Maria P. S. Aguillar, começou a preparar diversos drinks e coquetéis, tais como: Pisco Sour, Pantera Rosa, Tequila, Tequila Sunrise, Laguna Azul, Cosmopolitan, entre outros.

 

laguna 102

 Passageiros dançam no piso superior. Foto: Viagem News

 

laguna 88

A barwoman Maria prepara diversos drinks para os passageiros. Foto: Viagem News

 

Depois desse “esquenta”, os passageiros foram convidados a se aventurar num animado karaokê puxado pela simpática dupla de guias turísticos Rocío Navidad e Pablo, ambos funcionários do hotel Loberías del Sur. Num instante, a animação tomou conta do salão e todos pareciam velhos conhecidos. Com a agitação, alguns dos passageiros que descansavam no piso debaixo subiram para se juntar a essa trupe de aspirantes a cantores. Verdade seja dita, há apenas um ou outro que manda bem na cantoria, mas, o que vale mesmo é a diversão!

 

O tempo passou rápido e com o entardecer, Pablo anunciou o final do karaokê, para logo em seguida apresentar com Rocío, a dança típica chilena “Cueca” e na sequência, cada um deles convidaram um dos passageiros para apresentar outra dança típica, a “Chamamé”. Depois convidaram os passageiros presentes a fazer o mesmo transformando o salão numa balada que só se encerrou quando já estávamos prestes a chegar de volta a Puerto Chacabuco trazendo memórias inesquecíveis da viagem.

 

laguna 96 laguna 99

laguna 98 laguna 97

laguna 101

Fotos: Viagem News

 

laguna 106  laguna 104  laguna 107

Fotos: Reprodução/ Alexis

 

Consulte as datas de saídas das excursões do Hotel Loberías del Sur para o Glaciar Laguna San Rafael e outras informações em: https://www.loberiasdelsur.cl/pt-br/excursion/laguna-san-rafael

 

 

Pin It