Agências de viagens, hotéis de luxo, bodegas e o Turismo da Suíça também estiveram presentes expondo seus roteiros, propriedades e atrações turísticas relacionados ao universo enoturístico

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e ao ar livre

Beaune, França. Foto: Invino Wine Travel Summit / Divulgação

 

A segunda edição do Invino Wine Travel Summit realizada ontem, 11, no Hotel Unique, em São Paulo, trouxe como destaques do enoturismo, destinos como a Região da Uva e Vinho, a região da Serra Gaúcha, ambas no Rio Grande do Sul, o município de São Roque – SP e a região da Borgonha na França.

 

Na França, a Borgonha, terra de vinhedos milenários que produzem muitos vinhos excepcionais, é uma região com 4 sítios culturais tombados pela UNESCO e diversos restaurantes estrelados. Cultura e gastronomia farta para o turista desfrutar junto aos excelentes vinhos locais. Destaque para a capital Dijon e para a cidade de Beaune, um pequeno e agradável vilarejo com cerca de apenas 22.000 habitantes, que guarda resquícios da época medieval.

 

O enoturismo da França também foi apresentado de uma maneira mais ampla pela Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França.

 

No Rio Grande do Sul, as belas paisagens das regiões da Uva e Vinho e da Serra Gaúcha, servem de cenário para experiências sensoriais incríveis nas vinícolas tradicionais como a Salton, Cristófoli, Lovara, Cainelli, Miolo e Aurora. Além disso, outra experiência magnífica é se hospedar no Hotel Saint Andrews, membro Relais & Châteaux de hotéis de luxo localizado em Gramado.

 

Já em São Roque, município do Estado de São Paulo, encontra-se a Vinícola Góes, um destino enoturístico tradicional onde o turista pode conhecer os parreirais e pode harmonizar os vinhos com excelentes pratos do restaurante Vale do Vinho, de propriedade da própria vinícola.

 

Em Espírito Santo do Pinhal, está localizada outra vinícola voltada ao enoturismo, a Guaspari, fundada no ano de 2006 e que já produz vinhos de qualidade internacional.

 

Agências de viagens renomadas como a Alternatur e a Giordani Turismo apresentaram alguns de seus roteiros especialmente desenhados para o enoturismo. A primeira, focou em destinos internacionais como a França (Borgonha, La Loire & Bordeaux), Itália (Toscana), Espanha (Ribeira del Duero & Capital) e Portugal (Alentejo & Lisboa). Enquanto a segunda focou em destinos nacionais, como o Rio Grande do Sul e o Vale do Rio São Francisco.

 

Outras agências e operadoras que estiveram presentes no 2º Invino Wine Travel Summit promovendo destinos enoturísticos foram: Roteiro do Vinho, Wines and Adventures of the Andes e Wine Paths.

 

A Suíça tem algumas regiões que produzem vinhos de alta qualidade, e que são ou estão próximos aos seus destinos mais procurados pelos turistas. Por isso, contando também com a facilidade de locomoção através das redes ferroviária e rodoviária do país, vale olhar para suas principais atrações turísticas e aproveitar a viagem para conhecer não apenas destinos enoturísticos, como também outros maravilhosos destinos suíços.

 

O turismo da Catalunha também participou do evento através da Agência Catalanha de Turismo.

 

A Bodega Garzón, no Uruguai, surgiu quando Alejandro Bulgheroni e sua esposa Bettina descobriram Garzón e tiveram um sonho familiar que se fez realidade: a adega mais emblemática da vitivinicultura moderna no Uruguai. Hoje, a Bodega Garzón é um destino enoturístico que oferece ao turista, uma imersão completa no mundo dos vinhos premium uruguaios.

 

No Vale do Uco, ao sul de Mendoza, na Argentina, a bodega DiamAndes e Malartic, membro do prestigiado grupo Clos de los Siete, possui um projeto arquitetônico que combina harmoniosamente com a deslumbrante paisagem andina. Essa beleza toda encanta os turistas proporcionando uma experiência fantástica.

 

Hotéis luxuosos como o Entre Cielos, em Lujan de Cuyo, na Argentina, o Relais Bernard Loiseau, o Le Richebourg Hotel & Spa e o Hotel Le CEP, na Borgonha, França, se encarregam de levar ao hóspede uma vivência memorável.

 

A cerca de 1 h de distância de Dijon e Beaune, encontra-se o Relais Bernard Loiseau, um hotel 5 estrelas Relais & Châteaux cheio de história. Uma antiga casa de correios que depois se transformou numa pousada, uma hospedagem única, como se fosse uma casa de família, acolhedora e charmosa. E que conta com um restaurante duas estrelas Michelin, o "La Côte d'Or" (A Costa Dourada), comandado pelo chef Patrick Bertron e uma adega e enoteca com 15.000 garrafas com menu assinado pelo chef executivo sommelier Eric Goettelmann, Meilleur Ouvrier (melhor trabalhador) da França em 2019.

 

Entre Dijon e Beaune, o Le Richebourg Hotel & Spa, no coração da Borgonha, é uma extraordinária opção de hospedagem cheia de elegância e tranquilidade.

 

E no centro histórico de Beaune, o Hotel Le CEP traz uma experiência chique e romântica com muito luxo que vai deixar o visitante extasiado.

Pin It