3126 1

Ilha Bartolomé, uma das ilhas do arquipélago de Galápagos

 

Texto e fotos Jaime Bórquez

 

O paraíso natural que encantou Charles Darwin é hoje o principal orgulho do Equador. Pelo menos do ponto de vista de vitrine para estrangeiro ver. Viajar ao Arquipélago de Galápagos não é só fazer turismo, mas sim, embarcar em uma espécie de expedição científica em busca da fauna desconhecida. É neste conjunto de 19 ilhas e quarenta ilhotas que você encontrará animais que não existem em nenhum outro lugar do planeta. E o mais surpreendente: a maioria dos bichos não tem medo do ser humano e recepcionam você nos decks de embarque e desembarque a todo o momento.

 

CRS 1398

 Iguana

 

Somente nas Ilhas Galápagos, iguanas cruzam com você na rua sem que sua presença faça a mínima diferença. Muito pelo contrário. Este tipo de comportamento sugere que os seres humanos são encarados pelos animais como mais um da espécie, só que em escala maior. Em Galápagos, a natureza brota a todo momento da terra, do ar e do mar. Entre uma travessia e outra de barco – é este o principal meio de transporte para se movimentar no arquipélago – um lobo marinho dormindo na popa de um iate certamente o enternecerá. Ou colônias de caranguejos vermelhos – uma das dezenas de espécies endêmicas do lugar – o fará pensar que está inserido em filme de desenho animado bem ao estilo Procurando Nemo.

 

 CRS 1440 

Caranguejo Vermelho

 

No hotel, pássaros de pequeno porte circulam entre os hóspedes sem cerimônia. É possível ser brindado no café da manhã com a inesperada visita de um pardal que pousa sobre o encosto da cadeira como se quisesse descobrir as iguarias escolhidas para o desjejum. Assim é Galápagos. Até Charles Darwin pisar por este santuário natural, acreditava-se que tudo era criação de Deus. O pesquisador inglês e os bichos destas ilhas provaram que não.

 

Nadando com os bichinhos

 CRS 1313

Leões Marinhos nas Ilhas Galápagos

 

Mergulhar com tartarugas, pinguins, focas e leões marinhos na Ilha Bartolomé, a mais famosa do arquipélago, é certamente uma das experiências mais marcantes da viagem à Galápagos. Com a ajuda de nadadeiras, máscara e snorkel, é possível ter a sensação de ser um típico animal galapaguenho. As águas absolutamente transparentes que cercam a ilha conferem um visual paradisíaco ao lugar. É lá que está o famoso pináculo, formação rochosa natural conhecida também como o “dedo de Deus”.

 

Rocha O dedo de Deus

 Dedo de Deus

 CRS 1336   CRS 1412

Focas

 

Uma escadaria de madeira com nada menos que 570 degraus leva até o ponto mais alto da ilha, de onde é possível avistar o vermelho ocre que indica a origem vulcânica do lugar. É de lá também que se tem a mais bela vista de Bartolomé, cercada de praias habitadas por diferentes tipos de aves e animais marinhos, incluindo algumas espécies de tubarões. Mas, não tenha medo de entrar na água, os guias orientam os turistas a mergulhar em áreas seguras, onde o que impressiona é a cartela de cores de tamanhos variados de peixes.

 

3137 1

 A linda vista do ponto mais alto da Ilha Bartolomé é a recompensa que se tem após subir a escadaria de 570 degraus

 

Se o protetor solar fator 40 não pode faltar na bolsa, tão pouco sandálias ou chinelos de tiras. O calor daquelas areias iluminadas pelos raios perpendiculares do Sol do Equador é tão forte que transforma qualquer bípede desavisado em aprendiz de saci pererê, pulando em um pé só. Fora que os caminhos entre uma praia e outra são tomadas por espinhos de cactos, uma das espécies de plantas mais comuns do arquipélago.

 

CRS 1308

Uma das lindas praias das Ilhas Galápagos

 

As três horas de barco que separam Bartolomé da base mais próxima de qualquer hóspede de Galápagos também é um caminho surpresa. De uma hora para outra, um dos guarda-parques que acompanha o grupo no barco aponta para o inesperado, que pode ser uma arraia gigante, um simpático bando de golfinhos ou uma baleia com o filhote. Do começo ao fim do passeio, você nunca sabe o que lhe espera pela frente. Quem costuma enjoar em barco deve tomar algo para evitar o infortúnio físico. Principalmente na volta, o mar costuma estar agitado pelo vento.

 

Toda vez que você se deparar com um bicho em Galápagos, será imediatamente orientado pelos guardas-parques a manter uma distância mínima de dois metros. E é isto que mantém a tranquilidade dos animais e o grande tesouro natural destas ilhas. A estrela do arquipélago, no entanto é a espécie que nomeia o lugar: as tartarugas gigantes. Só na Ilha Santa Cruz, há pelo menos três mil delas. Ao Sul da ilha fica a estação Charles Darwin, onde residia o falecido e famoso velho George, um galápago com quase um século de vida que não deixou descendentes. Essa estação continua os estudos sobre a diversidade da fauna e flora das ilhas, muitas delas.

 

Tartaruga Galapagos

Tartarugas Galápagos

 

Mas, o grande barato é conhecê-las em seu habitat natural, em geral grandes banhados onde inevitavelmente é necessário sujar os sapatos para obter uma boa foto. Em todo o arquipélago, há ainda 100 mil leões-marinhos, 15 mil tartarugas e pelo menos um milhão de aves aquáticas. Um verdadeiro parque de diversões dos amantes da natureza.

Pin It