Entre 10 e 21 de novembro, a cidade de Belém (PA) será palco da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), uma das iniciativas ambientais mais importantes do planeta. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 40 mil pessoas – incluindo líderes mundiais, especialistas, cientistas, responsáveis por organizações não governamentais e representantes da sociedade civil – devem passar pelo evento.
Para quem participará da conferência, a viagem pode ser também uma oportunidade para explorar outros destinos amazônicos, como Manaus, que fica a apenas duas horas de voo de Belém. Uma boa dica para desfrutar da capital amazonense em grande estilo é ficar hospedado no Juma Ópera, hotel-boutique com restaurante e spa que exploram os melhores ingredientes típicos da floresta.

Restaurante do hotel Juma Ópera
Em frente ao icônico Teatro Amazonas – um dos maiores cartões-postais de Manaus –, o empreendimento tem acomodações amplas e oferece fácil acesso aos principais pontos turísticos da cidade. Entre os locais mais indicados para os participantes da COP30, destaca-se o Museu da Amazônia (MUSA), que fica em uma reserva florestal com trilhas, viveiros e exposições que celebram a diversidade da floresta tropical.

Siíte Ivete – Hotel Juma Ópera
Outro passeio imperdível é a navegação para contemplar o fenômeno natural do Encontro das Águas, marcado pela confluência das águas escuras do rio Negro com as águas barrentas do rio Solimões. Há também a possibilidade de visitar tribos indígenas, encontrar botos e até pescar pirarucu.
Caso tenha tempo disponível, o viajante pode aproveitar a ocasião para ir ao Juma Amazon Lodge, que fica a apenas três horas de Manaus e recebe os hóspedes em charmosos bangalôs construídos sobre palafitas nas copas das árvores. Ali, guias especializados organizam diversas atividades na selva, como tours para observar animais, passeios de canoa e até palestras a respeito de costumes e lendas dos ribeirinhos.