Empresas de hotelaria, viagem e turismo argentinas estiveram presentes no lançamento para a divulgação de seus produtos e serviços num workshop voltado aos agentes e operadores de viagens brasileiros

20220915 101040

Maria Verónica Cooke, Cônsul Adjunta do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, Ivan Cadahia, Gerente Comercial das Aerolineas Argentinas no Brasil, Silvina Bello, Secretária de Turismo de Ushuaia, Mariana Aldrigui, Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio – SP, Adrian Gelves, Diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Puerto Madryn e Yanina Martín, Diretora de Promoção Turística de El Calafate. Foto: Viagem News

 

Com o apoio do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, Fecomércio – SP e Aerolineas Argentinas, autoridades de turismo da chamada “Patagônia Fantástica”, composta pelos destinos de Puerto Madryn, El Calafate e Ushuaia, promoveram na quinta-feira, 15, o lançamento 2022-2023 do seu corredor turístico.

 

Estiveram presentes no evento, a Cônsul Adjunta do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, Maria Verónica Cooke, a Secretária de Turismo de Ushuaia, Silvina Bello, o Diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Puerto Madryn, Adrian Gelves, a Diretora de Promoção Turística de El Calafate, Yanina Martín, além do Gerente Comercial das Aerolineas Argentinas no Brasil, Ivan Cadahia e da Presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio – SP, Mariana Aldrigui.

 

Verónica Cooke, Cônsul Adjunta do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, enalteceu a beleza dos destinos da Patagônia Fantástica e a cadeia de serviços turísticos oferecidos por eles, destacando também a implementação de novas operações das Aerolíneas Argentinas entre Brasil e Argentina, e a parceria com a companhia aérea e a Fecomércio - SP.

 

O evento voltado aos agentes de viagens brasileiros contou também com a participação de empresários argentinos que realizaram um workshop com os principais Operadores Receptivos, Hotéis e Prestadores das três cidades.

 

Mariana Aldrigui pontuou que parte dos empregos e do faturamento das agências de viagem brasileiras se dá em função do sucesso de vendas de produtos da Argentina. “Em particular, quando a gente fala de Patagônia o apelo do destino é o frio, o exotismo, a preservação ambiental, o contato com algumas espécies de animais que não temos no Brasil, todo esse apelo da paisagem, do frio tem sido muito sedutor para os passageiros brasileiros, além disso, a vantagem cambial e em especial agora as novas conexões das Aerolineas Argentinas, que dão mais facilidades para as agências brasileiras venderem esses produtos”, completou.

 

Além dos novos voos já implantados pelas Aerolineas Argentinas neste ano de 2022, Ivan Cadahia, gerente comercial da companhia aérea no Brasil, anunciou as novidades do corredor aéreo 2022-2023 para a Patagônia Fantástica:

 

De Buenos Aires para El Calafate, a partir de outubro, serão 31 frequências semanais, a partir de novembro, 35 e a partir de dezembro, serão 39 frequências semanais.

De Córdoba para El Calafate, a partir de 8 de outubro, serão 3 frequências semanais.

Nova rota de El Calafate para Bariloche a partir de 2 de dezembro, serão 3 frequências semanais.

De São Paulo para Córdoba para El Calafate a partir de 2 de outubro, serão 2 voos semanais.

De Buenos Aires para Ushuaia a partir de outubro, serão 31 frequências semanais. A partir de dezembro, Ushuaia contará com 34 frequências semanais.

De Córdoba para Ushuaia a partir de novembro, 2 frequências semanais e a partir de janeiro de 2023, 3 frequências semanais.

De Puerto Madryn para Buenos Aires, a partir de outubro serão 10 frequências semanais. Também é possível viajar a Puerto Madryn via Aeroporto de Trelew, distante a apenas 60km. A partir de outubro, de Trelew para Buenos Aires, serão 18 frequências semanais.

De Ushuaia para Trelew a partir de 4 de outubro, serão 3 frequências semanais.

De El Calafate para Trelew, a partir de 5 de outubro, serão 2 voos semanais.

De El Calafate para Ushuaia, a partir de outubro serão 2 frequências semanais.

Lembrando que atualmente, as Aerolíneas Argentinas operam 74 voos semanais do Brasil para a Argentina, todos non-stop.

 

Puerto Madryn é a porta de acesso à Península Valdes, Patrimônio da Humanidade e local mais conhecido, que abriga quase toda a Fauna da região. De Puerto Madryn até Ushuaia são 2h15 horas de voo e até El Calafate 1h45 de voo.

 

 20220915_103027.jpg

O Diretor de Turismo de Puerto Madryn, Adrian Gelves. Foto: Viagem News

 

O Diretor de Turismo de Puerto Madryn, Adrian Gelves, informou que a economia da cidade se baseia em frutos do mar, pescados, mariscos e o tradicional cordeiro patagônico. Aliás, o cordeiro assado é uma das experiências gastronômicas que o turista pode vivenciar e que faz parte da cultura gastronômica local de forte influência galesa. A pesca e a coleta artesanal de moluscos da região fazem parte desta cultura, inclusive, pode-se cozinhar os moluscos num setor da praça e desfrutá-los num ambiente natural. Além disso, há atividades de aventura, caminhadas, observação da fauna patagônica (baleias, lobos-marinho, golfinhos, pinguins, etc.) em seu habitat natural, turismo rural, atividades náuticas e mergulho. Puerto Madryn também é um destino de verão, nessa estação as temperaturas variam de 28ºC a 33ºC.

 

Em Punta Tombos, avistam-se mais de 1 milhão de pinguins.

 

E em Trelew, distante 60km de Puerto Madryn, o Museu Paleontológico Egidio Feruglio é a grande atração. Exibe fósseis de animais que viveram na Patagônia.

 

Entre as atividades, a observação de baleias é inusitada e extremamente peculiar: “Uma característica muito particular de Puerto Madryn é que as baleias se aproximam muito, muito perto da orla da praia”, contou Adrian Gelves.

 

A temporada de baleias vai de junho a dezembro.

 

O destino dispõe de mais de 7500 leitos em hotéis de 3, 4 e 5 estrelas.

 

20220915 105253

Yanina Martín, Diretora de Promoção Turística de El Calafate. Foto: Divulgação

 

El Calafate oferece uma variedade de passeios e atividades, até mesmo caminhar sobre uma geleira milenar, o Glaciar Perito Moreno, principal atração turística do destino. “El Calafate é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Glaciares, um parque único no mundo, o que vão encontrar dentro do parque não existe em outro lugar”, declarou Yanina Martín, Diretora de Promoção Turística de El Calafate.

 

Yanina destacou a quantidade de excursões oferecidas aos visitantes, os serviços de deslocamento, a ótima gastronomia característica da Patagônia e a conectividade aérea. “Calafate tem pela primeira vez um voo que conecta São Paulo - Córdoba a Calafate, assim a ideia é trabalhar para manter essa rota e com o tempo fazê-la virar Calafate – São Paulo”, afirmou a diretora.

 

20220915 105602

 Cristiane Cavalli, Coordenadora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia. Foto: Viagem News

 

Conhecida como a “Terra do fim do Mundo”, Ushuaia é muito visitada no inverno, até por possuir o inverno mais longo do cone sul com neve para realizar todo tipo de atividade. Para se ter uma ideia, a temporada de frio vai de metade de junho até a metade de outubro. Todavia, a cidade é também um destino de verão, como enfatizou Cristiane Cavalli, Coordenadora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de Ushuaia, que listou 10 razões para visita-la nesta estação:

 

1 – Vasta gama de atividades para se fazer - Ushuaia é uma cidade que congrega montanha, mar, bosque, tudo num só lugar, o que possibilita ao destino oferecer uma vasta gama de atividades para o visitante fazer.

 

2 – Fim do Mundo - Ushuaia é conhecida como “A Terra do fim do Mundo”, e é considerada a capital hemisférica de cruzeiros, pois, no verão chega a receber quase quatrocentas embarcações.

 

3 - Antártida - Uma das principais razões para se ir a Ushuaia no verão é para fazer um cruzeiro para a Antártida, distante a 1.000km dali. É o ponto de partida dos cruzeiros para o continente gelado.

 

4 – Um paraíso no sul – Ushuaia possui Natureza silvestre, fauna exótica, lugares emblemáticos para conhecer, é um lugar para se fazer hiking, trekking, caminhadas, cavalgadas, passeios de quadriciclo, excursões, conhecer a Lagoa Esmeralda, andar no trem do fim do mundo, passeios de barco pelo canal de Beagle, passeio de helicóptero até o topo dos Andes coroado com uma taça de champagne, além de outras atividades. É também onde está o fim da rodovia nacional Ruta 3. Como novidade, surge o Projeto Waia, projeto cultural, científico, educativo, turístico e gratuito.

 

5 – Oferta Cultural - Ushuaia possui muitos museus, destaques para o Museu do Presídio e o Museu do Fim do Mundo, city tours, galerias temáticas e diversos bares cheios de história.

 

6 – Sede de eventos e hospitalidade - A cidade é sede de vários eventos, festas, durante o ano todo, como por exemplo, a “Festa da noite mais longa”. Em todos os lugares de Ushuaia o visitante encontrará simpatia e uma excelente hospitalidade.

 

7 – Hotelaria - Todos os hotéis estão localizados muito próximos do centro, independente se estão na montanha, no centro ou de frente para o mar. Todos tem serviço de shuttle.

 

8 – Gastronomia – Os principais pratos típicos mais pedidos são: a merluza negra, a centolla (caranguejo gigante) e o cordeiro fueguino e a para a sobremesa, pudim ou chocolates. Há ótimos restaurantes e chefs reconhecidos internacionalmente.

 

9 – Compras - Ushuaia é zona franca, então, vale a pena fazer compras na cidade.

 

10 – Conectividade aérea – O aeroporto de Ushuaia é o aeroporto com a maior média de operatividade em aeroportos afetados com neve, vento e chuva num único dia.

 

Cristiane recomenda uma estadia de 5 noites para quem for à Ushuaia, já para a Patagônia Fantástica, a recomendação é de pelo menos 10 noites, não importando por onde você escolha começar a viagem, se por Puerto Madryn, El Calafate ou Ushuaia.

 

Por fim, a Secretária de Turismo de Ushuaia, Silvina Bello, agradeceu a presença das agências de viagens e operadores no evento e ressaltou a importância dos mesmos, por levar ao consumidor final as maravilhas da “Patagônia Fantástica”, apresentadas no evento, principalmente pela importância estratégica que o mercado brasileiro tem para o turismo argentino.

 

20220915 120714

Secretária de Turismo de Ushuaia, Silvina Bello. Foto: Viagem News

 

“Para nós é uma honra, para Ushuaia é uma honra, compartilhar este “Corredor Turístico” com Calafate e Puerto Madryn, que são cidades de excelência da nossa Patagônia, pelas quais deixamos de competir e podemos complementar-nos e levar aos turistas uma visão integral da Patagônia, levar a eles o melhor da Patagônia Austral, o mais austral que temos em nosso continente”, declarou Silvina.

 

Ela ainda destacou a importância das Aerolíneas Argentinas para esse destino turístico que é a “Patagônia Fantástica”, inclusive com a implementação de mais frequências, novas rotas e voos diretos.

 

Todos os destinos da Patagônia Fantástica podem ser visitados o ano todo, recomenda-se passar pelo menos 3 noites em Puerto Madryn, 3 noites em El Calafate e 4 em Ushuaia.

 

Workshop

20220915 122445

Workshop. Foto: Viagem News

 

Participaram do workshop: A rede de hotéis Tremun, a empresa Hielo & Aventura concessionária do Parque Nacional Los Glaciares, que oferece excursões às geleiras do parque, o hotel Altos Ushuaia Hotel e Restô, o hotel Arakur Ushuaia Resort & SPA, as agências de turismo receptivo Criollos, Huellas del Sur Turismo & Aventura e Julidays, o hotel Los Cauquenes Resort & Spa.

Pin It